Share the post "7 postais que não vai querer perder quando visitar a Croácia"
Coloque na agenda uma visita a um país fantástico, considerado a riviera do leste da Europa. Seja pelas suas maravilhosas praias intocadas, pelos dramáticos penhascos da costa da Damácia, pelos monumentos antigos e cheios de história, todos deviam visitar a Croácia, pelo menos, uma vez a vida.
Um país com locais considerados Património Mundial da UNESCO, de uma beleza natural fascinante, com ilhas, quedas de água, montanhas, boa comida e onde vai encontrar um ambiente mais descontraído do que noutros dos mais movimentados países do velho continente.
Assim, conheça sete indiscutíveis razões para ir à Croácia onde vai apaixonar-se pela sua beleza natural, cultura ou história. No final deste artigo, vai querer conhecer a Croácia e partir à aventura e à descoberta deste maravilhoso país europeu.
Siga o nosso roteiro.
7 razões para marcar já uma viagem para a Croácia
Praias
As melhores praias da Croácia são dálmatas, pois pertencem à costa da Dalmácia. São as praias que colocam a Croácia no mapa: seixos brancos numas praias e areia noutras, nas praias da Croácia pode contar com águas cristalinas, enseadas escondidas com rochas, figueiras e oliveiras. Se quando vai à praia gosta de tranquilidade e muito sossego há, com certeza, uma praia na Croácia à sua espera.
Nas praias croatas aproveite ainda para fazer mergulho e snorkeling. A costa de pedra é fantástica para a visibilidade subaquática e, com a longa história da Croácia, não vai faltar o que ver debaixo de água – desde navios de carga de vinho e azeite naufragados há milhares de anos a navios de guerra mais recentes, há muitas surpresas no fundo do mar.
Desfrute também da Te Vega Sea Lake, a caverna azul, onde pode chegar através um um túnel subaquático ou, quem sabe, não se deslumbra com um recife de coral amarelo?
Ainda pelas praias da Croácia, pode e deve aproveitar para fazer vela ou viajar num iate. A costa da Dalmácia é um verdadeiro paraíso para os amantes de aventuras marítimas.
Alugue um barco à vela com ou sem tripulação ou faça a viagem num dos iates ou catamarãs que o vão levar pelas cidades costeiras mais remotas, onde pode desfrutar de marisco fresco e vinho nos restaurantes locais. Pode, inclusive, navegar até uma praia isolada ou ancorar e mergulhar no Adriático.
Parque de Plitvice
O Parque Nacional dos Lagos Plitvice é, sem sombra de dúvida, uma das sete razões para ir à Croácia. É o parque mais popular da Croácia e muitos afirmam ser uma verdadeira maravilha natural, das mais deslumbrantes da Europa.
Localizado num desfiladeiro, ligado por impressionantes quedas de água e perfeito para trilhos pedestres, no Parque Nacional dos Lagos de Plitvice há aventuras à espera.
Os visitantes ficam fascinados com a paisagem arrebatadora, os mais ativos não vão perder a oportunidade de percorrer os trilhos pedestres ou de percorrer as águas num barco a remo.
Dubrovnik
Em Dubrovnik, também conhecida pela Pérola do Adriático, não falta quase nada: desde fortes centenários que rodeiam a pitoresca cidade Velha, passando pelas paisagens de cortar a respiração com vistas deslumbrantes sobre os penhascos e o mar, aos seus famosos edifícios de estilo barroco em ruas de mármore.
Aquela que é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa, é por si só uma das razões para ir à Croácia ainda este ano. Faça um passeio de teleférico para o pico do Monte Srđ. Pare lá no topo e deslumbre-se com as vistas sobre a cidade velha e o Mar Adriático.
Se é fã da Guerra dos Tronos, saiba que também pode explorar muitos dos locais de filmagem da série.
Split
A segunda maior cidade da Croácia é a cidade principal da Costa da Dalmácia, Split, é uma excitante experiência urbana. O Palácio de Diocleciano, que foi outrora residência imperial, foi construído pelo imperador romano com o mesmo nome no início do século IV.
Atualmente, dentro da imponente fortaleza, está o centro de lazer da cidade. Por lá pode encontrar bares, restaurantes e lojas que fazem, do Palácio de Diocleciano, um espaço completamente diferente onde se poder perder pelas suas ruas sinuosas e estreitas.
Zagreb
Apesar de ser a capital da Croácia, Zagreb não é tão popular como Dubrovnik ou Split. É, ainda assim, uma das razões para ir à Croácia. Uma cidade para visitar a pé entre vários cafés e museus, uns que contam a história do país, outros mais focados em diferentes estilos de arte.
Há, no entanto, um museu que encabeça a lista dos museus de Zagreb: o Museum of Broken Relationships. Próximo da famosa Igreja de São Marcos, este museu fica numa pequena casa restaurada. Este é um museu diferente dos demais, onde todos podem partilhar por ser um espaço sobre a forma como se ama e se perde.
Coliseu de Pula
A cidade de Pula fica na região com mais influência italiana da Croácia. O impressionante anfiteatro romano, que se encontra em muito bom estado de conservação, domina o centro da cidade de Pula. Milhares de anos após a sua construção, não perca a oportunidade de assistir a um concerto, festival ou a um filme neste espetacular local cheio de história.
Rotas do vinho
A Croácia tem uma longa história na produção de vinho, graças à sua vasta gama de variedades de uvas autóctones e muitas regiões vinícolas definidas.
O turismo ligado ao vinho é uma forma cada vez mais comum de apreciar o campo, a vinicultura e de encontrar os produtores locais. Um passeio pelas rotas do vinho da Croácia vai levá-lo às vinhas mais pitorescas, algumas com vistas deslumbrantes sobre o mar.
Com sugestões para todos os gostos e carteiras, esta é a sua oportunidade para conhecer um dos mais incríveis países europeus.