Miguel Pinto
Miguel Pinto
17 Mar, 2025 - 11:40

Renault 5 Turbo 3E: regressa o pequeno (e lendário) supercarro

Miguel Pinto

Fomos conhecer o novo Renault 5 Turbo 3E. São 504 cavalos de potência numa máquina que terá uma produção limitada a 1980 exemplares.

Novo Renault 5 Turbo 3E

Não, não é mais um carro elétrico. Não é mais uma oferta do mercado que vai passar entre os pingos da chuva, tantos são os modelos que as diferentes marcas deitam cá para fora. Não, o Renault 5 Turbo 3E é um carro especial.

Depois do sucesso que foi o lançamento do Renault 5 E-Tech (um carro 100% elétrico e que conquistou o galardão de Carro do Ano), a marca francesa decidiu fazer regressar (numa edição limitada) um carro lendário. E em boa hora o fez.

Primeiro, para dar um abanão no sentimento “mais do mesmo” que se vem sentindo em muitos lançamentos recentes do mercado automóvel. Depois, porque vem provar que a mobilidade sustentável não é incompatível com performances de excelência. Finalmente, porque quem não conhece o passado, tende a não compreender o futuro.

Fomos conhecer em primeira mão este Renault 5 Turbo 3E em plena fábrica da Renault, em Flins, a dois passos de Paris. Quando a cortina se levantou, percebeu-se rapidamente que se estava perante algo especial. E marcante.

Renault 5 Turbo 3E: pocket-rocket de eleição

Inspirado nos lendários Renault 5 Turbo e Turbo 2, o Renault 5 Turbo 3E diz logo ao que vem quando percebemos que está ali um motor com 540 cv, com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos, tudo acomodado numa superestrutura em fibra de carbono.

Com dimensões compactas (4,08m de comprimento, 2,03m de largura e 1,38m de altura), este modelo reforça a identidade de um automóvel citadino com a largura de um supercarro. As jantes de 20 polegadas escondem motores elétricos em cada roda traseira, garantindo uma performance explosiva.

Lateral do Renault 5 Turbo 3E

Design agressivo

O Renault 5 Turbo 3E exibe um design agressivo, destacando-se pelo para-choques dianteiro proeminente, pelas asas traseiras alargadas e pela aerodinâmica aprimorada. Elementos como o difusor aerodinâmico, entradas de ar estrategicamente posicionadas e um spoiler traseiro garantem um equilíbrio perfeito entre desempenho e eficiência.

As semelhanças com os Renault 5 Turbo clássicos são evidentes, mas atualizadas a tecnologias contemporâneas. Os faróis LED substituem os originais, mantendo o formato quadrado, enquanto os espelhos retrovisores e outros detalhes evocam o Renault 5 E-Tech elétrico.

Performance e tecnologia de ponta

Este modelo foi desenvolvido sobre uma plataforma dedicada a veículos elétricos de alto desempenho. Como já referimos, os 540 cv, e um binário impressionante de 4.800 Nm, garantem arranques imediatos e uma resposta rápida. Está ainda otimizado para uma grande agilidade e capacidade de drift, contando com um travão de mão vertical ao estilo dos ralis.

A bateria de 70 kWh proporciona uma autonomia superior a 400 km (segundo o ciclo WLTP) e suporta carregamento rápido de até 350 kW, permitindo carregar dos 15% aos 80% em apenas 15 minutos.

Sentado ao volante, começa a grande aventura, com o sistema Multi-Sense a oferecer quatro modos de condução: Snow, Regular, Sport e Race, sendo este último otimizado para pista e drift.

Para que nada falhe em termos de sensações, o habitáculo reflete a essência desportiva do modelo, com bancos baquet, cintos de seis pontos e materiais leves como fibra de carbono e Alcantara.

O painel de instrumentos digital inclui ecrãs OpenR de 10,1 e 10,25 polegadas, fornecendo informações de navegação e multimédia. O sistema OpenR Link, com Google integrado, garante atualizações e serviços conectados.

Traseira do Renault 5 Turbo 3E

Personalização exclusiva e produção limitada

Para celebrar o legado do Renault 5 Turbo, o Turbo 3E será produzido numa série limitada a 1.980 unidades, referindo-se ao ano de lançamento do modelo original.

Os clientes poderão personalizar o número da sua unidade e estará disponível em várias cores exteriores e interiores, algumas recordando as cores históricas do Renault 5 Turbo e Turbo 2, como o Rouge Grenade dos modelos de produção, ou o amarelo, branco e preto do modelo de rali “Tour de Corse 1982”. Novas opções de cores “gentleman driver” ou contemporâneas também estarão disponíveis.

Simultaneamente, os clientes terão à sua disposição um vasto leque de opções de personalização, desde a decoração exterior até aos acabamentos interiores (bancos, painel de bordo, painéis das portas ou consola central). Juntamente com os designers da Renault, poderão combinar as variantes para criar o seu próprio automóvel, verdadeiramente único.

Dados técnicos do Renault 5 Turbo 3E

Dimensões e peso

Comprimento: 4,08 m

Largura: 2,03 m

Altura: 1,38 m

Distância entre eixos: 2,57 m

Distância ao solo: 118 mm

Peso: 1,450 quilos

Plataforma

Plataforma elétrica dedicada

Arquitetura de 800 volts

Grupo propulsor e bateria

Motores elétricos nas rodas traseiras 2 x 200 kW (540 cv / 4.800 Nm)

Bateria de iões de lítio de 70 kWh

Autonomia WLTP superior a 400 km (valor provisório)

Carregadores

11 kW AC bidirecional (tempo de carga AC 0-100 %: 8 horas)

350 kW DC (tempo de carga DC 15-80 %: 15 min)

Desempenho

0 a 100 km/h: < 3,5 segundos

Velocidade máxima: 270 km/h

Novo marco para a Renault

Desenvolvido em colaboração com a Alpine Cars, o modelo foi projetado para oferecer um desempenho extremo, tanto em estrada como em pista.

Mais do que um regresso às origens, o Renault 5 Turbo 3E é uma declaração de intenções da Renault para o futuro. A combinação de design nostálgico, desempenho eletrificado e tecnologia avançada, representa uma nova era para os hot hatches desportivos, sendo este o primeiro mini-supercarro elétrico da história.

As encomendas serão abertas em breve, com as primeiras entregas previstas para o primeiro semestre de 2027. O preço ainda não foi divulgado, mas a exclusividade nunca é barata…

Veja também