Share the post "É perigoso recircular o ar num parque de estacionamento fechado?"
Alguma vez se questionou se deve ou não recircular o ar num parque de estacionamento fechado? Antes de mais, sabe como o que é em concreto a recirculação do ar num automóvel e quais são as vantagens e desvantagens de recircular o ar?
Neste artigo vamos explicar-lhe tudo por partes. Assim, saberá como utilizar esta funcionalidade de forma segura, escolhendo os momentos corretamente.
A resposta é sim, deve recircular o ar num parque de estacionamento fechado. No entanto, existem vários “mas”, e que deve ficar a conhecer.
O que é a recirculação do ar no carro?
A recirculação do ar é uma funcionalidade dos sistema de climatização dos carros, que permite que o ar que se encontra no interior do carro não seja misturado com o ar exterior.
3 situações onde deve utilizar a recirculação do ar
Os parques de estacionamento subterrâneos são um caso claro onde devemos recircular o ar, no entanto, existem outros cenários onde também o deve fazer.
Parque de estacionamento
Se estiver num parque de estacionamento coberto muito tempo, ao fim de algum tempo terá de arejar o carro para ganhar oxigénio para poder respirar.
Ao abrir as suas janelas do carro o ar interior do habitáculo vai ser contaminado pelos gases do libertados pelos carros que estão a trabalhar no parque.
Para evitar isso, pode ligar a recirculação do ar interno e assim evitar o ar externo.
Dias de calor
Em dias de calor em que a temperatura exterior é muito elevada, não vai querer fazer entrar o ar exterior (quente) para o seu carro, certo?
Ao activar esta opção, o ar exterior não irá ser utilizado para arrefecer o seu carro. Só o ar interior, e apenas o ar interior, é que vai circular dentro do habitáculo.
Atenção: Nos dias de calor em que o seu carro está bastante tempo ao sol, nunca ligue a recirculação do ar inicialmente.
Primeiro, abra as janelas deixe o ar misturar-se, ligue a ventilação e comece a circular. Após uns minutos pode ligar a recirculação do ar.
Estrada com poeiras
Caso num dia de calor encontre uma estrada com terra, é natural que com o movimento do carro se levantem partículas de pó e terra na estrada.
Como vai querer manter o seu interior fresco, mas quer evitar a entrada destas partículas para o ar interior, certo? Para evitar basta ativar esta opção.
Como é que se ativa a recirculação do ar no carro?
Certamente já viu este botão centenas de vezes no seu automóvel. Porém, nunca lhe atribuiu grande importância ou não sabe qual é a sua funcionalidade.
Para ativar esta funcionalidade só tem de ligar a ventilação ou ar condicionado do automóvel, e carregar num botão que tem um carro desenhado com um seta que indica movimento, que significa a recirculação do ar interior.
Benefícios da recirculação do ar
- Ajuda a conservar mais facilmente a temperatura do interior do habitáculo
- Útil para evitar “cheiros” desagradáveis do exterior para o interior do carro
- Evita que o ar exterior se misture com o ar interior – útil para evitar contaminações através do ar exterior (ex: poeiras, gases etc.)
Perigos da recirculação do ar
- Viciação do ar
Viciação do ar – Perigo grave
Para respirar usamos oxigénio e libertamos dióxido de carbono. Se só estamos a usar o ar do habitáculo, ao fim de algum tempo é natural que a percentagem de dióxido de carbono aumente e a de oxigénio reduza.
Este processo faz com que o ar do habitáculo se torne viciado (seja rico em dióxido de carbono).
Para evitar a viciação do ar, bem como as dores de cabeça e até desmaios associados, os carros modernos desligam automaticamente a recirculação do ar (10 a 15 minutos após ter sido ligada).
Agora, para terminar vamos responder à pergunta do artigo. Assim, saberá tomar uma decisão equilibrada.
Recircular o ar num parque de estacionamento fechado: sim ou não?
Sim, mas com alguma precaução. Como viu anteriormente, há algumas vantagens ao utilizar esta recirculação do ar, mas também viu que há um grande perigo: a viciação do ar.
Se estiver num parque de estacionamento e se conseguir sair facilmente do parque pode recircular o ar. Assim, evita que os gases do parque de estacionamento estraguem a qualidade do ar do habitáculo.
Caso esteja num parque de estacionamento de shopping, por exemplo na altura de natal, e o tempo de saída seja maior pode tentar várias soluções.
Se tiver oportunidade de ficar mais um tempo pelo shopping para ver se a saída fica mais fácil e rápida, faça-o.
Caso tenha mesmo que ir embora, opte por ativar esta funcionalidade. Nesta situação, se o seu carro não desligar a recirculação do ar automaticamente, terá que ter cuidado e controlar o tempo.
Passaram 10 – 15 minutos e continua retido no parque? Desligue por uns momentos essa funcionalidade, abra um pouco as janelas e deixe renovar o ar.
É certo que o ar externo terá gases dos carros, mas, à partida, o ar não estará tão viciado porque o parque é de maiores dimensões.
Ao fim de ter renovado o ar e de ter “ganho” mais oxigénio, pode voltar a ligar esta funcionalidade para se proteger dos gases do parque de estacionamento.
Como pode ver, a recirculação do ar pode ser bastante vantajosa para situações de conservação de temperatura e da qualidade do ar do habitáculo.
No entanto, também ficou a saber que se a funcionalidade não for utilizada com precaução (10 a 15 minutos) pode ser bastante perigosa e levar a uma viciação do ar.
Esta viciação pode levar a dores de cabeça e até desmaios do condutor e passageiro, provocando acidentes e outros problemas.