O gato da raça Bengal, também conhecido como gato de Bengala ou pequeno leopardo, tem um aspeto selvagem proveniente do cruzamento entre um gato doméstico e um tipo de gato selvagem oriundo da Ásia, cujo aspeto se assemelha ao de um leopardo.
Conhece a raça Bengal?
Originário dos Estados Unidos da América, o gato da raça Bengal, cujo peso varia entre os 5 e os 9 kg, é um felino exuberante, de pelo macio e fino, que pode ter diferentes padrões:
1. Leopard spotted: Pelo dourado com padrão preto ou cor de canela. As suas manchas e pontos assemelham-se às de outros felinos maiores e selvagens;
2. Mármore: padrão em forma de concha, com desenhos largos;
3. Snow/Leopardo das neves: de pelo branco, com manchas castanhas ou pretas. De olhos azuis.
Ao nível do temperamento, o gato de Bengala mostra ser equilibrado, afável, sobretudo quando não tenham existido cruzamentos com o seu antepassado selvagem nas gerações anteriores próximas. O seu instinto de caça está bem presente, são gatos muitos ativos, que adoram saltar e correr e que, quando pequeninos, podem causar alguns estragos em casa.
Vivaços, os gatos da raça Bengal, podem ter alguns comportamentos mais selvagens. São dominadores, muito confiantes, e podem desentender-se com facilidade com os outros gatos da vizinhança. Todavia, os machos tendem a ser mais sociáveis e agradáveis, enquanto as fêmeas são habitualmente mais independentes e temperamentais.
Principais características físicas dos gatos da raça Bengal
a) Cabeça
- Larga, comprida e arredondada;
- Maçãs do rosto pronunciadas;
- Nariz grande e largo.
b) Orelhas
- Pequenas;
- Pontas arredondadas.
c) Olhos
- Grandes;
- Ovais;
- Bem afastados um do outro;
- De várias cores.
d) Membros
- Patas de tamanho médio;
- Patas traseiras mais altas que as dianteiras;
- Estrutura óssea e musculatura robustas;
- Pés grandes e arredondados.
e) Cauda
- Comprida;
- Grossa;
- Vai ficando mais fina até à ponta;
- Ponta arredondada.
Complicações de saúde associadas à raça Bengal
Habitualmente saudáveis, não costumam requerer cuidados de saúde muito específicos. Todavia, há algumas condições que podem surgir nestes felinos:
a) Intoxicações alimentares
Alguns criadores da raça Bengal referem notar uma maior sensibilidade face a mudanças nos hábitos alimentares, estando mais propensos ao surgimento de intoxicações alimentares.
b) Cardiomiopatia hipertrófica
Esta patologia parece ser mais prevalente nesta raça, quando comparada com outras, e caracteriza-se pela hipertrofia do ventrículo esquerdo. Tem como consequência o aumento da rigidez ventricular e a redução da capacidade de relaxamento do miocárdio.
c) Peritonite infeciosa felina
Provocada pelo coronavírus felino, vírus muito frequente nos gatos, cujo contágio é bastante comum por via orofecal. Esta doença é grave e pode mesmo ser fatal.
d) Degeneração da retina
Grupo de doenças degenerativas, de origem hereditária, que atingem a retina e que pode levar à cegueira.
e) Luxação da patela
Luxação hereditária da rótula que pode apresentar diferentes graus de gravidade, havendo casos em que é necessário recorrer à cirurgia.
f) Neuropatia distal
Distúrbio do sistema nervoso que provoca fraqueza e que pode ocorrer logo no primeiro ano de vida. Geralmente, grande parte dos gatos recupera por si mesmo.
7 cuidados importantes a não esquecer!
1. O pelo dos gatos da raça Bengal é de fácil manutenção, no entanto, deve passar um pano de vez em quando, de forma a mantê-lo mais brilhante;
2. Apesar de se adaptarem bem ao interior das habitações, estes felinos gostam de ter acesso ao exterior. Tenha isso em consideração;
3. As unhas do gato de Belgala devem ser cortadas de forma periódica;
4. Estes felinos são grandes, compridos e de musculatura forte, portanto, querem uma alimentação de qualidade e adaptada ao seu desenvolvimento;
5. As visitas ao veterinário, a vacinação e a desparasitação não devem ser negligenciadas;
6. Estes gatos adoram água! Se quer que o seu gato da raça Bengal esteja feliz deixe-o molhar-se à vontade;
7. Os jogos e os mimos habituais nos restantes gatos domésticos podem não ser suficientes para satisfazer a necessidade de atividade dos felinos da raça Bengal. Estes felinos guardam algumas características de seus ancestrais selvagens, e portanto devem ter asseguradas condições que lhes permitam brincar, escalar objetos e treinar os seus rápidos reflexos.
Em suma
A raça Bengal é única e muito interessante. De aspeto selvagem, adapta-se bem à vida em família e aprecia o convívio e a brincadeira com crianças. Extremamente inteligente e divertido, é um felino que não requer complicados cuidados de saúde e de alimentação.
Veja também: