O Ministério das Finanças anunciou que os reembolsos do IRS 2023 já começaram a ser processados, sendo que os valores deverão começar a chegar à conta dos contribuintes nos próximos dias.
“A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já liquidou as primeiras declarações de IRS entregues e processou os primeiros reembolsos, que começam a chegar hoje à conta dos contribuintes, na semana seguinte àquela em que teve início a campanha de IRS de 2022″, refere a nota do Ministério.
Recorde-se que o prazo para a entrega da declaração anual dos rendimentos auferidos no ano fiscal de 2022 iniciou-se a 1 de abril e termina a 30 de junho de 2023.
Até esta quarta-feira, dia 12 de abril, já tinham sido submetidas no Portal das Finanças mais de 1,7 milhões de declarações de IRS. “Destas, 46% foram submetidas através do IRS Automático”, refere ainda o gabinete de Fernando Medina.
Já o prazo limite para os reembolsos termina apenas no final de agosto, ainda que o Fisco costume acelerar este processo à medida que os contribuintes entreguem a declaração no Portal das Finanças.
Já entregou a sua declaração? Saiba como consultar o reembolso do IRS no Portal das Finanças.
Guia do IRS 2023
Afinal de contas, o que é o IRS? Como funciona a cobrança deste imposto? E o que é preciso preencher na declaração? Veja as respostas a esta pergunta no nosso Guia do IRS.