Já não há desculpa para adiar os mais diferentes tipos de reciclagem que pode fazer aí em casa – ou no trabalho. Todos temos de fazer a nossa parte e reciclar cápsulas de café é uma das nossas possibilidades.
As consequências do consumo desenfreado, da utilização desmedida de plásticos e a falta de separação do lixo estão bem à vista, num planeta desequilibrado, sem recursos para as necessidades existentes e com perigos eminentes.
Se pensava que só é possível reciclar vidro, plástico e papel, engana-se! Hoje em dia, tudo (ou quase tudo) pode ser reaproveitado, portanto fique a saber que é também possível reciclar cápsulas de café. Sim, essas cápsulas que todos os dias deita fora podem ter nova vida.
Quer saber como?
Reciclar cápsulas de café: onde, como e porquês
O consumo do café em cápsula tem vindo a crescer cada vez mais. Cada português consome, em média, 700 cápsulas de café por ano. Já pensou na sobrecarga para o meio ambiente?
E se há uns anos atrás apenas uma ou duas marcas comercializavam este produto, hoje até as marcas de supermercado têm a sua oferta de marca própria.
Felizmente, paralelamente ao consumo crescente deste produto, as marcas têm vindo a ganhar maior consciência ecológica e têm pensado em sistemas de recolha das cápsulas usadas.
Aprenda connosco o ABC deste tipo de reciclagem, com as respostas ao onde, como e porquê tratar das suas cápsulas de café.
Como reciclar cápsulas de café
A partir de hoje já sabe, nada de deitar no lixo as cápsulas! Guarde-as a todas num saquinho e deposite-as depois num ecoponto específico para o efeito.
No caso da Nespresso, por exemplo, aquando da compra das cápsulas é oferecido um saquinho onde pode depositar as cápsulas e depois devolvê-las em praticamente qualquer boutique. Como alternativa, pode também entregar o saquinho na hora de entrega do seu novo café.
Também a Dolce Gusto, o Mercadona e o Pingo Doce possuem pontos de reciclagem onde pode depositar as cápsulas.
No caso de utilizar cápsulas de plástico, que deve mesmo evitar, a Sociedade Ponto Verde refere que :
“não devem ser colocadas no ecoponto amarelo, pois não são consideradas embalagens. Para minimizar o impacto ambiental deste resíduo, as cápsulas podem ser entregues às respetivas marcas, que muitas das vezes asseguram o seu encaminhamento para valorização e reciclagem.”
Há alternativa às cápsulas de utilização única?
Se há uns tempos, aquando do lançamento das máquinas de cápsulas, não havia alternativas, ou pelo menos alternativas de qualidade atestada, hoje já é bastante fácil encontrar uma cápsula de café reutilizável.
Mais baratas a médio/longo prazo e com qualidade suficiente para não comprometer a durabilidade dos aparelhos, têm sido cada vez mais escolhidas pelos consumidores, sobretudo para o consumo individual.
Também conhecida como cápsula recarregável, ela pode ser utilizada mais do que uma vez, sendo por isso mais ecológica, durável e sustentável. Para isso, há apenas necessidade de lavar após cada utilização, para depois ser novamente preenchida com café em pó à sua escolha, sempre que quiser preparar uma chávena.
Existem versões de vários materiais, sendo os mais comuns o alumínio, o plástico reforçado ou o silicone, e em modelos adequados às diferentes máquinas no mercado.
Regra geral, cada uma das cápsulas reutilizáveis resiste durante cerca de 100 utilizações, embora algumas marcas anunciem mesmo que as suas cápsulas podem ser reutilizadas infinitamente. De qualquer das formas, representam uma poupança de dinheiro muito superior ao uso das cápsulas convencionais. Além de que, como já referimos, são uma opção muito mais amiga do ambiente.
Outra das grandes vantagens é que pode utilizar o café da sua preferência e só precisa comprar o pó. Se gosta de variar, é só escolher duas ou três variedades de café e ir utilizando. No limite pode até fazer misturas.
Mais alternativas sustentáveis
Além de utilizar as cápsulas para tomar café, porque não experimentar utilizá-las para construir, por exemplo, peças de decoração?
Mobiles, caça sonhos, porta velas, pratos decorativos…. A lista de opções de objetos e peças que pode fazer com cápsulas de café é verdadeiramente infinita! Só precisa de alguma inspiração, criatividade, dedicação e, claro, cápsulas de café.
A importância da reciclagem
A verdade é que não há mesmo volta a dar. Se cada um não fizer a sua parte, o nosso planeta vai deixar de existir tal como o conhecemos – e as consequências são desastrosas. É, por isso, urgente começar a mudar comportamentos – e um deles é apostar na reciclagem.
Já é possível encontrar, um pouco por todo o lado, ecopontos para os três principais materiais – plástico, papel e vidro -, e já começam a existir mais pontos de recolha para outros produtos – com óleos ou pilhas, por exemplo.
No entanto, esta não é ainda uma prática 100% instituída na mente das populações, pelo que esta mudança de comportamento e mentalidade, face às condições ambientais atuais, torna-se urgente.
Todos sabemos o verdadeiro problema que é o plástico descartado. A solução que deve ter em consideração de forma mais imediata é, realmente, começar a reduzir ao máximo o consumo deste material. Aquilo que vai mesmo consumir, no mínimo, recicle!
Relativamente ao papel, e apesar de não ser uma ameaça propriamente, este pode muito bem estar em vias de extinção e para que possa ser produzido milhões e milhões de árvores são abatidas.
Finalmente, temos o vidro, material com tanto potencial e que pode ser reciclado inúmeras vezes. É, por isso, dever de todos dar mais oportunidade aos embalamentos deste tipo.