Share the post "Renault 4 está de volta: vénia ao passado, com os olhos no futuro"
“Dêem-me algo com volume”. Foi com estas simples palavras que Pierre Dreyfus, diretor-geral da Renault em 1956, deu o pontapé de saída para uma incrível história de sucesso, que haveria de durar décadas e tocar diferentes gerações. Falamos, claro está do Renault 4, o icónico modelo que a marca francesa agora ressuscita com motorização 100% elétrica.
Só para se ter uma ideia do impacto e do sucesso que o Renault 4 teve (popularizado como 4L), atente-se nestes números: em 30 anos foram vendidas mais de 8,1 milhões de unidades nos cinco continentes e em mais de uma centena de países; foi construído um pouco por todo o mundo (Portugal, Argentina, Colômbia, Argélia, Oceânia, etc); é o quarto automóvel mais vendido de todos os tempos.
Olhando para esta história esmagadora, talvez se pensasse que seria muita audácia trazer o Renault 4 para uma nova era. Reinterpretar um ícone é sempre um jogo complicado, mas a verdade é esse jogo foi ganho.
O novíssimo Renault E-Tech 100% elétrico, que chega aos concessionários em meados de 2025, está bem à altura dos seus pergaminhos. Ao preservar alguns dos elementos característicos do modelo original, não se hesita numa abordagem moderna.
Os fãs do modelo clássico vão reconhecer a forma inconfundível da carroçaria e os faróis redondos que remetem diretamente ao passado. No entanto, a nova versão foi reimaginada com linhas mais arrojadas e contemporâneas, integrando elementos de design que se alinham com o restante portfólio de veículos elétricos da Renault. Mais um passo da Renaulution.
Renault 4 E-Tech 100% elétrico: aposta ganha
O Renault 4 E-Tech 100% elétrico ocupa um lugar natural no segmento B, imediatamente acima do Renault 5 E-Tech 100% elétrico. Enquanto este se destina aos clientes urbanos, o Renault 4 E-Tech 100% elétrico dirige-se a um público mais vasto, procurando converter todos aos automóveis elétricos, incluindo as famílias jovens.
Tendo sido concebido não só para as necessidades quotidianas, mas também para desfrutar momentos de lazer, a marca assegura que este novo modelo está pronto para a cidade, para as montanhas e para as autoestradas.
Construído na plataforma AmpR Small, que partilha com o Renault 5, este automóvel projeta uma autonomia de até 400 quilómetros, mas traz consigo uma série de features e equipamentos que quase o “condenam” ao sucesso.
É um Renault 4, não há que enganar
Comecemos logo pela grelha, fortemente inspirada no Renault 4 original, mas, no entanto, é única, com o seu contorno continuamente iluminado e o logótipo Renault ao centro. Fabricada numa única peça (1,45 metros de comprimento), é uma estreia mundial na indústria automóvel.
Na traseira, os faróis tripartidos ganham um novo fôlego. De linhas modernas e com uma assinatura LED muito particular, o design não deixa de ser uma referência à forma de cápsula do ícone dos anos 60.
Com 4,14 metros de comprimentos, 1,80 metros de largura e uma altura de 1,57 metros de altura, o Renault 4 E-Tech 100% elétrico promete atrair tanto os aficionados do modelo clássico quanto os consumidores modernos que procuram um veículo sustentável e tecnologicamente avançado. E não faltam atrativos:
- Equipado com a função “One Pedal”, que maximiza a travagem regenerativa quando o condutor liberta o pedal do acelerador. O automóvel desacelera e pára sem que o condutor acione o travão. Este modo é automaticamente desativado em marcha-atrás para manter a função “creep”, ou seja, a capacidade de recuar suavemente, utilizando apenas o pedal do travão. Isto torna o estacionamento mais fácil para o condutor. A função One Pedal reativa-se automaticamente a velocidades superiores a 12 km/h. Também é desativada quando o sistema de controlo de tração avançado Extended Grip está no modo Neve.
- Com várias tecnologias avançadas de conforto e segurança: Active Driver Assist para uma condução assistida de nível 2, nada menos do que 26 ajudas à condução e o My Safety Switch. Esta função, muito popular nos novos modelos Renault, permite ao condutor ativar, com um simples toque num botão, as suas configurações preferidas para cinco ADAS.
- Integra os serviços Google conectados, com o sistema multimédia OpenR Link, bem como o avatar Reno. Em colaboração com o chatbot de inteligência artificial ChatGPT, o Reno completa o leque de tecnologias disponíveis. É fácil de utilizar, mesmo para os que não têm grande conhecimento de tecnologia.
- Equipado com um novo carregador bidirecional de 11 kW AC, compatível com as tecnologias V2L (vehicle-to-load) e V2G (vehicle-to-grid). Assim, o automóvel pode ser transformado em fonte de energia.
- Todas as versões estão equipadas com jantes de 18 polegadas. Na versão evolution, de entrada de gama, os embelezadores das rodas, otimizados aerodinamicamente, têm o nome de “Jogging”. Na versão techno, as jantes pretas de liga leve com corte diamantado e quatro raios chamam-se “Sixties”, uma alusão ao nome do modelo icónico do R4. A versão iconic inclui também jantes pretas de liga leve com corte diamantado, designadas “Parisienne”.
- Bagageira com uma capacidade de carga de 420 litros, 35 dos quais assumem a forma de arrumação por baixo do piso. Ideal para guardar o cabo de carregamento.
- Banco traseiro rebatível e um banco do passageiro dianteiro igualmente rebatível. Cria um comprimento de carga, de 2,20 metros, que permite transportar, facilmente, um pequeno armário ou esquis para adultos, por exemplo.
- Teto de abrir em lona, outra referência ao R4 dos anos 60, nomeadamente a versão Plein Air (ar livre). Está disponível em preto nas versões techno e iconic. As barras de tejadilho desaparecem para maximizar a área de abertura, tal como a antena, que está integrada no vidro traseiro.
Nostalgia do futuro
Não tenhamos ilusões. Este Renault 4 E-Tech 100% elétrico não é um mero exercício de nostalgia. É um projeto que se orgulha da história que vem sendo contada desde 1956, mas olha claramente para o futuro.
Ao piscar o olho ao passado, a Renault reinventa-se. Isto não tem nada de contraditório. Há um património que a marca francesa quer preservar, mas que também serve o propósito de uma estratégia global, tecnologicamente avançada e com o foco na mobilidade sustentável.
O veredito? É muito simples. Goste-se ou não, doa a quem doer, neste momento a Renault é o ponta de lança do movimento da eletrificação automóvel. Porquê? Porque tem lá os binários e as acelerações, mas acima de tudo tem em conta as pessoas. E são as pessoas que compram carros.