Share the post "Renault 4L elétrico: preparado para ligar a ‘catrel’ à ficha?"
Existem automóveis que são verdadeiros ícones, quer enquanto representantes de uma marca, quer enquanto integrantes de um sector que está em constante mutação. O 4L, ou a famosa “catrel” no anedotário português, é um desses modelos. Mas como vão reagir os fãs à chegada do Renault 4L elétrico?
O anúncio, em Fevereiro de 2021, da possibilidade da chegada ao mercado automóvel da versão elétrica do mítico e icónico Renault 4L deixou meio mundo em alvoroço. Sobre este lançamento, marcado para 17 de outubro, no Salão Automóvel de Paris, mais algumas informações surgiram a propósito do anúncio da marca francesa da estratégia Renaulution.
Trata-se da visão do futuro que a Renault antevê e que integra a criação de um novo centro de produção de veículos eletrificados, a edificar no norte de França. O objetivo é dar resposta à procura do mercado europeu por viaturas eletrificadas.
Neste contexto o construtor francês visa fundir três das fábricas existentes em Douai, Maubeuge e Ruitz, criando uma entidade com personalidade jurídica própria e que será controlada pela empresa-mãe.
Renault 4L elétrico: produção em 2025
Com esta ação, a Renault pretende criar um polo dedicado à construção de veículos elétricos e híbridos, com potencialidade de produção de 400.000 unidades ano. Ao mesmo tempo, com esta dinâmica, poderá chegar ao desejado veículo elétrico com preço de comercialização abaixo dos 20 mil euros, posicionando-se assim como líder do mercado de zero emissões.
É aqui que surgem os novos estudos da marca. Após o contínuo sucesso alcançado pelo Zoe, o citadino elétrico mais vendido na Europa no ano passado, é preciso pensar e colocar no mercado um sucessor à sua altura.
Surgiram assim duas possibilidades: o Renault 5 e o Renault 4, dois ícones na marca francesa cujos sucessores, em formato elétrico, e com renovado “charme”, podem fazer subir as vendas.
A reboque do citadino Renault 5 elétrico, que se prevê surja em 2023, com o nome 5 E-Tech Electric, surge agora o renascido Renault 4L, de propulsão elétrica, prevendo-se que a produção possa iniciar-se em 2025.
Modelo terá formas mais musculadas
Do que se sabe é que o futuro concept elétrico da Renault terá formas muito mais musculadas se comparado com o Renault 4L original.
O design será, no entanto, complementado por alguns elementos retro que aludirão ao passado do modelo, como sejam as óticas redondas a grelha retangular, as luzes diurnas colocadas no para-choques, a altura ao solo.
Outros elementos que remeterão para os primeiros 4L franceses serão a terceira janela lateral e os farolins traseiros.
Segundo o plano da estratégia Renaulution tanto os modelos elétricos Renault 5 como Renault 4L, terão motores zero emissões, e partilharão a mesma plataforma CMF-B-EV, além de outros componentes. O objetivo é posicionarem-se no mercado com preços muito competitivos face à concorrência.
Renault 4L original superou os 8,1 milhões de exemplares
Recorde-se que o Renault 4/4L original foi produzido de 1961 a 1994, tendo as vendas superado 8,1 milhões de exemplares vendido em todo o mundo, tendo sido um automóvel muito atrativo, entre outros, para os residentes em zonas rurais francesas e portuguesas. Inclusivamente chegou a ser fabricado na cidade da Guarda.
O modelo 4L francês é tão popular que até o Papa Francisco tem um exemplar. Aliás o modelo comemora este ano o 60.º Aniversário e a Renault tem preparado até ao final do ano um conjunto de atividades que visam assinalar a data com pompa e circunstância. À altura dos pergaminhos que o R4/4L escreveu na história do automóvel.
Sobre o tema 4L a marca francesa através da Renault Classic, Renault Design e Melun Rétro Passion (especialista em peças para modelos clássicos da marca francesa) desenvolveu em 2019 uma versão elétrica com o nome Renault 4L e-Plein Air.
O modelo não teve o sucesso esperado. Mesmo assim esta versão descapotável elétrica constitui uma raridade muito apreciada pelos colecionadores e aficionados dos automóveis clássicos pois apenas foram construídos pouco mais de 500 unidades, entre o final dos anos 60 e o princípio dos anos 70.
Vocacionada para o verão a versão “e-Plein Air”, presta um legítimo tributo ao mítico Renault 4L ainda que o seu motor de apenas 17 cv alimentado a partir de uma bateria de 6,1 kWh, atingisse a velocidade máxima de 85 km/h. A autonomia anunciada era de 80 km, suficientes para uma deslocação até à praia, num final de tarde.
Aposta no elétrico
Com a nova estratégia de aposta deliberada na mobilidade elétrica, a Renault tem previsto o lançamento de 24 modelos, entre eles 7 elétricos. Destes, três terão configuração comercial (2 lugares), até 2025.
A nova vaga de veículos elétricos da marca francesa iniciou-se este ano com o crossover Mégane eVision, derivado da plataforma CMF-EV. Seguir-se-á em 2023 um SUV do segmento C feito a partir da mesma base.
Artigo originalmente publicado em julho de 2021. Atualizado em setembro de 2022.