A receita de arroz doce que lhe sugerimos a seguir é mesmo, acredite, a melhor de todas. Isto porque são sabores tradicionais que complementam qualquer boa mesa de Natal e que fazem todos querer repetir a dose. Experimente e veja como é fácil ter um doce com muito sabor e com a cara da nossa culinária típica na sua mesa de Natal deste ano.
Receita de arroz doce tradicional: a melhor de todas
Apesar de ser uma receita simples, o arroz doce tem um sucesso enorme à mesa dos portugueses. É fácil e rápida de preparar, o que a torna numa receita muito popular. Contudo, nem todas as receitas são iguais e esta que lhe apresentamos é especialmente porque é fiel às versões mais originais e simples desta iguaria de Natal.
Arroz doce tradicional
Ingredientes
Casca de 1 limão
1 c. sopa de manteiga
1 pau de canela
1 pitada de sal
125g arroz carolino
150g açúcar amarelo
3 gemas
750ml leite meio-gordo
Canela em pó q.b.
Modo de preparação
- Leve ao lume um tacho com a água e uma pitada de sal.
- Quando a água começar a ferver, adicione o arroz. Quando começar a ferver novamente, deixe cozer cerca de 2 minutos. Escorra e reserve.
- Leve o leite ao lume com o pau de canela e a casca de limão.
- Um pouco antes de começar a ferver, adicione o arroz e deixe cozer em lume brando sem tampa.
- Quando o arroz estiver quase cozido, retire do lume e junte o açúcar mexendo energicamente até incorporá-lo bem no arroz.
- De seguida, bata as gemas.
- Junte as gemas e a manteiga ao arroz, mexendo muito bem e leve novamente ao lume até ferver.
- Depois, verta o arroz para uma travessa grande ou para taças individuais, retirando o pau de canela e a casca de limão.
- Por fim, polvilhe com canela em pó a gosto.
Esta receita tem como resultado um arroz doce cremoso e delicioso, que vai deixar qualquer um rendido aos seus sabores. Experimente e veja como uma receita simples e tradicional é, de facto, a melhor e mais saborosa.
Veja também: