Share the post "Renault Rafale 4×4: são 300 cv e uma excitante versão Alpine"
Já tínhamos falado deste Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv plug-in hybrid. Aliás, já tínhamos estado perto dele, mesmo junto ao histórico avião que lhe serviu de inspiração, o Caudron-Renault Rafale.
A verdade é que estamos perante um automóvel que se posiciona numa classe à parte, com tecnologias e grupos propulsores ímpares, reforçando a subida de patamar da Renault nos segmentos C e D.
A peça central deste automóvel de elevado desempenho é o novo grupo propulsor E-Tech 4×4 de 300 cv plug-in hybrid, desenvolvido especificamente para este modelo.
Este grupo propulsor distingue-se pelo desempenho (de 80 a 120 km/h em 4 segundos) e pela eficácia, graças ao funcionamento otimizado dos quatro motores, um térmico e três elétricos.
O Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv plug-in hybrid tem uma autonomia de até 1.000 km, com um consumo WLTP ao melhor nível, mesmo com a bateria descarregada (0,5 litros/100 km em ciclo combinado e 5,8 litros/100 km com a bateria totalmente descarregada).
Estes valores, diz a marca francesa, são os melhores do segmento, permitindo-lhe usufruir das vantagens da tecnologia híbrida plug-in, sem constrangimentos. Para a condução quotidiana, o Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv plug-in hybrid também pode funcionar como um automóvel totalmente elétrico, com uma autonomia de até 105 quilómetros.
Em alternativa, pode funcionar em modo full hybrid, no qual o automóvel pode tirar partido do reconhecido rendimento da tecnologia E-Tech. A bateria tem uma capacidade substancial de 22 kWh.
Pode ser carregada a partir de uma tomada ou de um ponto de carregamento, bem como quando o automóvel está em circulação, através da função de travagem regenerativa.
Rafale E-Tech 4×4 300 cv: nova versão Alpine
Para além do novo grupo propulsor, o Rafale E-Tech 4×4 300 cv plug-in hybrid ganha uma nova versão atelier Alpine, com jantes específicas de 21 polegadas e possibilidade de escolha da carroçaria na cor exclusiva azul cume acetinado, em opção.
Este modelo dispõe, ainda, de um sistema de controlo do chassis e de agilidade desenvolvido pelos engenheiros da Alpine Cars, bem como de uma suspensão inteligente auto-ajustável com uma câmara de controlo preditivo.
Associadas à tração integral e à direção às quatro rodas, estas caraterísticas somam-se a uma configuração técnica única entre as marcas generalistas, fundindo potência, agilidade e performances inigualáveis. Sem esquecer o conforto e o bem-estar que fazem sempre parte de um automóvel concebido pela Renault.
Tração inteligente para maior segurança e dinamismo
Como já referimos, o Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv dispõe de um sistema de tração às 4 rodas que está permanentemente ativo. A tração por cada eixo é gerida, automaticamente, pelo sistema E-Tech, em função das condições de condução e do modo de condução selecionado, através das configurações MULTI-SENSE.
A distribuição do binário pode variar, instantaneamente, entre 100% nas rodas dianteiras (tração dianteira) e 100% nas rodas traseiras (tração traseira). Regra geral, a tração dianteira é preferível até aos 70 km/h e a tração traseira acima disso.
Condução híbrida preditiva
Esta função maximiza a utilização da energia elétrica durante a viagem. Os dados do mapa conectado, como a topografia da estrada nos próximos sete quilómetros (ou o percurso mais provável se não for registado um destino), fornecem informações antecipadas ao sistema de gestão da bateria para que a energia do motor elétrico seja utilizada sempre que possível.
Um relatório de condução está disponível, sob a forma de um histograma, que detalha o consumo e a distância percorrida em modo 100% elétrico.
Construído na fábrica de Palência, em Espanha, o Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv plug-in hybrid chega aos concessionários Renault em Portugal já este mês novembro.
Está disponível a partir de 50.000€ (P.V.P.R.) na versão esprit Alpine. Já a versão atelier Alpine, está disponível a partir de 59.500€ (P.V.P.R.).