O Renault Twingo nunca foi um carro consensual, principalmente pelo seu aspeto. No entanto, afirmou-se como um grande sucesso da marca francesa e faz parte do ambicioso projeto da Renault rumo à eletrificação total dos automóveis que produz.
O Twingo surgiu no mercado no ano em que começavam oficialmente, em Portugal, as obras da Expo 98 e uma nova era se começava a abrir para o país. Lá por fora, o Prémio Nobel da Paz é atribuído a Frederik de Klerk e a Nelson Mandela, o Papa João Paulo II visita Timor-Leste (então sob ocupação indonésia) e Bill Clinton toma posse como 42.º presidente dos Estados Unidos da América. Estamos em 1993.
A estreia deste automóvel aconteceu em 1992 (5 de outubro) no Salão Automóvel de Paris. O mundo via pela primeira vez o carro compacto, urbano, prático e económico, com design inovador e espaço otimizado.
A ideia do Renault Twingo foi dar resposta ao aumento da procura por automóveis pequenos, mas eficientes para a cidade. E, ao mesmo tempo, procurava chegar a uma clientela mais jovem e feminina.
Renault Twingo: um novo conceito
Ao apresentar o Twingo, no Salão Automóvel de Paris, a Renault surpreendeu o setor automóvel. O modelo que tinha tanto de cativante como de inesperado, traduzia o conceito idealizado por Yves Dubreil (diretor de projeto) e Jean-Pierre Ploué (designer). Esta dupla, segundo a marca francesa concebeu “um pequeno monovolume com cara de sapo”.
A primeira geração só tem uma versão, um motor, um preço e quatro cores disponíveis (azul ultramarino, amarelo indiano, vermelho coral e verde coentro). Uma verdadeira pedrada na palete de cores e nos tradicionais preto, branco e cinzento que dominavam as estradas.
O novo conceito traduz-se ainda no nome, que mais não é do que a contração dos nomes de “duas danças, o twist e o tango”. A este conceito associa-se um conjunto de sons memoráveis que pode descobrir na “linha do tempo” do Twingo e que traduzem, 30 anos depois, a sonoridade do modelo de 1993.
Com silhueta de monovolume, o pequeno citadino caraterizava-se por ter as quatro rodas colocadas bem nas extremidades da carroçaria e por revelar um espaço interior surpreendentemente maior do que os seus 3,43 m de comprimento.
Um automóvel feito para ser vivido
O Renault Twingo tinha três portas e, para tornar o modelo interessante junto da população mais jovem, a marca disponibilizava, em opção, o tejadilho em lona ou em vidro. O ar condicionado era um opcional.
O habitáculo apresentava tablier colocado em posição baixa, de linhas retas, e de uma simplicidade que cativava quem nele viajava. Tudo estava à mão para ser utilizado de forma prática e eficiente.
Confortável, era muito fácil de conduzir. Os bancos da frente deitavam as costas e a possibilidade do banco traseiro poder deslizar e rebater na totalidade criava espaço para duas pessoas poderem ficar deitadas. Uma novidade à época.
O Twingo nos anos 90 marcou, definitivamente, o panorama automóvel ao ser reconhecido pela reconhecida secção frontal, com os faróis redondos a lembrar os de um sapo.
Marcantes também foram as cores vivas e alegres e o lançamento de edições especiais que a marca francesa associou à moda, como o Renault Twingo Kenzo e Benetton, ou os Twingo Perrier e Twingo Elite. O sucesso da primeira geração registou a comercialização de 2.444.455 exemplares Twingo. Um sucesso.
30 anos: datas que marcam um percurso
Nos 30 anos de produção do Twingo encontramos apenas 3 gerações, mas alguns momentos marcam a realização de atualizações ou facelift, que foram dotando o citadino de melhorias ao nível do design, tecnologia e segurança.
Estas atualizações ou facelift sugiram sempre que a marca francesa sentiu que o modelo perdia pujança nas vendas. Os três grandes momentos são:
- 1993-2007 – Este período pode considerar-se a primeira geração do Twingo. Apresentava um design que se tornou icónico no seio da marca francesa e, igualmente, inovador à época em que o modelo foi lançado, apresentando linhas arredondadas.
- 2007-2014 – Este pode considerar-se o período da segunda geração do Twingo. O modelo lançado em 2007 caraterizava-se pelo design mais moderno e sofisticado, ao apresentar linhas mais angulares e possibilidade de personalização extensa por parte do proprietário.
- 2014 até ao presente – Lançada em 2014 a terceira geração está em produção até aos dias de hoje. Desenvolvida numa parceria que junta Renault e Daimler, a atual geração, partilha a plataforma como o “gémeo” Smart Forfour. Se comparada com as anteriores gerações a atual apresenta como principal caraterística um design angular, moderno, e o facto do motor estar colocado na seção traseira do automóvel.
Atual geração Twingo é um sucesso
A atual geração do Twingo surgiu quando o modelo comemorou os 20 anos de produção. A segunda geração manteve-se em comercialização por 14 anos e foi decisiva para o sucesso da geração que atualmente propõe motorizações a gasolina e elétricas.
A terceira geração já se projeta no novo Twingo elétrico, uma proposta urbana que continua a privilegiar design jovem e elegante, com equipamento tecnológico de última geração.
Detalhes que tornam a atual geração do citadino um ícone no seio da Renault são, por exemplo:
- A fantástica brecagem do modelo, que por ter motor traseiro liberta o eixo dianteiro, permitindo que as rodas virem a 45 graus, o que facilita, entre outras, as manobras de estacionamento;
- Design expressivo, com a frente a recuperar o código de linguagem da marca com o logótipo bem destacado;
- Possibilidade do proprietário personalizar a viatura a seu gosto, a partir das múltiplas opções que a marca francesa disponibiliza;
- Habitáculo espaçoso para quatro passageiros; ótima posição de condução; bancos da frente com apoios de cabeça integrados;
- Instrumentação de fácil leitura; boa ergonomia dos comandos e insonorização do habitáculo;
- Qualidade de montagem. Embora proliferem materiais plásticos estes são agradáveis ao toque e os apontamentos em pele e alumínio reforçam o aspeto acolhedor do habitáculo;
- Versatilidade ao apresentar soluções de arrumação inteligentes e porta-luvas fechado;
- Preço de aquisição na ordem dos 15 mil euros; fiabilidade mecânica e economia de combustível.
O Renault Twingo elétrico
Lançado oficialmente em 2020 o Twingo Elétrico – Twingo E-Tech 100% elétrico –, é a versão elétrica do popular modelo desenvolvido para ser uma opção de mobilidade compacta, sustentável e acessível. É o futuro no presente.
Disponível nas versões Techno (a partir de 27.020,00 euros) e Urban Night (a partir de 27.920,00 euros), está equipado com bateria de íon-lítio, e oferece uma autonomia estimada de cerca de 270 km.
Principais caraterísticas:
- Design compacto: O Twingo elétrico é um veículo urbano compacto, ideal para a cidade. Possui um design moderno e atraente, com proporções equilibradas.
- Tecnologia e conectividade: o modelo está equipado com recursos tecnológicos, como sistema multimédia com ecrã sensível ao toque, compatibilidade com smartphone, integração com aplicativos e recursos de conectividade.
- Condução: a versão elétrica é ágil e fácil de manobrar. O modelo foi projetado para facilitar a condução em ambientes urbanos e oferecer uma experiência de condução ágil e divertida.
- Motor elétrico: alimentado por um motor elétrico que proporciona condução suave e silenciosa, disponibiliza potência máxima de 60 kW (equivalente a cerca de 82 cv e binário de 160 Nm).
- Bateria: o Twingo Elétrico possui uma bateria de íon-lítio com capacidade de armazenamento de energia de 22 kWh. Oferece uma autonomia estimada de até 270 km, dependendo das condições e do estilo de condução.
- Carregamento: O automóvel pode ser carregado em diferentes modos. É compatível com estações de carregamento rápido, permitindo recarregar até 80% da bateria em cerca de 30 minutos. Numa tomada doméstica, o tempo de carregamento varia entre 8 e 13 horas, dependendo da potência disponível.
Os showcars design Twingo
Celebrar os 30 anos do Renault Twingo é também dar largas à imaginação. Neste capítulo inserem-se, como sugere a marca as versões:
- Twingo Gangsta crew – inspirado na cultura west coast e no hip hop, como refere a marca. É um modelo modernizado para ser 100% elétrico e uma “tendência automóvel diferenciada dos anos 90’, os lowriders californianos”;
- Twingo Top model – Um regresso às passarelas de moda dos anos 90 com um modelo igualmente modernizado para ser 100% elétrico.
- Twingo Y2K – Este modelo é inspirado na cultura boysbands tão popular nos anos 90 e 2000, sendo que incorpora o ADN do tuning. Também este Twingo é 100% elétrico, e resulta de uma parceria da Renault com a R-FIT.
Renault convida a reinventar o Twingo
Por ocasião da comemoração dos 30 anos do Twingo a marca francesa convida, no seu sítio na Internet, o grande público a reinventar o modelo. O mote é “«à vous d’inventer la vie qui va avec» (crie a vida que o acompanha), ou seja, cada um tem a sua própria visão e interpretação do Twingo”.
É assim que a marca convida à reinvenção do popular modelo. Fazendo uso da IA generativa e com ferramentas como “Midjourney, Stable Diffusion e Dall E” o desafio é gerar/criar o Twingo dos seus “sonhos”.
De salientar que as ferramentas digitais sugeridas geram imagens de forma personalizada a partir de palavras-chave. Experimente.