Com alguma pesquisa, facilmente encontra milhares de dicas específicas sobre a poupança, mas não encontra tão facilmente as regras de ouro da poupança: regras simples e fáceis que podem ser utilizadas para poupar em quase tudo. Aqui estão algumas dessas regras, que pode utilizar para poupar e ter dinheiro de sobra no final do mês.
6 regras de ouro da poupança a pendurar no frigorífico
1. Compre produtos de marca branca
A marca, por vezes, é apenas um nome a mais num produto igual de marca branca, que faz com que este seja mais caro. Quando a qualidade é maior, pagar mais pode não ser assim tão mau, mas quando é exatamente igual, não vale a pena deitar dinheiro fora.
Não se deixe levar por anúncios e compre aquilo que for de boa qualidade ao melhor preço, seja de marca ou não. Nisto consiste uma das mais importantes regras de ouro da poupança.
2. Não compre novo se houver usado
Sempre que possível opte pelo usado em vez do novo. Apesar de coisas novas terem um gosto especial, têm também um custo maior. Desde que o usado sirva para o mesmo propósito, opte por poupar.
Com o comércio online há dezenas de websites onde pode comprar coisas quase novas a preço de usadas, basta ter olho para a coisa e ser persistente. Desde sofás a carros, é possível poupar muito ao ver umas listas de artigos na Internet.
3. Não substitua se o antigo ainda funcionar
Todos gostamos de estar a par da moda. Quando sai um telemóvel avançado ou um carro mais potente, queremos logo comprar. Muitas vezes, são negócios que não valem a pena. Com jeito, gastamos o dobro do dinheiro que devíamos em algo que não é duas vezes melhor que o antigo – não é um bom investimento.
4. Sempre que possível, negoceie
Muito mais importante que as regras de ouro da poupança é a arte da negociação. Se souber como influenciar as pessoas e baixar o preço de grande parte das coisas que compra, então pode poupar como se não houvesse amanhã. O ordenado pode não mudar, mas se souber negociar bem pode parecer valer muito mais.
5. Faça em casa
Há coisas à venda que nem sempre vale a pena comprar. Algumas destas coisas pode fazer em casa, ganhando um pequeno hobby e algo a que vai dar mais valor assim que estiver feito.
Alternativamente, se puder arranjar alguma coisa sozinho ou com ajuda de amigos, em vez de chamar alguém para o fazer, está também a poupar dinheiro. Além de poupar, vai também sentir-se mais independente.
6. Compare preços
Para acabar a nossa lista de regras de ouro da poupança, temos que referir a comparação de preços e promoções. Ao fazer os trabalhos de casa para ver onde estão os preços mais baratos, consegue poupar bastante.
Crie o hábito de, antes de comprar alguma coisa, ligar o computador e ver preços na Internet – pode fazer uma grande diferença.
Veja também: