Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
10 Out, 2023 - 10:37

Sabe o que o quarto desarrumado diz sobre si?

Catarina Milheiro

O que vê no seu sítio de descanso será desorganização ou apenas preguiça? Perceba o que o quarto desarrumado diz sobre si.

Habitualmente diz-se que somos aquilo que projetamos e que os nossos lares refletem por completo a nossa personalidade. Mas será que é possível sabermos de facto o que o quarto desarrumado diz sobre si?

Quando o assunto é o quarto, automaticamente pensamos: “não sou nada organizado” ou “gosto de manter tudo em ordem dentro do meu quarto” – não é assim? Aparentemente, a tendência é para refletirmos de imediato aquilo que verdadeiramente pensamos sobre o nosso espaço.

Muitas pessoas costumam afirmar que não são nada organizadas nos seus quartos, mas que acham bonito ver quartos impecáveis em revistas e fotografias nas redes sociais. No entanto, acabam por dizer que “não é para mim”.

Os motivos para a desorganização imperar no seu quarto podem ser vários e enquanto para uns a organização é sinónimo de relaxamento, para outros viver na desorganização pode trazer-lhes exatamente o mesmo sentimento. Há quem refira que ter o quarto desarrumado lhes permite dar asas à criatividade, inclusivamente.

A verdade é que os quartos podem dizer muito sobre as pessoas. E muitas vezes, bem mais do que imaginamos.

O que o quarto desarrumado diz sobre si

Se também quer saber o que o quarto desarrumado diz sobre si, então está no sítio certo.

Tem por hábito deixar o quarto com roupas espalhadas, objetos pelo chão ou a cama por fazer? Costuma deixá-lo desarrumado? Pois saiba que os nossos quartos quando desorganizados são no fundo um reflexo de quem somos.

Ao contrário que muitas pessoas possam pensar, dormir num lugar organizado pode contribuir para a higiene e saúde mental de cada um de nós. E principalmente em momentos de maior ansiedade e tensão, isso reflete-se na organização do quarto.

Ou seja, o que queremos dizer é que no fundo, a situação interna em que cada um de nós se encontra no momento, pode levar-nos a esse tipo de desorganização – como um reflexo da desorganização que passamos ou lidamos na nossa vida.

Por exemplo: em muitos casos, alguém com depressão tem tendência para exteriorizar as suas dores através de um quarto muito pouco arrumado e totalmente desorganizado. E este tipo de comportamento e atitude fará com que a pessoa já acorde cansada.

Esteja atento aos possíveis fatores que possam estar associados

A verdade é que independentemente do que possamos pensar, um quarto desarrumado pode resultar por diversos fatores. Desde a falta de tempo para o manter limpo e arrumado, trabalho em excesso ou até mesmo devido aos filhos pequenos que tem em casa.

Todos sabemos que nem sempre é possível mantermos os quartos devidamente arrumados como gostaríamos. Mas o grande problema surge quando esta desorganização passa a fazer parte do seu dia-a-dia – quase como se tratasse de uma rotina.

O que nos faz pensar sobre esta questão e questionar se de facto a desarrumação do nosso quarto poderá estar relacionada de alguma forma com a nossa saúde mental.

Não existe uma resposta concreta. Contudo, em alguns casos a falta de organização poderá sim estar associada a uma condição psicológica (seja momentânea ou prolongada).

São várias as pessoas que acumulam objetos ao ponto de não se conseguirem organizar mais dentro dos seus próprios quartos. E o resultado deste tipo de condição é precisamente uma enorme quantidade de coisas que tornam praticamente impossível a vivência dentro do quarto.

Ter um quarto desarrumado pode ser sinal de criatividade para muitos

E se para uns viver na desorganização pode causar ansiedade severa e pânico total, para outros a desarrumação e o facto de terem as coisas “fora do sítio” faz com que se sintam em paz e tranquilos, promovendo ainda a criatividade.

Por isso, se também faz parte do grupo de pessoas com quartos desarrumados o importante é perceber se é por falta de tempo, por indiferença, porque se sente mais criativo e produtivo ou devido a algum transtorno mental ou situação difícil por que possa estar a passar.

É importante referir que para algumas pessoas a falta de cuidado não significa necessariamente a falta de dedicação. Aliás, exemplo disso são as mesas de escritório de diversas pessoas, cheias de papelada, envelopes, arquivos e pastas onde só eles sabem exatamente onde se encontra cada papel no meio da sua desarrumação.

Dois sinais de alerta para prestar atenção

Conforme referimos, ter um quarto desarrumado nem sempre é sinal de desleixo ou falta de limpeza. No entanto, a origem poderá estar noutro tipo de problemas que, no momento, podemos até acabar por não nos aperceber.

1.

Sente-se oprimido

Se sente que está frustrado, oprimido ou com raiva pela desordem que impera no seu quarto, este é um sinal claro de que necessita de resolver a situação.

Por vezes a desarrumação pode ser realmente frustrante e nem sempre é fácil descobrir por onde começar – o que pode tornar ainda mais complicado o seu estado mental.

Por isso, saiba reconhecer os sinais e ganhe força para repor a ordem no seu espaço.

2.

Não tem vontade para nada, sente-se triste e desanimado

Quando se trata de alguém que sempre manteve o quarto devidamente organizado, sem roupas espalhadas e com a cama sempre feita e de repente começou a modificar estes comportamentos, é importante estar atento.

Quando subitamente, por diversos motivos ou situações na vida, nos começamos a sentir tristes e sem vontade para nada os nossos quartos podem refletir o nosso estado mental. Se for este o seu caso, converse com um amigo ou com o seu médico e tente alterar gradualmente os seus hábitos.

No entanto, se sabe que a sua desarrumação é algo habitual em si, então muito provavelmente este é o seu estado normal. Neste caso, se a pessoa se sente bem no meio da desorganização, provavelmente significa apenas um dos sinais da sua personalidade.

Veja também