Ekonomista
Ekonomista
29 Dez, 2023 - 11:45

4 redes sociais populares de que já nem se lembrava

Ekonomista

Muitas caíram em desuso, mas há redes sociais populares de que já nem se lembrava e que guardam memórias únicas.

brain rot nas redes sociais

Serviam propósitos específicos, como partilha de fotos, música ou, simplesmente, do dia-a-dia. Algumas redes sociais populares – de que já nem se lembrava – ainda existem, na sua maior parte, e até há casos em que pode aceder aos seus dados antigos.

Por exemplo, lembra-se do MySpace? E do Hi5? Duas das primeiras plataformas que começaram a desvendar aquilo que, mais tarde, se passaria a chamar de “redes sociais”.

Ao contrário do que muita gente possa pensar, o Facebook não foi o primeiro a desbravar o mundo do social media, pelo contrário.

Muitas foram as plataformas que o antecederam, onde eram feitas partilhas de vídeos de curta duração, músicas, trabalhos fotográficos, entre outros temas que se publicavam com muita frequência.

4 redes sociais populares que caíram no esquecimento

1

Myspace

O MySpace reinventou-se. Apesar de ainda se dedicar, principalmente, à música partilhada pelos utilizadores e também à partilha de notícias de artistas conhecidos, esta rede teve de se atualizar para apresentar, pelo menos, um aspeto gráfico mais atual e apelativo.

Apesar de ter perdido muitos utilizadores para plataformas como o Facebook, o Twitter, o Instagram ou o YouTube, o Myspace chegou a ser a rede social mais visitada entre 2005 e 2008.

Porém, com a necessidade de publicitar o seu trabalho, a grande parte dos artistas optou por outras redes para partilhar as suas criações. Isto fez com que o MySpace perdesse, para além dos seus utilizadores, uma grande quantia de dinheiro, factos que contribuíram para a queda da popularidade desta plataforma.

Se tinha uma conta nesta rede, ainda pode aceder à maior parte da sua informação, nomeadamente fotos, vídeos, playlists e amigos.

2

Hi5

Uma das redes sociais populares de que já nem se lembrava é, de certo, o Hi5, uma rede muito utilizada em Portugal. Na verdade, esta plataforma chegou a ser a segunda rede social mais utilizada na Internet, mas caiu em desuso com o surgimento do Facebook, em 2011.

O propósito de ambas as redes era muito semelhante, com a diferença de que, a criação de Zuckerberg, trazia um design mais apelativo, para além funcionalidades melhores e mais inovadoras.

Mas o Hi5 não “morreu” e ainda pode ser utilizado. Para além de ainda poder utilizar esta rede social, pode também reativar a sua conta antiga e aceder a toda a informação que, um dia, partilhou. Tudo o que precisa de saber é o email que usava para aceder à sua conta et voilá: voltou ao mundo das primeiras redes sociais.

3

Last.fm

Um dos primórdios da rádio online, a rede que inspirou serviços como o Spotify ou o Pandora. Na Last.fm foi criada uma verdadeira comunidade que partilhava um gosto em comum: a música.

Nesta plataforma eram discutidos temas relacionados com a música; todas as informações e recomendações que cada utilizador quisesse dar eram bem-vindas. Cada utilizador tinha, por isso, um perfil construído com base nos seus gostos musicais, tendo em conta as músicas e artistas que ouvia.

O Last.fm ainda existe e tem uma apresentação totalmente renovada, adequada à era das redes sociais e à constante inovação a que diariamente se assiste. Pode criar uma nova conta e recordar os velhos tempos de partilha de música.

4

Vine

Três anos depois de ter sido comprado pelo Twitter, o Vine foi desativado em 2016 por já não alcançar os resultados desejados. Mas esta foi uma das redes sociais mais populares – desde o seu lançamento, em 2012.

Na verdade, ninguém esperava o sucesso que esta plataforma alcançou. Através dela era possível a criação de vídeos de 6 segundos, na sua maior parte de comédia e entretenimento, que podiam depois ser partilhados.

O sucesso desta rede foi tal que até foi responsável pelo lançamento da carreira de Shawn Mendes, músico de origem portuguesa e britânica. Apesar de já estar desativada, esta era, certamente, uma das redes sociais populares de que já nem se lembrava.

Veja também