Um bom relatório de estágio deve descrever todas as atividades realizadas, explicando a participação do estagiário, sem esquecer de salientar o envolvimento e o valor formativo para o próprio.
Por isso, este documento, não pode ser só uma cópia de normas, manuais ou uma mera descrição de equipamentos. Deve conter, resumidamente, as técnicas usadas, o trabalho realizado durante o estágio e os seus benefícios.
Por fim, mas não menos importante, deve ter uma boa apresentação, com uma escrita clara e sem erros de português.
O que não deve deixar de fora do seu relatório de estágio
Existem já estruturas previamente definidas para a sua realização de um relatório. No entanto, deixamos-lhe aqui alguns tópicos a incluir no seu.
Capa
A capa do relatório deve incluir elementos que identifiquem o documento. As palavras “Relatório de Estágio” devem constar nesta página.
Também as informações referentes à pessoa que o realiza, à empresa/organização ou instituição onde o estágio decorreu e ao supervisor do estágio devem estar presentes.
A data de entrega deste documento deve também constar na capa.
Índice e Índice de Imagens/Tabelas
O índice deverá conter, dividido por capítulos, sub-capítulos e secções, as partes principais do relatório.
Os índices de imagens, tabelas ou quadros devem ser criados em separado.
Listagem de abreviaturas e/ou siglas
Esta listagem deve ser incluída caso existam abreviaturas e/ou siglas ao longo do documento.
Agradecimentos
Devem surgir ainda antes do índice e é, como o próprio nome indica, um conjunto de notas pessoais de agradecimento a todos aqueles que, durante todo o percurso de estágio, apoiaram, guiaram e estiveram presentes.
Introdução
A introdução do relatório de estágio deve dar a conhecer a escolha do tema do relatório, bem como a sua importância. Deve apresentar as questões de partida, bem como os objetivos de estudo/do estágio.
Para além disso, deve também conter uma identificação/descrição da estrutura do relatório e um resumo dos capítulos e conteúdos. Desta forma, dá um plano geral do mesmo ao leitor ainda antes deste se iniciar.
Tendo em consideração que a principal missão do estágio profissional é a de permitir uma visão alargada do que deve ser feito ou evitado na vida profissional, é importante refletir individualmente, acerca da importância da criação de um relatório de estágio.
Identificação do local de estágio
Neste tópico, deve ser descrito um pouco acerca do percurso do local do estágio ao longo do tempo, a localização, a história, o ramo de atividade, principais produtos e/ou serviços, as instalações, os equipamentos e tudo aquilo que considerar pertinente de modo a que o avaliador possa ter uma melhor ideia do contexto em que o estágio decorreu.
Duração do estágio
Deve ficar registada a duração do estágio, desde o dia de início até ao final. Caso se justifique, pode ser também criado um cronograma que contemple as atividades realizadas durante o estágio.
Objetivos do trabalho desenvolvido ao longo do estágio
Neste capítulo devem estar descritas as funções realizadas dentro da organização onde ocorreu o estágio, bem como os objetivos do trabalho desenvolvido ao longo do estágio.
Fundamentação Teórica / Revisão de Literatura
Neste tópico deve ser elaborada uma revisão crítica na área do tema de estudo, relatando a evolução temporal do tema, fazendo referência a autores e abordagens utilizadas, bem como às principais conclusões de estudos anteriores.
A fundamentação teórica deve apoiar a área de estudo em que o estágio se insere.
Conclusão
O culminar deste documento é, sem dúvida, a conclusão. Uma boa conclusão deve resumir os resultados e principais conclusões do estágio.
Anexos
Os anexos devem constar nesta secção, devidamente numerados.
4 dicas para um bom relatório de estágio
Não deixe para tudo para o fim
Durante o estágio, é importante que vá anotando os pontos fundamentais, em forma de pequenos textos ou tópicos, para que não fique nada esquecido e seja mais fácil redigir o relatório.
Procure desde o início a bibliografia
Pesquise os livros que mais se adequam ao trabalho que vai fazer no estágio. Sempre que iniciar um projeto ou processo mais específico, procure igualmente bibliografia sobre o assunto.
Além de ser mais útil para o seu estágio, também o vai fazer poupar tempo na redação do relatório. Não será necessário procurar livros à pressa para “encaixar” no que andou a fazer.
Escolha a estrutura que vai utilizar
Mesmo antes de começar a escrever o relatório, defina a estrutura que vai seguir, reservando páginas para secções específicas.
Assim que começar o estágio, pode começar a encaixar a informação em cada secção. No entanto, deixe a introdução e a conclusão para o final.
Não escreva na primeira pessoa
Os relatórios não se escrevem na primeira pessoa. Para quem não está habituado, pode parecer estranho, mas, depois de escrever algumas páginas, isso passa.