O rabo de cavalo sempre foi um penteado muito associado ao estilo mais desportivo e casual.
Contudo, hoje em dia, é frequente ver este penteado ser utilizado em várias situações, inclusive em eventos mais sofisticados.
Afinal, há uma série de tipos de rabo de cavalo: mais liso, com volume, mais desconstruído.
Para a ajudar a escolher o rabo de cavalo certo para cada ocasião, deixamos algumas dicas super úteis, para criar visuais únicos e looks super sofisticados.
Rabo de cavalo: 4 sugestões para reproduzir em casa
Rabo de cavalo ondulado
Mantenha a simplicidade do rabo de cavalo, dando-lhe mais textura. Para isso, aposte no cabelo ondulado e consiga um penteado com mais volume e movimento.
Para tal, só vai precisar de utilizar um babyliss e um protetor térmico. Depois de borrifar o cabelo em todo o comprimento, só tem de usar um babyliss médio ou largo para fazer as ondas.
Para dar volume desde a raiz, deve começar a texturização o mais próximo possível do couro cabeludo, de modo a elevar os fios da raiz até as pontas.
Outra opção é, também, a de ondular somente as pontas, enrolando só as pontas dos fios no aparelho.
Quando o cabelo esfriar totalmente, solte as ondas com as mãos, prenda o rabo de cavalo na altura que preferir e enrole uma mecha ao redor do elástico. Assim, conseguirá um look moderno e elegante.
Rabo de cavalo polido
O rabo de cavalo polido insere-se num estilo minimalista chique. O seu ar moderno e jovial faz com que ele se adeque na perfeição a eventos formais, por exemplo. Neste caso, os cabelos devem ser bem alisados.
Depois, só tem de juntar o cabelo com as mãos e prendê-lo com um elástico da mesma cor dos fios, para conseguir o tal look elegante e formal.
Para lhe facilitar o trabalho, pode utilizar uma cera que dê um acabamento molhado ao cabelo e que, assim, garanta que não há fios soltos. Aplique uma pequena quantidade do produto nas pontas dos dedos e espalhe sobre os fios já presos para um penteado brilhante e cheio de estilo.
Rabo de cavalo com trança
Certamente já viu esta combinação de penteados, mas talvez tenha pensado ser algo demasiado complexo de reproduzir em casa. Nada mais errado. O conceito deste look é o de incorporar tranças nas laterais da cabeça, na nuca ou na parte de cima, de forma a enriquecer o rabo de cavalo.
Há várias possibilidades de penteado, dependendo do cabelo em causa. Com este penteado é, por exemplo, possível esconder a franja, fazendo três tranças finas logo acima da testa, prendendo-as para trás junto com o restante do cabelo.
Outra ideia é fazer uma trança mais grossa na lateral, puxando levemente os gomos para torná-la mais encorpada e marcante. Ainda outra sugestão é alternar entre prender o rabo de cavalo baixo ou alto, com cabelo liso, ondulado, cacheado ou crespo.
Rabo de cavalo torcido com volume
Para um look mais exuberante e ousado, nada como apostar no volume. Um penteado mais encorpado é capaz de aliar sofisticação com elegância.
Para isso, há que eriçar ligeiramente o cabelo, usando um spray próprio para o efeito, penteando os fios de baixo para cima, de forma a dar-lhes com mais volume. Depois, só tem de colocar uma mecha de cabelo penteada por cima para disfarçar e conseguirá um volume incrível.
Outra sugestão é cruzar mechas torcidas por cima do elástico. Para isso, deixe as laterais do cabelo soltas, no momento de prender o cabelo.
Depois, torça uma delas uma ou duas vezes e passe por cima do elástico, prendendo por baixo do rabo de cavalo com um gancho. Faça o mesmo do outro lado, finalizando com um spray fixador.