Helena Peixoto
Helena Peixoto
01 Jun, 2023 - 08:00

Quanto vale a minha casa? 10 fatores que fazem o preço flutuar

Helena Peixoto

Afinal, quanto vale a minha casa? Saiba quais os fatores que ajudam a valorizar ou desvalorizar o valor de mercado do seu imóvel.

quanto vale a minha casa

É a questão mais colocada quando se pensa em vender um imóvel: “quanto vale a minha casa?” E se há fatores que são conhecidos pela generalidade das pessoas e que sabemos que valorizam ou desvalorizam uma casa, outros há que o podem ajudar a subir o valor de venda e que não equacionou.

Seja qual for o motivo que o levou a pensar em vender a sua casa, é importante que considere vários tópicos de análise no sentido de conseguir estabelecer o valor de venda mais justo possível, ou seja, um valor equilibrado entre os interesses do vendedor e do comprador, sem esquecer as atuais condições de mercado.

Quanto vale a minha casa? Saiba o que influencia o valor da sua casa

Seja por uma nova situação familiar, um casamento, um divórcio, o nascimento de uma criança ou simplesmente a vontade de mudar, a verdade é que existem vários motivos que podem levar alguém a querer vender a sua casa.

Depois de um período de acentuada crise económica, atualmente já é mais fácil aceder a crédito habitação e conseguir, por consequência, comprar um imóvel.

Mas então, como saber quanto vale a minha casa? Apesar de não existir uma fórmula fixa a considerar, há que ter noção que alguns fatores contribuem sempre para a estipulação do valor de venda de um imóvel.

calcular valor da casa
1

Zona do país onde se localiza

Este é um dos fatores mais óbvios e conhecidos que determina quanto vai valer a sua casa, mas não menos importante. A mesma casa, com as mesmas características, vai valer muito mais se estiver localizada no centro do Porto ou de Lisboa , comparativamente a imóveis construídos em Amarante ou Viseu.

Conhecemos, todos, a realidade do mercado imobiliário em Portugal e sabemos, bem, as escaladas de preços em determinadas localizações do país.

2

Área da habitação

Os metros quadrados de uma habitação são geralmente proporcionais ao valor da casa: quanto maior o imóvel, mais valerá. Mas existem diferenciais de valorização: a área útil é a que vale mais e só depois a exterior, bruta e área de garagem e arrumos.

3

Número de quartos

É com esta informação que se tipifica a casa. T1 para um quarto, T2 para dois, T2+1 para habitações que possuem dois quartos com janela e um sem janela para o exterior da habitação. Obviamente que, quanto mais quartos tiver uma casa, mais vai valer na hora da verdade.

4

Localização e acessos

Cada vez mais as pessoas que procuram uma nova casa querem imediatamente saber dos seus acessos (de carro ou transportes públicos) e o tipo de serviços que podem encontrar nas redondezas. É fácil ir a pé ao supermercado? E padarias, tem? Estação dos correios e bombas de gasolina? Quanto mais comodidades existirem nas proximidades do possuir, mais vai sair beneficiado em termos de valor final.

5

Tem ou não garagem

Atualmente é também imensamente valorizada a questão da casa ter ou não lugar de garagem, tanto por uma questão de segurança como de comodidade. Se a sua casa está incluída no grupo das que possui garagem, esteja à vontade para pedir mais uns euros pela casa.

6

Qualidade dos materiais e acabamentos

Este é um pormenor que faz toda a diferença. Os acabamentos de uma casa são aquilo que determinam se o imóvel é um imóvel standard ou claramente premium. Se não sabe bem o tipo de materiais da sua casa tente informar-se junto da empresa construtora ou então junto do condomínio que saberá certamente ajudá-lo.

7

Sistema de arrefecimento e aquecimento

Outro grande plus para valorizar a questão de quanto vale a sua casa: se o imóvel em causa possuir um sistema integrado de aquecimento (como por exemplo, gás natural) e um sistema de ar condicionado, devem considerar estas mais valias no valor a pedir – para mais alto, claro!

8

Orientação solar

A orientação solar é uma questão para a qual nem todos os potenciais compradores estão sensibilizados, mas não é por isso que é menos importante. Não há qualquer dúvida de que é bem mais agradável uma casa naturalmente iluminada, além de que, por acréscimo, se torna energeticamente mais eficiente.

9

Área exterior

Se a sua casa possuir alguma área exterior, seja ela varanda, terraço ou até mesmo jardim, prepare-se para receber um valor mais avultado! Se o espaço estiver bem cuidado, melhor ainda.

10

Vista dos vários pontos da casa

Finalmente, a questão das vistas da casa têm também de ser consideradas. Logicamente que um apartamento com vista direta para o mar não pode ter a mesma valorização que outro apartamento com vista para uma zona de auto-estrada, por exemplo.

Veja também