Os anos passam e o Renault Captur da 2.ª geração, no ativo desde 2019, começa a acusar o peso da idade, ainda que mostre linhas harmoniosas e construção robusta.
A verdade é que a concorrência está a ganhar terreno e o crossover compacto francês não quer deixar o seu ‘reinado’ em mãos alheias.
Outro aspeto importante é que a linguagem de estilo da Renault mudou desde então, pelo que urge atualizar um dos seus modelos mais populares.
Daí que o Captur se apresente agora como um crossover com um design mais agressivo, aproximando-se dos restantes modelos da gama Renault. Como diz a marca. um modelo para ser vivido.
Captur: mudança significativa no design exterior
Como as imagens mostram, o novo Captur apresenta significativa alteração na secção frontal, com uma assinatura luminosa mais rasgada e bipartida, logótipo Renault mais pequeno, grelha mais estreita e capot mais plano.
Linhas inspiradas no remodelado Clio e nos modelos maiores, Rafale e Scénic E-Tech. Nota-se, por parte da marca francesa, um maior cuidado na harmonização do portfólio dos modelos.
Na traseira e no perfil mantém-se grande parte dos traços conhecidos da 2.ª geração. No entanto, os farolins traseiros terão nova disposição sendo mais alongados em direção ao logótipo e ao lettering CAPTUR, colocados bem ao centro do portão que dá acesso à bagageira.
O para-choques traseiro segue a inspiração do frontal, apresentando maior diferença na parte inferior. Os aros das rodas continuam marcados por aplicações plásticas em tom escuro que ajudam a definir a silhueta do automóvel.
Com estas alterações, a Renault tem como propósito distanciar mais o Captur do ‘primo’ Mitsubishi ASX, que chegou recentemente ao mercado europeu, dando-lhe ainda mais personalidade.
Espaço interior generoso
O Novo Captur mantém a versatilidade, a carroçaria bicolor e o generoso espaço interior, bem como uma gama de equipamentos engenhosos e de alta tecnologia. Para além destas qualidades, que já fazem parte do seu ADN, a nova geração do Captur ganha uma série de novas funcionalidades.
Mais expressivo por dentro e por fora, com o novo nível de equipamento Esprit Alpine, o estilo do Novo Captur oferece um toque único de elegância e espírito desportivo.
O habitáculo é realçado pelos novos estofos e os novos ecrãs no tablier e painel de instrumentos. Disponível em função das versões, o sistema multimédia OpenR Link, com Google incorporado, oferece o melhor da tecnologia a bordo com Android Automotive 12, uma estreia mundial no segmento B.
A arquitetura eletrónica, inteiramente nova, eleva a segurança a novos níveis, com uma gama de ajudas à condução de última geração, incluindo a função de condução híbrida preditiva e o Active Driver Assist, para uma condução autónoma de nível 2.
Em Portugal, o Novo Renault Captur vai estar disponível com uma gama de quatro motorizações, entre as quais a opção E-Tech full hybrid de 145 cv.
Para um maior prazer e uma condução ainda mais dinâmica, a transmissão foi revista e a direção assistida recalibrada.
Consoante a versão, o sistema Extended Grip otimiza a tração em todas as condições de condução.