Share the post "Rabo de Peixe: a vila que colocou os Açores na boca do mundo"
Catapultada para a fama global com a série da Netflix (e já vem aí uma segunda temporada), Rabo de Peixe é o nome de que toda a gente fala atualmente quando os Açores são tema de conversa.
Não será pelas melhores razões? Talvez, mas não é de hoje que a localidade tem vindo a aproveitar as enormes potencialidades naturais para atrair os turistas.
Aliás, nos últimos anos o arquipélago dos Açores tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos, encantados com as paisagens de cortar a respiração, a herança vulcânica que deixa as ilhas sempre em alerta ou a gastronomia que nunca desmerece.
Rabo de Peixe é apenas uma pequena parte da ilha de São Miguel, um pedaço de terra recortado na imensidão do Atlântico e que alberga algumas das mais espantosas maravilhas naturais de que Portugal muito legitimamente se orgulha.
A localidade é protagonista involuntária de uma história rocambolesca, com alguns pormenores sórdidos e muita gente perdida no vício e na mira do dinheiro fácil. Mas Rabo de Peixe, e São Miguel, são muito mais do que isso.
Rabo de Peixe: o farol da costa norte
A história que lançou a localidade para a ribalta conta-se em duas penadas. Um veleiro carregado com fardos de cocaína é apanhado por uma tempestade ao largo dos Açores, acabando a droga por dar à costa precisamente em Rabo de Peixe.
A nuvem de pó que envolveu a região trouxe consequências graves (com o disparo do consumo e várias mortes por overdose) e deu origem a episódios mais ou menos fantasiosos. Conta-se que havia quem se dedicasse a panar filetes de peixe com cocaína ou quem usasse um copo de cerveja como medida para a venda do produto ao desbarato.
A pobreza quase endémica em que vivia a comunidade de Rabo de Peixe acabou por ser o catalisador de comportamentos desviantes, muitos deles em busca do lucro fácil.
Mas como tudo tem um fim, se bem que ainda subsistam marcas evidentes deste episódio, a dinamização da economia local acabou por assentar no turismo, a nova galinha dos ovos de ouro.
Situada na costa norte da ilha de São Miguel, Rabo de Peixe tem vindo a atrair muitos turistas que demandam aos Açores, algo que, com toda a certeza, será potenciado pela série da Netflix.
O que ver em Rabo de Peixe
Não obstante ser uma vila relativamente pequena, concentra alguns espaços que merecem atenção e uma visita mais demorada. A Igreja Paroquial do Bom Jesus, por exemplo, remonta a 1735, mas demorou 150 anos a ser concluída.
Segundo a historiografia local existiria antes no mesmo local uma capela já consagrada ao Bom Jesus, mas que terá sido soterrada na sequência do violento terramoto que em 1522 atingiu a região.
Em estilo barroco, o templo, diz a descrição oficial, “é composto por uma ampla nave central e duas laterais, encimadas de frescos. As três naves são separadas por arcos de volta, suportados por colunas quadrangulares e um grande arco triunfal à entrada da Capela-Mor, com as armas reais”.
Sendo uma vila onde a população vive essencialmente da pesca, o porto de pesca local é outro local de visita obrigatória. É o maior do género nos Açores e domina parte considerável da costa norte de São Miguel.
Quando a fome apertar em Rabo de Peixe, nada como experimentar algumas das especialidades gastronómicas locais (a maioria à base de peixe), em restaurantes como O Pescador ou o Botequim Açoriano. E depois é hora de voltar à estrada e admirar as maravilhas de São Miguel.
O que ver em São Miguel
A lista é longa e tudo vale a pena. São Miguel é uma dádiva dos deuses do Atlântico, uma ilha repleta de maravilhas naturais que dificilmente alguém esquece.
A observação de baleias e golfinhos, numa fantástica viagem de barco, o espetacular Lago do Fogo ou as Sete Cidades, o Vale das Furnas, as plantações de chá ou o deslumbrante Parque Terra Nostra, são apenas alguns dos locais que deixam os visitantes de cara à banda.
São os Açores em toda a sua plenitude, uma viagem de sonho que se deve fazer pelo menos uma vez na vida. E é já aqui ao lado. Por isso, aproveite um dos muitos voos que partem de Lisboa e Porto rumo ao Açores (já há voos low cost) e não perca esta aventura.