O herpes labial é uma doença contagiosa que, habitualmente, apresenta feridas dolorosas nos lábios, podendo ser ainda uma infeção dolorosa que afeta a gengiva, a faringe, a língua, o céu da boca, o interior das bochechas e, às vezes, a face e o pescoço. Mas, e se revelássemos um segredo ainda desconhecido por muitos? Na verdade, a prevenção para estes incómodos pode estar na ponta do garfo. Aprenda 9 receitas caseiras para combater herpes, e pratique em casa, rapidamente, com aquilo que de mais comum tem na sua cozinha.
Herpes labial: como se transmite?
O vírus herpes só se manifesta no ser humano e, como tal, a sua transmissão dá-se pelo contacto entre pessoas, através da saliva, pele ou lábios do paciente contaminado. E isto pode acontecer através do beijo ou do uso de talheres, copos e toalhas contaminados.
Felizmente, a maioria das pessoas não desenvolve sintomas após a contaminação pelo vírus herpes. Na verdade, apenas 20% das pessoas desenvolve esta doença, enquanto ela permanece adormecida nos restantes 80%, durante vários anos.
Quais os sintomas do herpes labial?
O período de incubação do herpes labial varia entre 2 a 26 dias, porém, na maioria dos casos, as lesões surgem 4 a 6 dias após a contaminação e os sintomas são variados:
- Febre;
- Mal-estar;
- Perda do apetite;
- Dor de garganta;
- Aumento dos gânglios linfáticos do pescoço;
- Nas crianças é comum existir inflamação da gengiva;
- Nos adultos, é comum o desenvolvimento de faringite forte, com pus e úlceras na faringe e nas amígdalas.
Os lábios e a boca são os locais mais comuns para o aparecimento de herpes, contudo outras partes do corpo podem ser afetadas, como as mãos, braços, pescoço, órgãos genitais e olhos.
Herpes labial: como tratar?
Importa, em primeiro lugar, clarificar que o herpes labial não tem cura. Existem tratamentos com o objetivo de reduzir os sintomas, acelerar a cicatrização e prevenir as complicações. Contudo, o vírus pode ficar adormecido no corpo durante muitos anos.
Na infeção primária, ou seja, na primeira vez em que uma pessoa tem herpes, recomenda-se o tratamento com antivirais em comprimidos, como aciclovir, valaciclovir ou fanciclovir, nas primeiras 72 horas após a manifestação de sintomas.
Nas reativações do herpes labial, o tratamento vai depender do quão frequentes são as recorrências e da intensidade dos sintomas, contudo estes medicamentos são igualmente recomendáveis, existindo, igualmente, várias receitar para combater o herpes que pode preparar em casa.
Prevenção: reforçar o sistema imunológico
Dado o que o vírus do herpes de manifesta quando há uma quebra ou um enfraquecimento do sistema imunológico, é importante perceber como proteger o corpo contra os agentes nocivos. Só assim é possível a defesa interna contra infeções e doenças, entre as quais o herpes. Confira quais as melhores dicas:
- Reduzir as causas de stress e ansiedade;
- Praticar exercício físico;
- Ingerir alimentos com nutrientes benéficos, como vitamina C, vitamina E, carotenoides, selénio, zinco;
- Comer mais proteína;
- Limitar o consumo de álcool;
- Dormir bem, 7 a 8 horas por noite.
Receitas caseiras para combater herpes
É um problema que aparece quando ocorre algum enfraquecimento do sistema imunitário, pelo que temos algumas receitas para combater o herpes, que pode fácil e rapidamente preparar em casa.
1. Tratamento com alho
O alho é um antiviral natural que ajuda a combater o herpes. Basta cortar um alho a meio e esfregá-lo sobre a bolha de herpes durante uns segundos – ou, claro, incluir este super alimento na sua dieta alimentar.
2. Tratamento com leite
O leite contém lisina, um componente que ajuda a inibir o aminoácido arginina, que causa os surtos de herpes labial. Como tal, o seu uso pode ser benéfico num surto de herpes. Humedeça algodão com leite e esfregue na bolha.
3. Tratamento com gelo
Na primeira sensação de inchaço ou formigueiro na região dos lábios, aplique de imediato gelo durante alguns minutos.
4. Tratamento com chá preto
Para aliviar a dor e acelerar o processo de cura do herpes labial, coloque uma compressa de chá preto na região afetada.
5. Tratamento com tomate e aloé vera
Limpe diariamente a região afetada com soro fisiológico e, em seguida, aplique, durante um minuto, polpa de tomate. Limpe novamente a região e finalize com creme de aloé vera, para ajudar a secar as bolhas.
6. Tratamento com limão
O limão tem propriedades desinfetantes e antissépticas que ajudam a combater o herpes labial. Aplique 4 gotas de limão sobre a bolha 3 vezes por dia.
7. Tratamento com iogurte
Pode comer iogurte mais intensamente enquanto tem herpes, mas também aplicá-lo sobre a bolha de herpes, desde que esteja bastante frio.
8. Tratamento com mel
Misture uma colher de mel, com um pouco de vinagre e aplique sobre a região afetada durante 3 a 4 vezes por dia.
9. Tratamento com sal
Com uma colher pressione o sal marinho até que se desfaça completamente e aplique sobre a região afetada. Para facilitar, utilize algodão e repita o procedimento 2 a 3 vezes por dia.
Estas receitas para combater o herpes são simples e rápidas de fazer e podem acelerar o processo de cicatrização.
Veja também: