Há quem veja o novo Renault Symbioz como um modelo algo redundante na oferta da marca francesa. Não é, como rapidamente se percebe logo que se entra no seu generoso habitáculo e se colocam as mãos no volante.
Foi nas estradas de Valência que o Ekonomista tomou contacto com o Symbioz, mais um capítulo da Renaulution, o plano estratégico que desde 2021 comanda os destinos da Renault, com uma aposta fortíssima na eletrificação, mas sem deixar cair por completo outras motorizações.
Apelidado de “automóvel para viver”, é de facto um familiar destinado ao sucesso. Posicionado entre os modelos Captur e Austral, tem 4,41 metros de comprimento e 1,79 metros de largura, o que lhe permite acomodar cinco adultos sem problemas de maior.
Tem ainda uma generosa bagageira, que a Renault reclama como sendo a que tem mais espaço na classe. Com o banco traseiro concebido para deslizar até 16 centímetros, o volume da carga pode variar consoantes as necessidades, de 492 litros a 624 litros, que podem ser “esticados” até aos 1582 litros com o banco traseiro rebatido, criando um compartimento de carga de 1,68 metros.
Mais familiar é difícil. Em qualquer uma das soluções cabe tudo, desde as mochilas da escola, passando pelas malas de viagem ou até uma bicicleta para os mais aventureiros.
Renault Symbioz: consumos amigos do orçamento
A juntar a tudo isto, estamos perante um automóvel com um peso surpreendente: o Symbioz pesa menos de 1500 quilos e tem apenas 1,57, características que contribuem para a excelente eficiência do motor E-Tech full hybrid 145, um grupo propulsor que oferece o conforto e o silencia da condução elétrica na cidade, sem a necessidade de carregar.
No ensaio que efetuamos, o consumo andou nos 5,8 l/100 km, não muito longe dos anunciados 4,7 l/100 km e uma autonomia total de até 1000 quilómetros. E note-se que o calor que se fazia sentir por terras espanholas obrigou a andar quase sempre com o ar condicionado a funcionar. Por isso, nada mau o resultado final.
Equipamento superior
Não é de admirar que o Renault Symbioz surja equipado com algumas das melhores propostas do seu segmento. Aliás, a marca francesa começa quase a fazer de algumas características inovadoras equipamentos de série, atitude que se saúda e que distingue a Renault no mercado.
O Symbioz, por exemplo, traz algumas features talvez impensáveis há relativamente pouco tempo num carro deste segmento:
- Teto panorâmico de vidro opacificante Solarbay;
- Sistema multimédia OpenR Link;
- Ecrã tátil vertical de 10,4 polegadas, de série, em todas as versões e de um painel de instrumentos digital de 10,3 polegadas;
- Serviços Google com o Google Maps, o Google Assistant e o catálogo Google Play (que dá acesso a mais de 50 aplicações):
- Ajudas à condução (ADAS) de última geração: Active Drive Assist para condução autónoma de Nível 2, condução híbrida preditiva e travagem automática de emergência na marcha-atrás;
- My Safety Switch: um botão para ativar ou desativar, simultaneamente, as definições preferidas dos cinco ADAS;
- Controlo de tração com Extended Grip e dois modos específicos, neve e todo-o-terreno;
- Amortecedores, transmissão e direção assistida calibrados para conforto e prazer de condução.
O Renault Symbioz não é um carro perfeito, mas é uma viatura com vida própria e isso pode fazer toda a diferença na intensa luta que se vai desenrolando no segmento C, o mais importante da Europa e que representa já 39% das vendas totais.
Possui as qualidades necessárias para agradar às famílias e às empresas que procuram um nível de eletrificação, mantendo os custos de utilização sob controlo, o que pode ser um trunfo inestimável.
Preços
O Renault Symbioz E-Tech full hybrid 145 já pode ser encomendado, estando as primeiras entregas aos clientes previstas para o último quadrimestre de 2024. Está, de momento, disponível em três níveis de equipamento: Techno, Esprit Alpine e Iconic.
Brevemente, a versão Evolution E-Tech full hybrid 145 irá juntar-se à gama, ao passo que, em 2025, está prevista a chegada de dois grupos propulsores mild hybrid.
Até à chegada da versão Evolution (a mais acessível da gama), o preço de entrada é de 34.500 euros na versão Techno. Os preços começam nos 36.500 euros para a versão Esprit Alpine, e nos 38.500 euros na versão Iconic.