Miguel Pinto
Miguel Pinto
25 Out, 2024 - 15:26

Ao volante do Renault 5 E-Tech: a lenda que renasceu

Miguel Pinto

Fomos experimentar o Renault 5 E-Tech pelas estradas da Riviera francesa. Venha saber como se comportou o carro de que todos falam.

Novo Renault 5 E-Tech amarelo

Já se disse muita coisa sobre o Renault 5 E-Tech. Da sua inspiração retro, das tecnologias que incorpora ou das garridas cores pop, já muito se escreveu. Mas a verdade é que é preciso vê-lo. Ao vivo e a cores. Acreditem, é toda uma outra experiência. E foi o que fizemos pelas estradas da Cote d’Azur.

Antes de mais é preciso lembrar (mesmo não sendo realmente necessário) que este não é um carro qualquer. Tem responsabilidades acrescidas dentro do Grupo Renault, fruto dos milhões de exemplares vendidos e do impacto cultural que teve durante os seus anos de produção (1972 a 1996). Um pouco como o Renault 4.

O Renault 5 E-Tech não é um mero exercício de nostalgia. Se o fosse, estava talvez condenado ao fracasso. Mas este novo modelo está fadado ao sucesso. Não renega o passado, mas aponta claramente ao futuro.

Quando nos sentamos ao volante percebemos de imediato que há algo ali de especial. O que foi confirmado, por exemplo, nas ruas do Mónaco, onde entre máquinas poderosas, o nosso pequeno 5 sobressaiu. E de que maneira.

Renault 5 E-Tech: um novo paradigma?

O Renault 5 E-Tech é uma proposta 100% elétrica e promete revolucionar a mobilidade elétrica em perímetro urbano. O modelo que testamos, o techno, apresenta uma bateria de 52kWh, prometendo uma autonomia de até 410 quilómetros (WLTP).

O grande golpe comercial será, em 2025, a chegada ao mercado de um Renault 5 E-Tech com uma bateria de 40kWh, uma autonomia de até 310 quilómetros e com um combativo preço abaixo dos 25 mil euros. Vai fazer mossa.

O design deste carro provém do histórico R5, disso ninguém duvida. Quase toda a gente teve um automóvel destes na família, já o viu em múltiplos filmes, enfim, aquelas linhas não enganam.

O inevitável, e fundamental, traço de modernidade, deu-lhe um toque de diversão um “je ne sais quoi” que atrai quem o vê passar. Primeira aposta ganha da Renault.

O interior também foi pensado para fazer a ponte entre o antigo e o moderno. Não é um carro especialmente espaçoso, em especial atrás, mas oferece, por exemplo, uns generosos 326 litros de capacidade de bagageira, o que para este segmento não é nada mau.

Os bancos são diretamente inspirados nos do mítico Renault 5 Turbo, sendo que o tecido pespontado que adorna o tablier remete imediatamente para o modelo original. A posição de condução é muito confortável, tonando o Renault 5 E-Tech muito divertido de conduzir: Segunda aposta ganha da Renault.

Renault e-tech verde

Tecnologia de ponta

Como é óbvio, em 2024 não é possível conceber um automóvel sem o dotar da melhor tecnologia possível. É o que acontece aqui. O Renault 5 E-Tech traz um ecrã central multimédia de 10,25 polegadas, integrado numa moldura com o painel de instrumentos digital.

O sistema de infoentretenimento segue a linha dos últimos lançamentos da marca, com o OpenR Link, Android Auto e Apple Car Play, essenciais como suportes para uma condição mais segura e tranquila.

Ah, e traz ainda um toque de inteligência artificial, com o avatar Reno, um pequeno losango com resposta na ponta da língua para algumas centenas de perguntas. Com a integração do ChatGPT, é um auxiliar a quem se pode pedir para fechar as janelas, sugerir um caminho alternativo ou pedir uma nova música ambiente. Terceira aposta ganha da Renault.

interior do renault 5 e-tech

Condução segura e divertida

Construído na plataforma AmpR Small, uma proposta da Ampere dedicada aos automóveis elétricos do segmento B, o Renault 5 E-Tech demonstrou um excelente comportamento na estrada. Os 150 cavalos do modelo experimentado convencem os mais reticentes, com uma agilidade supreendente.

A direção pode parecer um pouco rígida (há diferentes modos de condução, designadamente o Eco, Comfort, Sport e Perso), mas essa ideia é rapidamente desfeita quando começamos a rolar na estrada. A suspensão independente às quatro rodas dá um equilíbrio notável ao carro, evitando grandes surpresas.

Também em termos de travagem, a Renault resolveu aquele que, à partida, podia ser um problema, com o novo sistema One Box, que evita a ligação mecânica entre o pedal do travão e o sistema hidráulico de travagem. Na experiência de condução que tivemos em algumas estradas sinuosas de Nice, os travões portaram-se à altura, sem fricções ou sobressaltos. Quarta aposta ganha da Renault.

traseira do renault 5 e-tech

Veredicto e preços

O Renault 5 E-Tech é, claramente, um game-changer no mercado dos carros elétricos. Diga-se o que se disser, é um carro que não deixa ninguém indiferente, que vira cabeças um pouco por todo o lado onde passa.

Nota-se bem que anda por ali o espírito de um carro que, à sua época, foi absolutamente revolucionário. Quando me sentei ao volante, fui por momentos transportado para dentro do velhinho R5 branco do meu pai. Mas depois olhamos para toda a tecnologia à nossa frente e sabemos que estamos num marco do presente e que vai definir o futuro imediato.

Às vezes perguntam-me se não há coisas que não goste num carro. Há, claro que há. Neste Renault 5 E-Tech foi ter de o devolver.

Para finalizar, refira-se que enquanto não chega o esperado modelo com um preço abaixo dos 25 mil euros, os modelos já disponíveis são o techno (33.000 euros) e o iconic (35.000 euros).

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