Quando pensa em comida tradicional portuguesa quais são as primeiras receitas que lhe ocorrem? Terão sido receitas de bacalhau com natas? Apesar de parecer uma invenção da cozinha portuguesa recente, a verdade é que as receitas de bacalhau com natas têm origem no início do século passado. Ainda que a data da sua criação não seja certa, há relatos de uma receita muito semelhante, com bacalhau e natas, ter sido preparada pelo chef João Ribeiro, responsável pela cozinha do Hotel Aviz, nos anos 30.
4 receitas de bacalhau com natas que são sucesso garantido
Bacalhau com Natas à Antiga d’As minhas receitas
Ingredientes 500 g bacalhau – demolhado, sem peles, sem espinhas e desfeito com um pano
2 cebolas
6 batatas médias
1 folha de louro
2 dentes de alho
200 ml leite
200 ml natas
1 c. de sopa de manteiga
Azeite q.b.
Noz moscada q.b.
Modo de preparação
Comece por descascar e partir as batatas em cubos, de seguida, leve-as a cozer em água com sal. Pique os alhos, corte as cebolas em rodelas e leve-os a alourar junto com o louro. Quando a cebola começar a ficar com cor, junte o o bacalhau e deixe cozinhar. Ajuste os temperos a gosto.
Escorra as batatas, passe-as num passe-vite ou esmague-as para desfazer em puré. Junte a manteiga e o leite até obter um puré aveludado. Tempere com noz-moscada. Junte o bacalhau ao puré e envolva bem, acrescente metade das natas e mexa de novo. Coloque esta mistura num tabuleiro, adicione as restantes natas e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus para gratinar. Sirva com uma salada a seu gosto.
Esta receita foi partilhada pela Joana Roque, no seu As minhas Receitas.
Imagens: As Minhas Receitas (esq.) e Elvira’s Bistrot (dir.)
Bacalhau com Natas do Elvira’s bistrot
Ingredientes 600 g bacalhau – demolhado, sem peles, sem espinhas e desfeito
800 g batatas – cortadas em cubos pequenos
2 cebolas – cortadas em meias-luas finas
3 dentes de alho esmagados
500 ml leite
200 ml natas
1 folha de louro
100 ml de azeite
40 g de manteiga
50 g de farinha
Noz-moscada q.b.
Sal q.b. – moído na hora
Pimenta q.b. – moída na hora
Óleo vegetal
Modo de preparação
Num tacho, coloque os alhos, o bacalhau e a folha de louro. Adicione o leite, leve a ferver e retire imediatamente do lume. Cubra com a tampa e reserve. Frite as batatas até ficarem douradas e escorra bem em papel absorvente. Tempere a gosto e reserve.
Escorra o bacalhau e reserve o leite. Coe o leite numa rede fina e reserve. Limpe de peles, espinhas e desfie o bacalhau. Numa caçarola, aquela o azeite, refogue a cebola até amolecer, junte o bacalhau e as batatas. Cozinhe por uns minutos, em lume médio, sem parar de mexer. Tempere a gosto e reserve. Pré-aqueça o forno a 220 graus.
Num tacho, aqueça a manteiga até ficar com espuma, polvilhe com farinha e deixe dourar. Adicione o leite aos poucos, batendo sempre, com uma vara de arames, até começar a ferver. Cozinhe por 2 minutos até engrossar, tempere a gosto com noz-moscada, pimenta e sal, retire do lume e envolva as natas.
Aquecer a manteiga até esta começar a ficar espumosa. Polvilhar com a farinha e mexer até dourar. Incorporar o leite reservado aos poucos, batendo sempre com uma vara de arames até o molho começar a ferver. Deixar ferver por mais 2 minutos, mexendo sempre com a vara de arames até engrossar. Temperar com sal, pimenta e a noz-moscada. Retirar o tacho do lume e envolver as natas. Coloque numa assadeira, leve a gratinar e sirva com uma salada verde e azeitonas.
Esta receita foi partilhada pela Elvira, no seu Elvira’s Bistrot.
Bacalhau com Natas do Blog da Nô
Ingredientes para o bacalhau com natas 2 lombos de bacalhau – cozidos, sem pele, sem espinhas, em lascas
600 g batatas
4 c. de sopa de azeite
4 dentes de alho – cortados em lâminas
2 cebolas – cortadas em tiras
1 c. de chá do tempero Toque de Chef Legumes da Kitano (à venda no Jumbo)
Salsa q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Ingredientes para o molho de natas 500 ml leite
200 ml natas
2 c. de sopa de farinha de trigo
2 c. de sopa de queijo ralado
2 c. de sopa de manteiga
Noz-moscada q.b.
Pimenta q.b.
Sal q.b.
Ingredientes para o gratinado 1/2 c. de chá de paprica
3 c. de sopa de queijo ralado
1 c. de sopa de pão ralado
Modo de preparação
Corte as batatas em pequenos cubos e tempere-as com o Toque de Chef. Frite-as em óleo até que fiquem firmes mas clarinhas, escorra-as e seque com papel absorvente. Num tabuleiro, coloque uma camada de batatas, por isso, as lascas de bacalhau e reserve.
Num frigideira aqueça o azeite, junte os alhos, as cebolas e deixe refogar até estas ficarem transparentes. tempere com a salsa, a pimenta e o sal. Coloque este preparado por cima do bacalhau, regue com o azeite da frigideira e reserve.
Para preparar o molho de natas, derreta a manteiga numa panela, junte a farinha de trigo e deixe cozer, mexendo sempre. Aos poucos, junte o leite e não deixe de mexer até obter um creme. Tempere a gosto com o sal, a pimenta e a noz-moscada. Adicione as natas, o queijo ralado e mexa até obter um molho firme. Cubra a assadeira com este molho, misture os ingredientes para o gratinado, espalhe por cima e leve a gratinar.
Esta receita foi partilhada pela Noêmia Martins, no seu Blog da Nô.
Imagens: Blog da Nô (esq.) e Coentros e Rabanetes (dir.)
Bacalhau com natas do Coentros e Rabanetes
Ingredientes 4 lombos grandes de bacalhau
2 kg batatas
3 cebolas
2 pacotes de natas magras
4 c. de sopa de farinha
100g queijo Emmental ralado
Noz-moscada q.b.
Manteiga q.b.
Modo de preparação
Comece por cozer o bacalhau em lume médio, retire e reserve. Na mesma água, coza as batatas partidas em cubos. Quando esfriar, desfie o bacalhau e reservar. Corte as cebolas em meias luas e leve-as a refogar no azeite. Escorra as batatas e reserve a água da cozedura. Adicione o bacalhau e as batatas ao refogado e envolva bem.
Entretanto, derreta a manteiga em lume médio, junte a farinha e mexa com uma vara de arames até formar bolas. Adicione um pouco da água e continue a mexer. Aos poucos, junte as natas sem parar de mexer. Adicione mais água até o bechamel ficar com a consistência desejada. Tempere com noz-moscada e sal a gosto.
Misture metade do bechamel com as batatas e o bacalhau e coloque este preparado num tabuleiro untado. Regue com o restante bechamel, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno, pré-aquecido, a 200 graus até gratinar.