Share the post "Está em quarentena? Treinar em casa é fácil e mantém a forma"
Particularmente para quem treina regularmente, mas não só, saber como treinar em casa, se está em quarentena, é fundamental. Num momento em que muitas pessoas estão a privilegiar ficar em casa, devido à pandemia de COVID-19, as idas ao ginásio, os encontros com o personal trainer e as simples caminhadas ou corridas na rua estão adiados.
Porém, mais do que nunca, é preciso garantir que o corpo e a mente se mantêm saudáveis e nada como exercitar, mesmo que entre quatro paredes. Isso ajudará a passar o tempo, a combater a solidão e a contrariar sentimentos depressivos. Por isso, saiba como treinar, se está em quarentena.
Aprenda a treinar em casa, se está em quarentena
Todos sabemos que o exercício físico tem inúmeros benefícios, os quais parecem ser ainda mais evidentes e relevantes num período de pandemia como o atual. Além de contribuir para o ganho de massa muscular e para a perda de peso, o desporto alivia sintomas de doença quer física, quer mental.
Portanto, se estiver isolado em casa, mas se sentir bem, então saiba que deslocar-se do sofá para a cama e da cama para o sofá não é exercício suficiente para manter o corpo em forma. Além disso, o exercício físico ajuda a revitalizar o sistema imunitário, algo essencial, particularmente num período como o que vivemos.
Porém, se não se sentir bem ou tiver sintomas do novo coronavírus ou de outra doença, tenha cautela e não exagere na frequência e na intensidade do exercício físico. Opte por exercícios de baixo impacto, como ioga, pilates ou outras atividades que induzam, igualmente, ao relaxamento. Se durante a prática do exercício físico, se sentir mais cansado do que o habitual ou com dificuldades respiratórias, deve parar de imediato.
Treino dos 20 minutos/350 calorias
Em 20 minutos, pode queimar 350 calorias e ganhar mais energia. Basta executar os seguintes movimentos e repeti-los durante 20 minutos.
- 45 seg. bear crawl
- 15 seg. descansar
- 45 seg. Bulgarian split squat (left side)
- 45 seg. Bulgarian split squat (right side)
Principalmente para quem não está tão habituado a praticar exercício físico, saiba que 30 minutos de treino, três vezes por semana, já é satisfatório e pode fazer muito pela sua saúde e bem-estar.
O treino pressupõe a prática de uma série de movimentos que ajudem a ganhar, gradualmente, força e agilidade, além de disciplina e foco. O processo é gradual e tratam-se de exercícios funcionais que também vão ajudá-lo a executar as tarefas do dia-a-dia.
Single leg bridge: Este primeiro movimento tem por objetivo ganhar força na zona da anca, de forma a dar estabilidade a todo o corpo, nomeadamente à coluna.
Bear crawl (30 repetições): O exercício seguinte pretende contribuir para a estabilidade da zona dos ombros, enquanto auxilia na coordenação.
Pranchas
Nas pranchas, deve manter o corpo estático com os cotovelos abaixo dos ombros e o glúteo alinhado com o ombro. Estes exercícios são benéficos para todos, mas são especialmente importantes para quem tem vidas mais sedentárias ou passa longos períodos sentado.
- Low plank (2 minutos):
- Side plank (90 segundos)
- Single-arm plank (1 minuto/40 repetições)
Se, como nós, não é um expert em exercício físico, então espreite o vídeo seguinte e perceba como é que, na prática, pode executar todas estas propostas de atividade física.