Já pensou em quanto sabe o Facebook sabe sobre si? E que lhe deu todas as informações de forma involuntária? De certeza já reparou que, muitas das vezes em que entra na sua conta do Facebook, tem uma série de perguntas a responder para completar o seu perfil.
E, caso não tenha a certeza sobre se deve ou não responder, o Facebook, numa tentativa de motivação, mostra-lhe as respostas que alguns dos seus amigos já deram.
Como em todas as redes sociais, a informação partilhada é voluntária, portanto só tem de responder aquilo que quiser. No entanto, seja por falta de conhecimento ou por pertencer e aceitar a nova realidade social, a maior parte das pessoas não tem problema em disponibilizar informação sobre a sua vida pessoal.
Se é o tipo de pessoa que está neste momento a pensar que isto não se aplica ao seu caso, pense melhor e veja esta lista com algumas das coisas que o Facebook, provavelmente, já sabe sobre a sua vida privada.
Quanto sabe o Facebook sobre si?
Fechar ou não fechar a conta do Facebook… Eis a questão que se instalou junto de muitos dos utilizadores que ficaram preocupados com a forma como esta rede social controla os dados que recolhe sobre os seus subscritores.
Foi graças a esses dados que a empresa criou um negócio bem-sucedido de gestão e publicação de anúncios publicitários nos murais dos seus utilizadores.
Se pensarmos que o Facebook tem milhões de utilizadores mensais ativos, ou seja, que consegue recolher informação junto de quase um terço da população mundial, não é difícil imaginar o interesse que empresas e negócios têm nos dados que os seus algoritmos conseguem armazenar.
Mas, afinal, quanta informação sua pode chegar às mãos dos anunciantes e quanto sabe o Facebook sobre si?
Sabia que o Facebook cria um perfil para cada um dos utilizadores?
O modelo de negócio do Facebook faz segmentação de anúncios com base numa análise permanente da atividade online dos seus utilizadores. Esta análise ajuda os anunciantes a chegar às pessoas que podem ter um maior interesse nos seus produtos, serviços ou causas, influenciando o tipo de anúncio que aparece no mural de cada um.
Parte da informação analisada é oferecida voluntariamente pelo utilizador, quando revela pormenores sobre a sua vida pessoal ou sobre a sua pessoa: idade, sexo, situação familiar, educação, emprego, onde está a jantar, onde está de férias, etc. Mas o verdadeiro segredo da recolha e análise de informação do Facebook está na monitorização da atividade dos seus subscritores.
Monitorização 24 horas por dia
- O Facebook monitoriza os likes que o utilizador espalha pela rede enquanto interage com outros subscritores.
- Monitoriza os anúncios que o utilizador abriu.
- Faz o controlo das configurações do dispositivo que usa para aceder, que incluem localização, marca do equipamento e tipo de ligação à rede.
- O algoritmo do Facebook contabiliza toda esta informação para prever algumas das características que podem fazer parte da personalidade e estilo de vida de cada subscritor, vendendo depois essa informação aos anunciantes.
O que o seu perfil pode desvendar sobre si?
- As sua tendências políticas.
- A sua etnia.
- A sua orientação sexual.
- Os negócios que mais lhe atraem.
- O entretenimento que lhe interessa: música, filmes, jogos, etc.
- Os hobbies que pratica.
- O lifestyle que o cativa.
- Os sítios por onde viajou e onde tem interesse em ir.
- Os desportos que pratica.
- Os seus gostos gastronómicos.
- Como são os seus relacionamentos familiares e afectivos.
- Se possui casa própria.
- A idade do seu carro.
- Quem é o seu empregador.
- Se usa cupões de desconto nas suas compras.
- Que medicamentos compra.
- O que estava a fazer há dez anos atrás, num determinado dia.
Pode apagar ou colocar em off algumas coisas que não lhe interessam, mas verá que nem tudo pode ser desligado em permanência. Se por algum motivo o seu perfil não é muito longo e encontra coisas que não têm nada a ver consigo, é sinal que esconde bem os seus interesses online.
Explore também separadores como o Security Login (login de segurança) ou o Activity Log (registo de actividade) e o Apps (aplicações). Vai descobrir ainda mais informação.
O Facebook guarda tudo e cruza informação
Lembre-se de que tudo o que faz nesta rede social gera dados e que nada é desperdiçado: as fotografias que já nem se lembra que publicou, a lista de todos os amigos que recusou ou que eliminou ao longo do tempo, o registo de todas as suas mensagens trocadas no Messenger, todos os jogos ou quizzes que aceitou, todas as fotografias que outros publicaram consigo e que nem deu conta que estavam online. Tudo o que já pode ter esquecido, o Facebook não esquece e utiliza para construir um puzzle com o seu nome.
São quase 100 os critérios-alvo que interessam aos anunciantes e que o algoritmo do Facebook procura incessantemente descobrir junto dos seus utilizadores. Aceda aqui à lista de critérios completa, publicada no Washington Post em 2016, e descubra mais sobre o que o Facebook pode saber sobre si.
Espreite o seu perfil
Para conhecer o perfil que o Facebook lhe atribui, aceda ao Settings (configurações) da sua conta (disponível no menu drop-down do lado superior direito da barra azul) e, no separador General (geral), clique em Download a copy of your Facebook data (download de uma cópia dos seus dados no Facebook).
Esta cópia fica quase sempre disponível no próprio dia, logo que os dados sejam compilados. É avisado por mensagem quando estiver pronta e terá de colocar de novo a sua password de segurança para iniciar o download.
Se não quiser esperar, espreite alguma dessa informação disponível entrando no Settings da sua conta e escolha a opção Ads (anúncios). Uma página com o título Your Ad Preferences (as suas preferências de publicidade) vai aparecer com muitos separadores que lhe mostram o retrato que o Facebook vende como sendo o seu.
29 coisas que o Facebook sabe sobre si
DADOS PESSOAIS BÁSICOS
- Nome
- Aniversário
- Telefone
- Morada
- Localização atual
PERCURSO ACADÉMICO E PROFISSIONAL
- Onde estudou
- O que estudou
- Se acabou o curso ou desistiu pelo caminho
- Onde trabalha e empregos anteriores
AMIGOS E FAMÍLIA
- Os contactos do seu endereço de email
- Quem são os seus familiares e grau de parentesco
- Os seus colegas de escola, liceu, faculdade e trabalho
INFORMAÇÃO SOBRE A SUA VIDA AMOROSA
- Relacionamento atual e anteriores
- Quando começou a namorar e quando acabou o relacionamento
- Quando esteve num relacionamento “complicado”
- Quando ficou noivo(a)
- Quando casou
- Quando se divorciou
INTERESSES E GOSTOS PESSOAIS
- Tendência religiosa e política
- Tipo de música e bandas preferidas
- Filmes que já viu
- Livros e autores que já leu
- Restaurantes preferidos
- O seu clube de futebol
ROTINA E OCASIÕES ESPECIAIS
- Quantas vezes treinou
- Quantas calorias queimou
- A festa onde esteve no fim de semana e com quem
- O festival de música a que assistiu e com quem
- O lugar para onde decidiu viajar durante as férias e com quem