Vamos aprender a receita de marmelada feita em casa e cheia de sabor?
É daquelas iguarias que todos gostam. No pão, acompanhada por queijo, ou até em bolachas, a marmelada caseira tem um sabor muito especial e não é comparável a nenhuma marmelada de compra. Sem conservantes, nem aditivos industriais, a receita tradicional é muito simples e privilegia os sabores originais – desde logo o dos marmelos que devem ser, de preferência, adquiridos diretamente ao produtor.
Volte à cozinha d’avó, em conjunto com toda a família, e ponha em prática esta receita tão típica. Reúnam-se à volta do lume e vejam esta iguaria nascer. E já sabem: mal esteja pronta, sejam arrojados e combinem a marmelada com queijo fresco, requeijão ou frutos secos. Esta é uma ótima opção para uma entrada, pequeno almoço ou lanche.
Inclua a marmelada numa tarte de maçã ou (por que não?) use os frutos que sobraram para fazer um bolo de marmelo. Arrisque… E delicie-se!
Receita da tradicional marmelada
Receita de marmelada caseira à moda d’avó
Ingredientes
1kg de marmelos
600g de açúcar
4 c. de sopa de água
1 c. de chá de sumo de limão
Modo de Preparação
- Retire os caroços dos marmelos, corte-os aos pedaços e leve a lume brando, juntamente com os restantes ingredientes, cerca de 1 hora.
- Quando estiverem bem cozidos, triture tudo, até obter o ponto estrada.
- Verta para taças e deixe arrefecer até secar.
- Tape com papel vegetal e está pronta!
Com poucos ingredientes e algum tempo ao lume – assim se confeciona a deliciosa receita de marmelada caseira que todos apreciamos.
Esta é uma doçura bem simples e que dá origem a um alimento que todos apreciam, dos mais pequenos aos mais crescidos. Ah, e apesar de não conter quais aditivos, não se deve preocupar, pois o próprio açúcar utilizado na sua feitura é, por si só, um excelente conservante que garantirá a durabilidade da sua marmelada por muito tempo.
Veja também: