Lembra-se do espetacular Renault 5 Turbo? De como voava pelas estradas, fazendo furor nos ralis? Pois é, o modelo está de volta, chama-se Renault 5 Turbo 3E e regressa com estrondo. Com o aspeto e a decoração de um automóvel construído para a pista, ostenta as cores históricas de uma das versões de competição do início dos anos 1980.
O modelo é um hot hatch, totalmente elétrico, de design retro-futurista, com uma tomada de carga moderna posicionada numa das entradas de ar traseiras, que recorda o estilo do “Turbo” original.
A superestrutura em carbono é, simultaneamente, leve e extremamente rígida, duas qualidades fundamentais para um pocket rocket digno do seu nome e do seu património histórico.
Tal como o seu emblemático antecessor, o Renault 5 Turbo 3E terá tração traseira. Os dois motores elétricos instalados nas rodas traseiras fornecem uma potência instantânea a cada roda, para uma potência total combinada de mais de 500 cv.
Ao volante, o condutor viverá as emoções de uma condução com acelerações relâmpago. O Renault 5 Turbo 3E vai passar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos, desempenho digno de um supercarro ou mesmo de um hipercarro.
O Renault 5 Turbo 3E é uma verdadeira celebração da história automóvel, reinventada para um futuro elétrico, na linha do que já acontece com o irmão R5 elétrico que já faz furor no mercado automóvel.
Com um design que homenageia o clássico dos anos 80 e um desempenho impressionante movido por motores elétricos, este modelo promete ser um marco na transição para a mobilidade sustentável, sem perder o espírito competitivo que fez do Renault 5 Turbo uma lenda.
Renault 5 Turbo 3E: apresentado numa… série
Pois é verdade. A revelação de que este modelo estará de volta (prevê-se que em 2026 esteja no mercado), surge no final da série documental Anatomy of a Comeback disponível no Prime Video.
Conta a história de como o Grupo Renault deu a volta por cima e ultrapassou uma crise que excedeu tudo o que se tinha visto anteriormente neste sector. À beira do colapso no início da década de 2020, a empresa lançou o Renaulution, um roteiro de transformação único na indústria automóvel.
No final do quarto episódio, surge a surpresa. Os telespectadores seguem Luca de Meo, diretor-geral do Grupo Renault, Fabrice Cambolive, diretor-geral da marca Renault, e Gilles Vidal, vice-presidente de Design, numa visita ao Departamento de Design, para ver o futuro Renault 5 Turbo 3E, confirmado por de Meo como um modelo de produção futura.
Quarenta e seis anos após o lançamento do primeiro Renault 5 Turbo, a Renault surpreende os entusiastas com o renascimento deste ícone desportivo, campeão mundial de rali em 1981, com o piloto francês Jean Ragnotti.
O modelo é considerado um dos carros mais divertidos e desafiadores de conduzir. O seu regresso é mais um tiro certeiro da marca francesa, que de novo olha para a sua história para fazer o futuro.