Share the post "Chegou o Renault 5 elétrico e é impossível não o reconhecer"
Não raras vezes olhar o passado ajuda a planear o futuro. O novo Renault 5 elétrico, apresentado oficialmente hoje, é não só uma forma de a marca francesa recuperar um dos seus modelos mais marcantes, mas também de estabelecer um novo paradigma em termos de mobilidade elétrica.
O Renault 5 é daqueles automóveis que marcaram uma geração. Surgido na ressaca das convulsões que as manifestações do Maio de 1968 causaram em França, e com réplicas um pouco por todo o mundo, tornou-se no símbolo de uma nova forma de estar e de encarar a mobilidade.
Em 1972, quando surge a primeira versão, é um carro disruptivo e, acima de tudo, económico. Em 24 anos, O Renault 5 só conheceu duas gerações – 1972-1984 (5.580.000 exemplares vendidos) e 1984-1996 (esta dividida em duas fases 1984-1987 e 1987-1996, com 3.436.650 de unidades comercializadas).
Tornou-se um ícone, um carro que toda a gente conhece na estrada. O que volta a acontecer com o novo modelo elétrico.
O Ekonomista foi conhecer em primeira mão esta nova aposta da marca francesa e o mínimo que se pode dizer é que ficamos rendidos ao encanto deste automóvel.
Renault 5: moderno, mas inconfundível
Ponto prévio: a Renault não quis fazer um carro vintage, um exercício de nostalgia ou uma simples operação de cosmética. O objetivo foi mesmo criar algo contemporâneo, com as linhas que sempre definiram o modelo adaptadas aos novos tempos.
E não há que enganar, este é mesmo um Renault 5, mais estilizado, é verdade, mas inconfundível.
Contando com 3,92 metros de comprimento, o novo Renault 5 elétrico é o primeiro veículo projetada na sua totalidade a partir da AmpR, uma nova plataforma Ampere dedicada aos veículos elétricos do segmento B.
Isto permite que o modelo apresente um piso plano, distância longa entre os eixos, espaço interior otimizado e maior capacidade da bagageira, com uns confortáveis 326 litros. Torna ainda o carro mais leve, com um peso abaixo dos 1500 quilos.
A comercialização do Renault 5 elétrico (as encomendas deverão estar abertas no verão e o carro chega a Portugal em meados de setembro) arranca com um motor elétrico de 150 cavalos, alimentado por uma bateria de 52kWh, o que deverá permitir uma autonomia a rondar os 400 quilómetros.
Também está prevista, mais à frente, a introdução no mercado de uma variante mais acessível, com uma bateria de 40kWh e entre 95 e 120 cavalos, e uma autonomia total de aproximadamente 300 quilómetros.
Tecnologia de ponta
Em termos tecnológicos, estamos perante um automóvel onde nada foi deixado ao acaso. A famosa grelha de ventilação do antigo Renault 5, situada no capô, mantém-se, mas agora funciona como um “contador” de carga da bateria, com o logo R5 bem visível.
O carro traz conexão aos serviços da Google, mas vai um pouco mais longe e estreia um assistente virtual, o Reno.
Desenvolvido para ajudar o condutor a uma viagem mais agradável, o Reno tem personalidade própria e está desenhado para responder a pedidos como a programação da hora de carregamento da viatura ou de que forma é possível aumentar a autonomia em andamento.
O Renault 5 elétrico é, assim, uma das grandes apostas da marca para este ano de 2024, fazendo regressar um automóvel de que muita gente guarda gratas recordações.
E há mesmo alguns pormenores no carro (como parte do tablier ou os icónicos farolins traseiros) que não deixam margem para dúvidas sobre de que automóvel estamos a falar.