Basta fazer uma pesquisa rápida na Internet para perceber que existe um mundo de dúvidas sobre intimidade que continuam por ser esclarecidas. Muitas pessoas consideram que este tema ainda é tabu e não se sentem confortáveis em discuti-lo com outras pessoas ou, até mesmo, com o seu médico habitual.
Não se preocupe porque agora este problema vai ser solucionado. Afinal, a intimidade é um assunto sério e não devem existir dúvidas. Fique a saber todas as respostas às questões de saúde íntima que tem medo de colocar.
Tudo o que quer saber sobre saúde íntima e tem medo de perguntar
Não há motivo para ter vergonha, até porque ninguém nasce ensinado ou detém todo o conhecimento do mundo. Ao contrário daquilo que pode pensar, a verdade é que muitas são as pessoas que têm diversas perguntas acerca de saúde íntima e continuam sem acesso à informação de qualidade.
A saúde íntima é influenciada por fatores que vão desde a atividade sexual ao tipo de alimentação, passando pela higiene e os processos hormonais.
A falta de cuidados pode originar problemas graves, como infeções ou infertilidade. Talvez, agora, compreenda a importância das respostas às questões de saúde íntima que tem medo de perguntar e fique a conhecer melhor o funcionamento do seu corpo.
1. É necessário tomar banho após a relação sexual?
Embora não tenha de o fazer imediatamente a seguir, é muito importante que trate da sua higiene íntima após as relações sexuais. Desta forma, poderá evitar infeções e outros problemas, uma vez que remove quaisquer resíduos de fluídos sexuais ou lubrificantes artificiais. Deve ainda procurar utilizar produtos adequados à higiene íntima.
2. Ter relações sexuais durante a menstruação é prejudicial para a saúde?
Esta é, provavelmente, uma das questões mais colocadas. Desde que ambos os parceiros estejam confortáveis com a situação, não existe qualquer tipo de entrave ou motivo para preocupações. Continua, no entanto, a ser necessário usar proteção contra doenças sexualmente transmissíveis, apesar da menstruação.
3. Fazer a depilação na zona íntima é errado?
A depilação não traz malefícios concretos nem benefícios, para além dos estéticos. Os pelos pubianos ajudam na proteção contra alguns vírus, fungos e bactérias, mas a verdade é que a sua ausência não é assim tão prejudicial – desde que existam cuidados de higiene.
Atualmente, existem várias técnicas de remoção de pelos na zona íntima, sendo que as mais recomendadas são as menos traumáticas para a pele.
4. Devemos dormir sem cuecas?
Sim, sempre que possível deve dormir sem cuecas. Este não tem de ser um hábito diário, mas é importante que o incorpore de alguma forma nas suas noites. I
sto porque as cuecas impedem, por vezes, a ventilação adequada na zona genital. A existência de humidade e de uma temperatura mais elevada pode fomentar o aparecimento de infeções e inflamações.
5. É necessário urinar após a relação sexual?
De certeza que já ouviu este conselho, já que é uma das dicas mais comuns, e de certeza que é uma das questões de saúde íntima que tem medo de perguntar. A resposta é: sim, deve mesmo urinar após a relação sexual, especialmente se for mulher.
Este método ajuda a prevenir infeções urinárias que podem surgir quando, durante o ato sexual, as bactérias da vagina são empurradas para a uretra.
Veja também: