Sentir-se frustrado e desencorajado é perfeitamente normal, inevitável até, mas talvez esteja na hora de reanimar a procura de emprego.
Faça uma avaliação da sua estratégia de procura de emprego que não está, obviamente a resultar, delineie uma nova e ponha-a em prática!
3 formas de reanimar a procura de emprego
1. Tem visão em túnel?
A visão em túnel faz com que acredite que tem de conseguir trabalho numa posição específica, numa indústria por si idealizada, com especificações próprias, ou seja, o emprego dos seus sonhos. E, está tão focado nisso, que nem se apercebe que esse emprego pode não existir e/ou não ser adequado às suas competências e capacidades.
Focar-se em procurar apenas o emprego dos seus sonhos não está a funcionar, por isso, talvez esteja na altura de ser mais flexível e considerar outros tipos de trabalho, nem que sejam apenas para o ajudar a pagar as contas, enquanto não encontra o emprego ideal.
Ao expandir a sua visão pessoal para o seu próximo trabalho poderá descobrir oportunidades interessantes que não se encontravam anteriormente na sua linha de visão.
2. Está desligado do mundo real?
Se a sua estratégia para encontrar emprego se resume ao meio online, talvez deva reavaliar essa mesma estratégia. Há imensas vagas de empregos que não estão online e que são preenchidas através de referências de atuais funcionários.
Se já esgotou os contatos da sua rede de contatos pessoal, está na altura de criar novas relações e uma nova rede de contatos. Procure conferências, grupos de networking ou projetos na sua área de trabalho e interaja com novas pessoas. Essas novas interações podem ajudá-lo a conseguir o emprego dos seus sonhos.
Um pequeno truque? Sempre que se candidatar a uma posição online, procure um colaborador da empresa, de preferência na área à qual se candidata, adicione-o no Linkedin, Twitter ou e-mail e entre em contato. Explique-lhe as suas motivações para proceder à candidatura e questione-o se poderá partilhar consigo um pouco da sua experiência.
Reanime a procura de emprego expandindo-a para além do ecrã do seu computador e aceda a redes de contatos que, de outra forma, não conseguiria.
3. Dedica tempo suficiente a fazer aquilo que gosta?
A verdade é que procurar emprego é um processo cansativo e stressante, principalmente quando não está a correr tão bem quanto gostaria. De forma a manter-se focado e optimista, é necessário que dê prioridade e dedique tempo a coisas que o façam feliz.
Faça mais pelo seu Curriculum e concorra ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: