O Renault Twingo E-Tech é, atualmente, uma das propostas elétricas mais acessíveis do mercado nacional.
Mantendo o ar irreverente, tão caraterístico dos mais jovens, o Twingo segue a filosofia do modelo a combustão, mas propondo motorização elétrica, apoiada numa bateria de 22,0 kWh, que permite uma autonomia de 270 km, em ciclo urbano WLTP.
É com este valor que o citadino francês quer reclamar o título de “rei” da cidade.
Aventura Twingo começou há 31 anos
A aventura Twingo, no seio da Renault, começou em 1992, a partir de um projeto com direção Patrick Le Quément, designer-chefe da marca francesa.
A primeira geração prolongou-se até 2007, conhecendo alguns facelift e atualizações de equipamento que foram deixando o modelo cada vez mais apetecível.
A segunda geração tem período comercial balizado entre os anos 2007 e 2014 e a 3.ª geração surgiu em 2014 e mantém-se até ao presente. Desde início que o modelo conquistou pela irreverência, agilidade, economia e versatilidade.
Volvidos 31 anos sobre a primeira geração – o Twingo vai atualmente na 3.º geração – o modelo soube adaptar-se às exigências do mercado e conquistou mais de 4 milhões de entusiastas em todo o mundo.
O Renault Twingo E-Tech mantém o ADN das anteriores gerações. Se exteriormente só o lettering identificativo do modelo 100% elétrico permite identificar o caráter deste citadino, já o interior destaca-se pela simplicidade, funcionalidade e jovialidade.
Mantém ainda assim uma robustez que faz inveja a muitos outros automóveis ao não evidenciar irritantes ruídos parasitas. Muito devido à construção cuidada e à utilização de materiais de qualidade, que ajudam a criar um acolhedor ambiente a bordo do compacto modelo francês.
Estão disponíveis diversos locais para arrumação de pequenos objetos e sistema de infoentretenimento muito completo e fácil de utilizar.
Espaço q.b., autonomia e tempos de carregamento
O espaço a bordo do Twingo E-Tech é q.b. Como citadino assume-se compacto, mas transporta até quatro passageiros com conforto. A bagageira disponibiliza 188 litros, que podem ser ampliados até 219 litros.
O pequeno Twingo E-Tech tem, em cidade, uma autonomia de 270 km, em ciclo urbano WLTP e 190 km em ciclo completo WLTP.
A marca francesa lembra que a autonomia real do “veículo depende da velocidade, do estilo de condução, da topografia e das condições climatéricas e pode ser superior à da homologação efetuada de acordo com o protocolo WLTP”. A bateria é de 22 kWh.
Os tempos de carregamento (0-80% – 158 km) oscilam entre 1h00, se se utilizar uma Wallbox (22kW AC (3x32A)), 3h30 se se utilizar um posto de carregamento público (7,4kW AC (32A), 6h45 com tomada Green-up (3,7kW AC (16A)) e 12h00, em tomada doméstica (2,3kW AC (10A)).
Durante a condução o utilizador pode gerir o consumo fazendo uso do:
- Económetro – procede à gestão do consumo de energia em tempo real. Diretamente exibido no painel de instrumentos, o económetro permite controlar rapidamente, e em qualquer momento, se o utilizador está a gastar ou a recuperar energia e otimizar a gestão da autonomia ao longo de toda a viagem;
- Modo Eco – Premindo o botão ECO na consola central o Twingo E-Tech elétrico, pode aumentar a autonomia em até 225 km devido à limitação da aceleração e da velocidade máxima;
- Modo B – Com o «Modo B», o condutor pode escolher de entre 3 níveis de travagem recuperativa que se ativam assim que solta o pedal do acelerador. Na cidade, deve optar-se pelo nível de travagem mais acentuado: assim que se levanta o pé do pedal do acelerador, o Twingo E-Tech elétrico desacelera de forma sustentada e recupera energia; em autoestrada, graças ao nível de travagem mais gradual, o utilizador deve deixar que o veículo ganhe velocidade dando liberdade à aceleração.
Renault Twingo E-Tech: versões e preços
Através dos serviços conectados Renault Easy Connect, o utilizador pode verificar o nível da bateria, planificar o carregamento durante o horário económico e definir as etapas do itinerário, incluindo as paragens nos postos de carregamento.
Para ter acesso à informação deve iniciar-se sessão no MY Renault. A partir do aplicativo, o utilizador pode gerir “facilmente o seu dia-a-dia 100% elétrico” resume a Renault.
O citadino Renault Twingo E-Tech, que presentemente é uma das 7 propostas 100% elétricas da marca francesa, está disponível em duas versões de equipamento: Techno, a partir de 27.020,00 euros e Urban Night, com preço a partir de 29.920,00 euros, que pode conhecer aqui.