Share the post "Quantos livros podemos ler se renunciarmos às redes sociais?"
Gastamos cada vez mais tempo nas redes sociais. Segundo a agência de marketing Mediakix, os utilizadores regulares do Facebook, do Instagram e até do Messenger gastam à volta de 50 minutos diários nas redes sociais – para além de 40 minutos no YouTube, 25 no Snapchat e apenas um no Twitter. O que é que se podia fazer com esse tempo todo? Segundo Charles Chu, podíamos ler cerca de mil livros.
Não há tempo para ler?
Charles Chu é um dos nomes mais conhecidos do Better Humans, um portal onde são partilhadas histórias sobre o potencial humano. Numa publicação partilhada no Quartz, este utilizador afirma que costuma ler 200 livros por mês com uma boa gestão de tempo. E prova-o através de diversos cálculos.
Em média, um americano lê entre 200 a 400 palavras por minuto. Para alcançar o máximo de livros basta assumir o número máximo dado por Chu: 400 palavras. Um livro tem, em média, cerca de 50 mil palavras… Ora, multiplicando este número por 200 – o número de livros que Chu quer colocar os utilizadores a ler – encontra-se o número de palavras que existem em todos os livros que Chu lê num ano inteiro: 10 milhões de palavras.
Dividindo as 10 milhões de palavras pelas 400 palavras por minuto – e multiplicando este número por 60 -, Chu descobriu que uma pessoa gasta 417 horas a ler 200 livros.
Ora, peguemos nos números que a Mediakix disponibiliza… num ano, uma pessoa gasta 608 horas nas redes sociais e 1642 a ver televisão, o que perfaz um total de 2250 horas. Segundo as contas de Chu, se evitarmos ver televisão e utilizar as redes sociais podemos ler até mil livros por ano.
Veja também: