Se as dívidas se avolumaram e não lhe restou outra solução que não fosse ficar insolvente, saiba que essa situação, apesar de difícil, não impede um recomeço na sua vida financeira. O processo exige alguns sacrifícios, mas permite uma nova fase sem dívidas.
Embora o pedido de insolvência seja, muitas vezes, a etapa final de um processo de sobre-endividamento, existem casos em que pode ser uma forma de mudar de vida.
Em alguns casos até é possível que exista algo parecido com um perdão para parte das dívidas. Embora não seja possível em todas as situações e tenha de ser autorizado por um juiz, esta forma de insolvência pode ajudar quem está numa situação difícil e não tem bens que permitam pagar tudo o que deve.
A lei foi recentemente alterada, reduzindo de 5 para 3 anos o período em que o devedor está em cessão. Isto é, em que deixa de ter o controlo dos seus rendimentos, ficando a gestão do património entregue a um fiduciário. O objetivo é garantir que uma boa parte desses rendimentos seja entregue aos credores.
Após esta fase, poderá recomeçar já sem o peso das dívidas. O Saldo Positivo explica-lhe todas as etapas do processo, bem como os requisitos necessários para poder requerer a insolvência com exoneração do passivo.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.