Share the post "Vêm aí novos radares para medir velocidade média entre dois locais"
O Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) vai ser reforçado com 30 novos radares, dez dos quais farão o controlo da velocidade média entre dois pontos. Isto é, estes novos aparelhos vão ter a particularidade de medir a velocidade média a que os veículos percorreram um determinado trajeto.
O objetivo desta medida é penalizar os condutores que apenas abrandam na passagem pela cabine de radar, retomando depois velocidades excessivas uns metros mais à frente.
Em termos práticos, os condutores serão informados da aproximação de uma zona de velocidade controlada, mas não saberão ao certo se nessas zonas o radar que mede a velocidade média percorrida num dado troço está ativo ou não.
Se estiver ativo, o que o radar fará é registar a velocidade a que o veículo entrou no troço e, depois, a velocidade a que ia quando saiu do troço. Se percorrer a distância em menos tempo do que o mínimo necessário para cumprir o limite de velocidade, então considera-se que ultrapassou o limite de velocidade permitido por lei e dá-se início ao processo de coima.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) admite que os primeiros radares deste género já estejam a funcionar em 2021, embora o processo de aquisição implique um concurso internacional que ainda não está fechado.
Localização dos novos radares que registam a velocidade média
Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), as cabinas onde vão ser instalados os novos radares vão ser colocadas em 20 localizações pelas quais vão alternar os dez radares. Dez estarão permanentemente ativos e outros dez estarão em stand-by.
Os dez novos radares vão ser instalados em Sintra (IC19), Palmela (EN5), na Sertã (IC8), Penafiel (EN106), Vila Verde (EN101), Bom Sucesso (EN109) e na Reta do Cabo, em Vila Franca de Xira.
Os condutores não saberão em que cabinas estarão colocados os radares, mas será avisado previamente pelo sinal de trânsito H42. O facto dos condutores terem que lidar com este grau de incerteza deverá levar a que todos reduzam a velocidade, diminuindo assim o risco de acidentes.