Share the post "Renault Rafale: inspirado nos céus para brilhar na estrada"
Não se pode dizer que 1934 seja um ano de muito boas memórias. Afinal, foi nessa altura que Hitler estabeleceu em definitivo o regime nazi na Alemanha, ponto de partida para um dos períodos mais negros da humanidade. Mas foi também o ano em que surgiu o Caudron-Renault Rafale, um avião de corrida com motor desenvolvido pela marca francesa, e que marcou uma época, voando a uns extraordinários 445 km/h.
Noventa anos volvidos, eis que a história deste pequeno e eficaz avião é revisitada com o lançamento de um carro, mais concretamente o Renault Rafale E-Tech Full Hybrid.
Trata-se de um SUV topo de gama, que abre outro capítulo da ofensiva da Renault no campo da eletrificação e da mobilidade sustentável. A Renaulution segue a todo o vapor, com o resto deste ano ainda a aguardar muitas surpresas e modelos há muito ansiados.
O Ekonomista foi testar o novo Rafale pelas cercanias de Sevilha e encontrou uma viatura que promete não dar tréguas na intensa luta que já se vai desenvolvendo no segmento D.
Renault Rafale: bandeira para o segmento D
Construído tendo como base a plataforma CMF-CD, o novo Rafale tem 4,71 metros de comprimento, 1,87 metros de largura e 1,61 metros de altura, conferindo-lhe uma personalidade bastante interessante.
Aliás, é um carro que impressiona logo pelo design exterior (concebido integralmente pelo designer Gilles Vidal). A grelha repleta de pequenos diamantes, num inovador desenho 3D, faz ressaltar o símbolo da marca, espraiando-se para os faróis full LED, no final de um longo capot. Não há que enganar. É um Renault da nova vaga.
No interior, os passageiros vão com toda a certeza apreciar o generoso espaço que o Rafale oferece, mesmo tendo em conta as linhas coupé que se desenham à primeira vista. A segunda fila, tem um raio de 302 mm para os joelhos e 880 mm de altura livre, contando ainda com uma bagageira de respeito, com capacidade para 627 litros.
Para que se possa fruir da viagem em todo o seu esplendor, este novo modelo traz o teto panorâmico Solarbay, onde a tecnologia PDLC (desenvolvida pela Saint-Gobain e que fez a sua estreia precisamente no Rafale) permite tornar o tejadilho mais opaco ou transparente, bastando para isso pedir ao Assistente do Google ou acionando um comando no interior.
Rendimento elevado
A versão do Renaul Rafale que testamos não deixou créditos por mãos alheias no que diz respeito à performance.
Um potente grupo propulsor híbrido de 200 cv, associado à caixa multimodo, faz com que o comportamento em estrada seja firme e a condução suave e divertida ao mesmo tempo, fruto de um chassis de conceção precisa e avançada. Desta forma, consegue reclamar um consumo de 4,7 litros/100 km, e emissões de 105 gramas de CO2/km.
O sistema de quatro rodas direcionais 4CONTROL Advanced (incorporada de série na versão Esprit Alpine), não só melhora de forma significativa o comportamento do automóvel, como também permite abordar as curvas a velocidades mais elevadas e proporcionar uma agilidade acrescida em circuito urbano.
Equipamento de topo
Mas há muito mais características do Rafale que fazem dele um SUV decididamente de categoria superior:
- Sistema de info-entretenimento OpenR Link (com dois ecrãs) bastante intuitivo, incorporando serviços Google com mais de 50 aplicações disponíveis
- Pacote de 32 sistemas de ajuda à condução em três categorias centrais: condução, segurança e estacionamento
- Sistema Safety Coach de série para uma condução mais suave, reduzindo o risco de acidentes
- Suspensões dianteiras e traseiras multi-link, que dão uma maior estabilidade e conforto à condução
- Jantes em liga leve de 20 polegadas
- Bancos desportivos acolchoados
O Renault Rafale já está em Portugal com duas versões: a Techno (com preço de entrada de 45 mil euros) e Esprit Alpine (50 mil euros), esperando-se que em meados de outubro chegue a excitante versão E-Tech 4×4, de alto desempenho, com uns incríveis 300 cv.
Se levarmos em linha de conta que o segmento D registou, em 2023, um crescimento de 8,8% na Europa, pode dizer-se com segurança que o Rafale é uma rajada que a Renault sopra ao mercado, seguindo com firmeza o caminho de cobrir todas as áreas do mercado. Elétricos ou térmicos.