Reservar dormidas sem preocupações nos melhores HostelsDa combinação dos conceitos de turismo e voluntariado surge o Turismo Solidário, uma forma de viajar em que, ao mesmo tempo que conhece uma cidade, contribui para o desenvolvimento social dessa localidade, participando em ações de voluntariado.
10 razões para se aventurar numa viagem solidária
Conhecer realmente os sítios por onde passa
Esta é uma oportunidade para conhecer verdadeiramente os sítios por onde passa e deixar a sua marca. Conhecer as pessoas, envolver-se na rotina diária, viver como vivem os habitantes locais e partilhar essa vivência com elas é experienciar verdadeiramente os locais que se visita. Porque viajar é mais do que fazer “check” em pontos num mapa!
Aprender com os outros
Ao fazer Turismo Solidário tem a oportunidade de aprender com a comunidade em que está inserido, pois desde as crianças aos idosos, todos têm mais para nos ensinar do que nós imaginamos.
Usar conhecimentos e competências para ajudar os outros
Haverá algo mais enriquecedor do que usar os nossos conhecimentos e competências em prol dos outros? Esta é uma oportunidade para “dar de si” aos outros e envolver-se numa ação solidária. Ensinar a tocar guitarra, reparar um telhado ou ensinar crianças a ler… Tantas oportunidades para fazer a diferença.
Fazer uma viagem diferente
Farto de ir para os mesmos sítios fazer a mesma coisa? O Turismo Solidário oferece oportunidades de viagem completamente diferentes do habitual. Saia da rotina, conheça uma nova cidade e contribua para o desenvolvimento e para o bem-estar dessas pessoas.
Fazer a sua parte no combate às desigualdades sociais
Muitas pequenas partes fazem uma grande diferença, e todos juntos podemos ser a solução para muitos problemas. Esta é uma oportunidade para participar em atividades que promovem o desenvolvimento social, através do voluntariado.
Acabar com os estereótipos
Todos criamos imagens e conceitos sobre determinados grupos e pessoas, que grande parte das vezes não correspondem à realidade. Crianças desfavorecidas, sem-abrigo, famílias sem teto… Eles não são assim tão diferentes, e nós podemos fazer toda a diferença. Esta é uma oportunidade para conhecer realmente aqueles com quem nos cruzamos.
Apostar numas férias ativas
Se quer estar no sofá a fazer zapping, isto não é para si. Num contexto de turismo solidário há muito para fazer, sítios novos para conhecer e causas para participar. Decerto que terminará as suas férias com um enorme sorriso na cara e a vontade de continuar a promover o desenvolvimento social.
Pôr a economia local a mexer
Em tempos de crise viajar cá dentro faz a diferença para muitas regiões e milhares de famílias portuguesas. Desde o hotel junto à praia, até à pequena loja de artesanato, investir na economia portuguesa é também promover o desenvolvimento.
Viajar em família e partilhar uma experiência fantástica com os filhos
Palavras há muitas, mas nenhuma explicação substitui o resultado positivo de uma ação. O turismo solidário oferece programas para passar bons momentos em família, com a oportunidade de contribuir em prol dos outros. Uma autêntica “escola” para partilhar com os filhos.
Pode mudar a sua vida
Ao viver esta experiência vai passar a ver o mundo de maneira diferente. Esta é a oportunidade para contatar com diferentes realidades e envolver-se numa causa que faz realmente a diferença nos locais que visita. Um “2 em 1”, que lhe dará uma nova perspectiva do Mundo que o rodeia.
Estas são as nossas razões para sermos viajantes solidários. Quais são as suas?
Veja também: