Tal como o nome indica, os postos de trabalho temporários para reforço de Natal visam reforçar o trabalho dos lojistas assim que a febre natalícia atinge os consumidores.
Por natureza, particularmente nas semanas anteriores ao Natal, na qual a maioria das pessoas compra as prendas de Natal, e na semana seguinte, em que se verifica a necessidade de fazer trocas, o pico de consumismo atinge níveis muito altos em comparação com o resto do ano.
Prevê-se, assim, grandes afluências às lojas, mesmo que os portugueses estejam com menos dinheiro na carteira. Esta atividade traduz-se na criação de uma série de postos de trabalho de curta ou muito curta duração para fazer face à avalanche de exigências e de afluência às lojas quando chega a época natalícia.
Porquê apostar no reforço de Natal?
Esta é uma boa opção para quem pretende ter um rendimento extra nas férias de Natal, seja em part-time ou em full-time, ou uma oportunidade pontual para quem está desempregado ou à procura de emprego.
O tipo de funções que as superfícies comerciais, grandes, médias ou pequenas, pedem como reforço para o Natal pode variar bastante.
A influência da situação económica atual na procura de reforço de Natal
Com os preços a dispararem por influência da escalada da inflação, são várias as dúvidas que surgem sobre a celebração do Natal nesta altura em que o poder de compra das famílias se encontra em declínio.
O comércio por esta altura define estratégias como por exemplo a venda online, campanhas para compras antecipadas e aumento do período de troca. No entanto, ainda que com incertezas, o retalho prepara-se para o reforço de Natal das suas equipas.
Perante todo este panorama de maiores dificuldades económicas no final deste ano, espera-se que muita gente procure um trabalho extra para aumentar os seus rendimentos e assim fazer face a este contexto negativo.
Mesmo assim, muitas empresas procuram muitos colaboradores para reforço de Natal. Siga as nossas dicas e comece já a procurar pelas melhores oportunidades.
A época de reforço de Natal já começou
Como é sabido, o Natal é normalmente uma ótima época do ano para dinamizar o mercado de trabalho, já que as empresas procuram contratar centenas ou mesmo milhares de trabalhadores sazonais como reforço. Para o ano de 2023, em contexto de escalada da inflação, qual deverá ser o cenário previsto?
Grandes empresas retalhistas como a Fnac, Worten ou El Corte Inglés encontram-se já a admitir pessoas para reforço de Natal.
Recrutamento para reforço de Natal exclusivamente online
Muitas empresas estão a aderir ao processo de recrutamento de reforço de Natal 100% online. Esta estratégia resulta para muitos empregadores, uma vez que permite ser um processo de seleção célere.
Por isso, na hora de procurar, não descure uma visita aos sites e redes sociais das empresas, como é o caso da Parfois, que abriu um lote de vagas para os seus armazéns e lojas. Neste link, poderá tentar a sua sorte e visualizar os números de vagas disponíveis.
Reforço de Natal: oportunidades de emprego
Por exemplo, o El Corte Inglés costuma contratar centenas de colaboradores para a quadra festiva, para diferentes áreas de atendimento ao cliente.
Estes colaboradores vão ser integrados nas áreas de decoração, brinquedos, moda, supermercado, restauração, apoio ao cliente e-commerce, além de serviços especiais para essas datas, como por exemplo, os embrulhos de Natal.
As candidaturas podem ser feitas preenchendo este formulário online.
A Sonae tem também, nas diferentes áreas de negócio, oportunidades de emprego para esta época, nomeadamente vagas para vendedores nas diferentes lojas Worten do país que poderá consultar pormenorizadamente aqui.
COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA TRABALHAR NO REFORÇO DE NATAL
Fazer embrulhos
A contratação de trabalhadores que façam de embrulhos, por exemplo, é uma das atividades mais requisitadas nesta altura do ano. Não subestime esta atividade, pois muitas vezes precisarão de si para muitas outras coisas além de fazer embrulhos, e a arte de bem embrulhar tem até muito que se lhe diga.
Por outro lado, se no anúncio não for especificado que o querem para fazer embrulhos, muito provavelmente acabará por ter que os fazer, por isso nada melhor do que estar minimamente preparado.
Na internet não faltam tutoriais de como fazer embrulhos. E mais uma dica: coloque os olhos nos japoneses, grandes especialistas na matéria!
Promover produtos
A promoção de produtos é outra atividade muito requisitada por ocasião do Natal. Um pouco por todo o lado, particularmente em superfícies comerciais, é comum registar-se um significativo aumento no número de expositores comerciais.
A sua função é interpelar os clientes, tentar despertar o seu interesse no produto, dar a provar ou a experimentar e, claro, vender.
Outros tipos de reforços frequentemente procurados no Natal
- Livreiros;
- Assistentes de loja;
- Vendedores;
- Operadores de loja;
- Atendimento ao cliente;
- Caixa;
- Motoristas;
- Auxiliares de fabrico de produtos alimentares;
- Empregado de estabelecimentos de restauração e bebidas;
- Pessoal para organização de catering, entre muitos outros.
Assim, os centros comerciais, lojas, pastelarias, restaurantes e hipermercados são sempre apostas seguras se procura um trabalho nesta altura do Natal.
Encare esta oportunidade como algo mais do que uma experiência de trabalho passageira
Depois de conseguir um trabalho como reforço de Natal, lembre-se de que conhecerá muitas pessoas novas. Isso pode ser uma boa oportunidade de fazer alguns contactos, desenvolver a sua rede de relações profissionais e lançar sementes para uma oportunidade futura.