É certo que os 2 mil milhões de utilizadores do Facebook são difíceis de igualar, quanto mais de destronar. Falamos de uma plataforma que beneficiou do boom da Internet e, sobretudo, dos dispositivos móveis. No entanto, há redes sociais novas que vale a pena conhecer.
Redes sociais novas: vale a pena explorar?
Algumas polémicas que comprometem a fiabilidade do Facebook têm levado muitos utilizadores a questionarem a sua continuidade nessa rede social. Existem outros exemplos, como o Instagram, o Twitter ou o Snapchat, que pedem ao utilizador uma atualização e uma presença constantes no mundo online.
No entanto, há redes sociais novas que têm ganho algum espaço neste panorama e conseguido, dessa forma, cada vez mais adesão por parte da audiência.
Na verdade, o futuro passa pelas redes sociais. Muitas das notícias que hoje consome, senão a maioria delas, são partilhadas através dessas plataformas, chegando a si (e a outros tantos milhares/milhões) de forma mais rápida, fácil e pronta para consumo.
Em causa, podem estar artigos de opinião ou breaking news, o certo é que todos os órgãos de comunicação social têm já uma presença assídua nas redes.
Numa outra realidade, pode-se ter em conta o caso do atual presidente dos E.U.A., que, mais do que qualquer outro, “governa” o país a partir da sua conta de Twitter. Aqui se percebe a importância destas plataformas e de outras redes sociais novas que têm vindo a surgir e que se adaptam a todos os gostos.
5 redes sociais novas que deve conhecer
Vero
Uma aplicação lançada em 2015, mas que só recentemente prendeu a atenção do público. Uma das principais razões para tal parece ser a ausência de publicidade nesta que é uma das redes sociais novas do momento. Ao contrário de outras, como o Facebook ou o Instagram, a Vero não tem anúncios publicitários.
Também as recentes alterações aos algoritmos dessas plataformas têm causado alguma insatisfação nos utilizadores. Estas alterações não agradam à maior parte das pessoas e levam-nas a procurar alternativas como a Vero, uma rede “verdadeiramente social”, que tem como objetivo principal a partilha de conteúdos entre amigos (filmes, música, programas de TV, livros, fotos e URLs).
Untappd
Se é fã de cerveja artesanal, esta é a rede social para si. A Untappd permite-lhe classificar diferentes marcas de cerveja, manter-se em contacto com novas e antigas amizades e, ainda, dar sugestões a esses amigos dos sítios que mais recomenda.
Dribbble
No top das redes sociais novas está o Dribbble, uma plataforma que surgiu em 2010 e que tem, aproximadamente, meio milhão de utilizadores. É uma rede especializada em temas específicos, naquele(s) que mais lhe interessa(m). De facto, esta é uma plataforma onde só pessoas com convite podem entrar – uma forma de garantir a precisão dos conteúdos partilhados.
No Dribbble pode ainda usufruir de uma série de funcionalidades que, apesar de pagas, oferecem inúmeras vantagens para a maior parte dos profissionais. Entre elas, pode encontrar a possibilidade de alojar o seu portefólio, que pode “linkar” às lojas onde estão a vender os seus produtos/serviços.
Wayn
A rede social dos viajantes, onde pode encontrar locais novos para visitar, mas também mostrar aqueles que já visitou – bem como as atrações que quer recomendar. A Wayn é uma plataforma muito “visual”, onde são partilhadas inúmeras fotos dos lugares mais espetaculares.
Supernatural Connections
Se acredita em fantasmas, não há melhor ghost hunter do que o Supernatural Connections. Se tem interesse por astrologia e cosmologia, pelo oculto e por aquilo que ainda está por descobrir, esta é a rede social indicada para si.