Share the post "Renault Scenic E-Tech: sofisticado e com autonomia familiar"
O Renault Scenic E-Tech 100% elétrico foi considerado o Carro do Ano 2024. É uma distinção efémera, sabemos disso. Mas a marca francesa fez questão de construir um automóvel que vai além desse pormenor. O novo Scenic chegou para ficar, para ser uma referência no seu segmento e para obrigar a concorrência a perceber esta aceleração.
É que ainda há poucas semanas foi revelado o novíssimo Renault 5 elétrico (que vai ser um caso sério de sucesso, ninguém duvide) e aos poucos a oferta da marca torna-se transversal a todos os segmentos.
Mas mais do que apenas estar presente em todas as áreas do comércio automóvel, a Renault começa a marcar o passo a que rola a mobilidade elétrica.
O Scenic, que o Ekonomista foi conhecer, é um exemplo claro dessa estratégia e completa a gama de automóveis elétricos da marca no segmento C, com uns impressionantes 625 quilómetros de autonomia.
Renault Scenic: design apelativo
Antes do mais, falemos do design. A Renault acertou definitivamente na linha a seguir e tem vindo a desenvolver automóveis cada vez mais apelativos. O Scenic apresenta traços de personalidade e potência, não deixando de ser um verdadeiro carro de família.
As suas linhas elegantes são o casulo para um espaço interior surpreendente, graças à plataforma elétrica dedicada, às rodas recuadas nos quatro cantos, à longa distância entre eixos de 2,78 metros, ao piso plano e à bateria compacta.
Todos estes pormenores técnicos consubstanciam-se num automóvel de grande conforto, com uma generosa bagageira de 545 litros e um excelente espaço para os joelhos dos passageiros nos lugares traseiros.
Para fruir a viagem de uma forma ainda mais agradável, o novo Renault Scenic oferece um inovador teto panorâmico em vidro, que incorpora a tecnologia Solarbay, permitindo uma maior ou menor opacidade do tejadilho.
Fale com a Google
E por falar em tecnologia o Scenic E-Tech 100% elétrico apresenta um painel digital com evidentes semelhanças com o do Renault Espace, com sistema multimédia OpenR Link, com as necessárias aplicações Google. Aliás, é um bom exercício ir interagindo com o assistente virtual da Google, que já reconhece com facilidade algumas dezenas de comandos por voz.
Destaque ainda para a assinatura sonora do Scenic. Para se diferenciar da monótona cacofonia da mobilidade elétrica, a Renault recorreu a Jean Michel Jarre (pioneiro da música eletrónica e criador de sucessos globais como Rendez-Vous ou Oxigéne) para conceber uma linguagem musical distinta e inconfundível. Quando o Scenic passa, ouve-se música.
Performance à altura
Não obstante ter sido pensado como um automóvel para toda a família, o Renault Scenic não deixa a sua performance por mãos alheias.
Um grupo propulsor 100% elétrico, com uma autonomia WLTP de até 625 quilómetros e um carregamento rápido até 150W, são garantia de uma condução não só agradável, mas também estimulante.
E como foi possível comprovar, a autonomia deste automóvel é muito fiável, assim como o consumo: no teste realizado, entre estrada e circuito citadino, conseguiu uns excelentes 18kWh por 100 km.
Curiosidades do novo Scenic
- 54% das peças do Scenic E-Tech 100% elétrico (333 em 613) são fabricadas por fornecedores franceses
- 24% dos seus materiais estão em conformidade com os princípios da economia circular 90% da sua massa – incluindo a bateria – pode ser reciclada em instalações industriais
- Não tem nenhum elemento em pele de origem animal, nem utiliza terras raras no motor elétrico
- Pesa apenas 1,85 toneladas para uma autonomia de até 625 km
Preços em Portugal
O Scenic E-Tech 100% elétrico está disponível para encomenda, em Portugal, entre os 40.690€ (modelo Evolution de 170cv) e os 52.650€ (modelo Iconic de 220cv).
Quanto a este último refira-se que é o primeiro automóvel elétrico da gama Renault a incluir o acabamento Esprit Alpine, que lhe confere um toque desportivo e estimulante.
As encomendas já estão em curso, prevendo-se que chegue aos concessionários nacionais em meados de junho deste ano.