Share the post "Faltou ao trabalho? Saiba que ausências podem ser justificadas"
As faltas ao trabalho são inevitáveis, já que situações como uma doença, a perda de um familiar ou até uma ida a tribunal podem acontecer a qualquer um. Ainda assim, há que saber quais as que podem ser justificadas e o que acontece se faltar sem apresentar um motivo legalmente válido.
Sempre que o trabalhador estiver ausente do local em que devia desempenhar a sua atividade estará a faltar ao trabalho. A diferença é que algumas dessas faltas podem ser justificadas e outras não.
As faltas autorizadas pelo empregador consideram-se justificadas. O mesmo acontece com as que ocorram devido ao falecimento de um familiar, por doença, acidente ou obrigação legal.
São ainda justificadas as faltas registadas como trabalhador estudante, por exemplo, para prestar provas. Se tiver que faltar porque os seus filhos ficaram doentes, também pode justificar essas ausências.
Há, no entanto, um limite ao número anual de faltas. Além disso, as faltas injustificadas (tal como os atrasos) têm consequências, como a perda de retribuição.
Para conhecer todas as regras sobre o regime de faltas, leia este artigo do Saldo Positivo e saiba quando pode faltar sem sofrer penalizações.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.