Share the post "Sabe quantos carros existem no mundo atualmente? E em Portugal?"
Já alguma vez deu por si a pensar em quantos carros existem no mundo? E em Portugal? São perguntas fascinantes e que nos deixam bastante tempo a pensar.
Como sabemos, o automóvel é, sem dúvida, o principal meio de transporte no mundo inteiro. Neste artigo, vamos generalizar um pouco o conceito de automóvel e mostramos também os números que dizem respeito a camiões e autocarros.
Sabia que existem tantos carros no mundo, que se estes fossem estacionados em fila indiana, esta conseguiria ir e vir duas vezes de Sydney a Londres?
Quantos carros existem no mundo?
Os números definitivos são difíceis de obter em termos precisos, porque são vendidos milhares de carros por dia, mas é possível apresentar valores estimados.
Em 2016, estimava-se que existiam cerca de 1,32 mil milhões de carros em todo o mundo.
Atualmente, as estimativas apontam para que esse valor tenha crescido exponencialmente para um total de carros que ultrapassa os 1,4 mil milhões.
Para ter uma ideia de como este número é gigante, em 1996 existiam em todo o mundo cerca de 670 milhões de veículos. Em 1976, seriam apenas cerca de 342 milhões.
Estes números ajudam a perceber melhor o enorme crescimento que se tem verificado nos últimos anos no parque automóvel. Certamente, este crescimento não vai ficar por aqui.
Se o crescimento continuar a este ritmo, em 2040, poderemos atingir um total de cerca de 2,8 mil milhões de veículos em todo o mundo.
Ainda assim, e considerando que existem quase 7,6 mil milhões de pessoas e cerca de 1,4 mil milhões de carros no mundo inteiro, poderia concluir-se que apenas 18% da população mundial possui um automóvel.
No entanto, é preciso considerar que muitas dessas pessoas são crianças, pessoas idosas, ou simplesmente pessoas que não possuem carro.
Quantos automóveis existem em Portugal?
Os dados mais recentes referentes à realidade portuguesa são do ano de 2018.
Nesse ano, existiam cerca de 5 milhões de carros matriculados em Portugal, o que se traduz numa média de um carro para cada dois portugueses.
Desse total, cerca de 2,6 milhões de automóveis são apenas de seis marcas: Renault, Volkswagen, Opel, Peugeot, Mercedes e Ford.
É ainda de destacar que Portugal tem o parque automóvel mais velho da Europa Ocidental. A idade média dos automóveis a circular no nosso país é de 12,6 anos.
Qual é o país do mundo com mais carros a circular?
Os Estados Unidos da América, em 2016, tinham cerca de 268 milhões de veículos e a estes somavam-se uma média de cerca de 17 milhões por ano. E talvez esta fosse a resposta mais óbvia, mas não é a correcta.
A China é atualmente o país com mais carros visto que ultrapassou os Estados Unidos e, em 2017, eram cerca de 300,3 milhões os veículos existentes neste país.
Além disso, se o número de carros per capita da China fosse igual ao dos Estados Unidos, existiriam na China cerca de 1000 milhões de veículos.
Posto isto, e considerando o crescimento económico chinês, é de esperar que nos próximos anos o parque automóvel deste país aumente exponencialmente.
Qual é o país com mais carros por pessoa?
A Organização Mundial de Saúde e o Fórum Económico Mundial publicaram um estudo, no final de 2015, onde se analisava o total de veículos per capita.
No topo da lista estava a Finlândia, com 1,07 veículos registados por pessoa. Andorra estava em segundo lugar com 1,05 veículos.
O top 5 terminava com a Itália, com uma percentagem 0,84, seguida dos Estados Unidos com 0,83, e da Malásia com 0,80.
Luxemburgo, Malta, Islândia, Áustria e Grécia ocuparam os restantes lugares desta lista, com valores de entre 0,73 e 0,75 veículos por pessoa.
Qual é o maior fabricante de carros do mundo?
O maior fabricante mundial de carros é a Volkswagen, com cerca de 10,7 milhões de carros vendidos em 2017. A gigante japonesa Toyota, que ocupa o segundo lugar desta lista, comercializou cerca de 10,35 milhões de carros.
Estes dois pesos pesados destacam-se, claramente, dos concorrentes. A marca que ocupa o 3º lugar, a Ford, vendeu cerca de 6,6 milhões de veículos em 2017.
Quantos carros elétricos existem no mundo?
O interesse em veículos elétricos tem vindo a aumentar nos últimos anos. Há cada vez mais consumidores a apostar em carros amigos do ambiente e os fabricantes estão atentos a isso.
São vários os factores que ajudam e que alavancam a venda de carros elétricos, como por exemplo: oferta e qualidade dos veículos, legislações, benefícios fiscais e outros.
As imposições governamentais, um pouco por todo o mundo, que terão efeitos num futuro próximo, proibindo a venda de carros movidos a combustíveis fósseis, fazem com que a preferência por veículos elétricos seja potenciada.
Em 2018, segundo a Global EV, existiam em todo o mundo mais de 5,2 milhões de carros elétricos. A China é, novamente, o maior mercado deste segmento, seguindo-se a Europa e os Estados Unidos.
Relativamente à participação neste segmento (market share), a líder global no mercado dos automóveis elétricos é a Noruega, que vende atualmente mais automóveis elétricos do que com motores a combustão.
Quantos carros são destruídos a cada ano?
Os carros são produzidos, entram em circulação, e como tudo o resto, também têm o seu final de vida.
Com um número tão elevado de carros produzidos anualmente, seria de esperar que o número de carros destruídos fosse, igualmente, elevado.
No entanto, não é. Estima-se que apenas cerca de 12 milhões de veículos sejam destruídos todos os anos nos Estados Unidos, e, na Europa, cerca de 8 milhões.
Isto significa que existe uma grande diferença entre o número de carros produzidos e o número de carros destruídos, contribuindo para um aumento imenso do parque automóvel mundial.