Numa altura em que o mundo do trabalho sofreu tantas alterações por causa da pandemia, importa focarmo-nos neste aspeto essencial para o percurso dos trabalhadores – como alcançar a realização pessoal e profissional.
Como podemos responder a um tema que certamente é subjetivo, e varia de pessoa para pessoa, de cultura para cultura?
Reunimos os aspetos chave e que, reconhecidamente, podem levar a que qualquer pessoa alcance a realização pessoal e profissional, no sentido de atingir um patamar de felicidade e uma satisfação permanente na sua profissão.
O que é a realização pessoal e profissional
A realização profissional é uma combinação de circunstâncias psicológicas, fisiológicas e ambientais que levam uma pessoa a considerar que está satisfeita com o trabalho que desempenha.
A realização pessoal e profissional é um resultado de um somatório de fatores, muitos deles totalmente controlados por nós. As pequenas escolhas que fazemos ao longo do tempo relativamente à nossa carreira profissional, muitas vezes mesmo antes de ela propriamente começar, podem fazer toda a diferença, embora muitas vezes não nos lembremos disso.
Muitas vezes quando não estamos felizes no trabalho colocamos as culpas nos outros: na entidade patronal, na falta de sorte, no mercado de trabalho. Sim, esses fatores também fazem parte da equação, mas comecemos por fazer a nossa parte – a realização profissional depende sobretudo de nós próprios.
Escolha o trabalho que mais gosta de fazer
A cultura onde estamos inseridos por vezes incute nos trabalhadores a ideia de que ter um trabalho é um “mal necessário”, que o que importa é daí obtermos um salário para pagar as contas, e deixamos para os hobbies e para os tempos livres as atividades que nos dão prazer.
Toda a gente tem direito a trabalhar no que gosta. Pensar que o mais importante é termos um trabalho qualquer, é meio caminho andado para passarmos grande parte da nossa vida sem saber o que é a realização pessoal e profissional.
Se ainda não descobriu a sua vocação, encontre-a, pois toda a gente tem pelo menos uma. Procure fazer um teste vocacional, procure ajuda profissional na área de consultoria de percursos profissionais, como por exemplo na Cidade das Profissões.
Sentir-se seguro no trabalho
Escolha um emprego que o faça sentir seguro, no dia a dia. Escolha uma empresa de confiança, que transmita valores com os quais se identifica, que permita haver uma boa comunicação entre todos os colaboradores, em que a cultura seja de transparência e positividade.
Obtenha um salário justo
Sim, ser pago de forma justa e adequada às suas expectativas é algo porque deve sempre lutar. Escolha um trabalho que lhe compense financeiramente – trabalhar com quem gosta de trabalhar, cumprir o horário que mais lhe favorece a vida pessoal, tudo isso são fatores que levam qualquer trabalhador a atingir a realização pessoal e profissional, mas nunca sacrificando a compensação financeira que se encontra alinhada com as suas expectativas.
Ser disciplinado
Ser disciplinado no sentido de tomar cada passo com consciência de que por pequeno que possa ser, poderá ter um impacto positivo ou negativo na realização pessoal e profissional, mesmo que seja a longo prazo. Pense sempre nas consequências de cada passo profissional que toma, pense sempre nos seus objetivos, planeie e execute um ou vários planos no sentido de dar passos firmes na direção certa.
Empregue o seu talento no trabalho
Sentir que está a empregar o seu talento no trabalho é praticamente infalível para não deixar escapar a realização pessoal e profissional de vista. Se tiver uma oportunidade para o fazer, não se acanhe – mostre o que vale, e decerto obterá mais reconhecimento no ambiente de trabalho.
Siga os seus valores, ética e princípios
A relação interpessoal em qualquer profissão é fundamental. Por mais que todos os outros requisitos estejam preenchidos (bom salário, boas condições de trabalho, fazer o que gosta, etc), se a sua relação pessoal com as outras pessoas que trabalham consigo não for boa, poderá impedi-lo de sentir a realização pessoal e profissional que tanto procura.
E mesmo que essa relação com os outros seja boa, mesmo que o trabalho em equipa, a colaboração, ou a comunicação seja aberta e de confiança, se seus valores pessoais não forem devidamente claros e reconhecidos no seu trabalho, isso pode fazer com que a realização pessoal e profissional no trabalho diminua.
Por isso, siga sempre os seus princípios, não os escondendo em prol de agradar a outros. Eles irão prevalecer, e provavelmente será mais apreciado por ter uma personalidade distinta.
Não confundir realização pessoal e profissional com sucesso
Talvez o erro mais comum no mundo do trabalho seja as pessoas pensarem que uma coisa implica a outra. Isto está totalmente errado. Na verdade, raros são os casos em que ser realizado no trabalho seja sinónimo de ter sucesso. É possível ser-se realmente feliz na vida profissional sem ter-se sucesso.
Se o sucesso pode trazer realização profissional e pessoal, já a realização pessoal e profissional não traz necessariamente sucesso. O sucesso dá-se quando o nosso trabalho dá frutos palpáveis, como por exemplo mais reconhecimento, prémios, bónus, quando impacta na vida dos outros. A satisfação profissional é uma sensação essencialmente interior.