Share the post "Quer comprar casa? O crédito habitação está outra vez mais acessível"
Diz o ditado que depois da tempestade vem a bonança e a história existe precisamente para provar que é verdade. Depois de uma grande depressão, vem sempre um período áureo e segundo as notícias avançadas esta semana sobre os créditos, os portugueses já vão tendo alguns indicadores de que a economia começa a dar sinais de melhoria.
Spreads a baixar
Apesar das notícias ainda surgirem tímidas, é avançado que alguns bancos portugueses já começaram a baixar os spreads aos seus clientes. Numa altura em que o mercado imobiliário começa a dar lentos sinais de retoma, quem quiser agora comprar casa já vai encontrar taxas de juro mais baixas do que, por exemplo, há um ano.
Com a crise económica, uma das principais causas do endividamento dos portugueses foi sem dúvida o aumento dos juros nos créditos já contraídos e a grande dificuldade no concebimento de créditos.
A Caixa Geral de Depósitos
Apesar de já vários bancos apresentarem melhorias em relação às condições dos créditos, nomeadamente do crédito à habitação, a Caixa Geral de Depósitos, sendo o Banco Público português, é um excelente barómetro para perceber de que forma está o mercado. Assim sendo, importa referir que a CGD baixou o spread mínimo em 1 ponto percentual, sendo que a partir de agora a taxa passou a variar entre 2,5% e 6,45%, dependendo de vários factores como o risco, a vinculação do cliente, entre outros.
Veja também: