Já tem o bloco de notas e a caneta? Ou, então, já acionou as notas do telemóvel? Prepare um espaço para anotar informação importante, pois neste artigo vamos responder-lhe à questão: quanto tempo posso deixar legumes cozidos no frigorífico.
Preparado?
Quanto tempo posso deixar legumes cozidos no frigorífico?
Afinal, quanto tempo posso deixar legumes cozidos no frigorífico? Antes de começarmos a responder à pergunta, não é menos importante perceber que, mesmo em cru, os legumes têm diferentes tipos de validade.
Um legume que esteja em perfeitas condições pode durar até duas semanas no frigorífico! Se estivermos a falar de verduras já mais “amadurecidas”, esse tempo pode diminuir para metade ou ainda menos.
Tudo depende do tipo de legume em causa e do tipo de preparação que lhe deu. Abaixo deixamos alguns exemplos.
- Se cozeu legumes para uma salada russa e lhes adicionou diretamente maionese e ovos, não convém arriscar muito mais de 4 a 5 dias depois de cozidos.
- Se os legumes foram cozidos apenas em água e sal, pode guardar os legumes no frigorífico até cerca de 7 dias.
- Se falarmos de legumes como couve, saladas e outras folhas mais sensíveis, não os conserve por mais de 4 a 5 dias.
- Os bróculos e espargos são exemplos de vegetais que duram menos (máximo 3 dias); já as cenouras e batata doce conseguem manter boas condições até 5 dias.
- Os feijões e grão serão as leguminosas que mais tempo se podem deixar no frigorífico depois de cozidos. Como são vegetais com menor quantidade de água, mais dificilmente ganham “bolor”.
Cuidados de armazenamento de legumes cozidos
Para que seja possível responder com alguma precisão à pergunta ‘quanto tempo posso deixar legumes cozidos no frigorífico’, é necessário assegurar os mínimos requisitos básicos. Tome nota e nunca mais esqueça.
- Depois de cozidos, os legumes devem ser totalmente arrefecidos à temperatura ambiente antes de serem colocados no frigorífico.
- Deve armazenar os legumes num recipiente de plástico ou de vidro com tampa e hermética para evitar contaminação de odor e sabor e evitar que entre ar.
- Sempre que fizer um molho para colocar os legumes, deixe-o à parte. Caso contrário não vai conseguir guardar os legumes.
- Guarde os legumes na parte mais fresca do frigorífico e nunca nas portas, por exemplo, pois é a zona onde há mais flutuação de temperaturas
Agora que já sabe a resposta, resta-nos desejar-lhe um bom apetite!