Share the post "11 receitas com abacate (mais dicas, curiosidades e calorias)"
Está na moda, é um alimento super rico, além de ser incrivelmente saboroso e versátil. Se procura por receitas com abacate, chegou ao sítio certo: temos das doces às salgadas, dos snacks aos batidos, sem esquecer as famosas e desejadas pastas – e do guacamole, claro. Mas, antes, aprenda mais sobre este fruto tão adorado e cada vez mais presente na dieta dos portugueses.
Origem, nutrientes, calorias, dicas e tipos de abacate
Tipo de abacate e a sua origem
Apesar de ser um fruto originário do México, país que tornou o guacamole num aperitivo desejado por todos, o abacate é, atualmente, também cultivado em Portugal, nomeadamente no Algarve e na Madeira.
Existem dois tipos diferentes de abacate que são os mais populares e os que encontrará facilmente numa qualquer superfície comercial:
- Abacate de casca verde, lisa ou rugosa;
- Abacate de casca castanha escura, mais rugosa, com o nome de Hass.
O abacate passou por períodos conturbados na sua existência, sendo um fruto negligenciado por possuir uma polpa macia que é rica em gordura. Contudo, com o passar do tempo, descobriu-se que este fruto possui variados benefícios para o organismo, quando consumido, mas igualmente quando utilizado como produto de beleza.
Tudo isto, aliado à enorme versatilidade, fazem do abacate um fruto a incluir num regime alimentar equilibrado.
Propriedades do abacate
O abacate é um fruto rico em gordura boa para o organismo, que fornece energia, do tipo monoinsaturada, devido à presença de elementos como: ómega 3, fibras, antioxidantes, magnésio e ácido fólico. Contudo, não deixa de ser um fruto altamente calórico, pelo que, em processos de perda de peso, deverá haver um consumo controlado.
Nutrientes do abacate
Componentes / Quantidade por 100gr de abacate:
- Energia: 108 calorias
- Proteínas: 1,1gr
- Gordura Total: 10,5gr
- Gordura monoinsaturada: 6,5gr
- Carboidratos: 2,3gr
- Fibras: 3gr
- Vitamina C: 3mg
- Vitamina A/caroteno: 32mcg
- Vitamina E: 2,1mg
- Ácido Fólico: 11mcg
- Potássio: 326mg
- Fósforo: 36mg
Calorias do abacate
100 gr de abacate tem, aproximadamente, 160 calorias – de pura saúde!
Dicas para preparar receitas com abacate
Lembra-se de termos referido o abacate Hass? Esse é um dos tipos de abacate mais cremosos e o seu consumo é ideal para a preparação de pastas e molhos.
Contudo, é preciso cuidado com o consumo do abacate, pois é um fruto que oxida muito rapidamente. Para prolongar o seu período de validade poderá:
- Guardar no frigorífico com a polpa virada para baixo;
- Espremer gotas de limão na polpa.
Como saber se o abacate está maduro
Já lhe aconteceu comprar um abacate e chegar a casa e ele estar ainda demasiado maduro e, como tal, ter que esperar vários dias para poder consumir? Não se preocupe, pois não está sozinho e, para que tal não volte a acontecer, temos as dicas ideias para encontrar o abacate maduro perfeito:
- Observar a casca: o ideal é que, ao apertar, o abacate tenha uma consistência mais macia e afunde um pouco com o toque;
- Se o talo ainda estiver preso ao abacate, retire-o:
- Se a base estiver mais amarela, o abacate só poderá ser consumido dentro de alguns dias;
- Se a base for mais esverdeada, o abacate pode ser consumido de imediato;
- Se a base for escura ou castanha, o abacate passou do ponto de maturação.
- Verificar o caroço: abane o abacate e se sentir que o caroço abana, então, o fruto está pronto para ser consumido.
Como comer abacate maduro: sugestão
Que tal fazer uma maionese de abacate e dizer adeus às mais escolhas? Uma coisa é certa: vai adorar. Ora, tome nota do preparo da primeira entre as receitas com abacate que temos para si e transforme as suas tostas e sandes.
Ingredientes
1 abacate médio
1/2 chávena de azeite
sumo de limão
8 colheres de sopa de água
1 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta
ervas aromáticas
Modo de preparação
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto o azeite. Depois, vá acrescentando o azeite aos poucos. Se desejar, acrescente ervas aromáticas picadas.