Share the post "Novo Renault Twingo elétrico: ícone citadino regressa às origens"
Em meados de 1992, as estradas começaram a ver circular algo meio estranho para a época. O ar era diferente de quase tudo que se via então, os faróis e toda a zona frontal faziam lembrar um sapo, o design da traseira era, no mínimo, incomum. Falamos da aparição do Renault Twingo, carro que marcou uma época. E, como vamos ver, vai continuar a marcar.
Disponível numa variada paleta de cores claras e alegres, o Twingo, na sua versão inicial, possuía apenas como opcional o ar condicionado e o teto panorâmico.
Outra característica marcante eram os bancos traseiros, que rebatiam e deitavam, o que juntamente com os da frente, tornavam-no numa cama. O motor era o confiável 1237 c.c. (1.2 litros-4 cil.) e 55cv.
Foi um sucesso absoluto. Mas o tempo não foi simpático com o Twingo, que sofreu uma série de faceliftings (alguns pouco conseguidos), até chegar à última geração, comercializada sem a identidade própria que sempre fez questão de afirmar. Mas isso vai acabar, porque estão novidades a caminho.
Renault Twingo: renascer do espírito original
A Renault vai apresentar o protótipo do novo Twingo E-Tech elétrico no Salão do Automóvel de Paris de 2024, que decorre entre 14 e 20 de outubro. O novo Twingo E-Tech elétrico reaviva o espírito do modelo original com o seu design vibrante e funcional, marcando o conceito de “voitures à vivre” da Renault e do seu projeto Renaulution.
O Twingo E-Tech elétrico, mostrado num pre-show em Paris, é ainda um protótipo e espera-se que chegue ao mercado em 2026. No entanto, daquilo que foi possível ver, cerca de 90% das soluções encontradas para o design exterior da viatura estarão na versão final.
Este automóvel mantém o foco na condução urbana, oferecendo um carro compacto, ágil e elétrico, com cinco portas e, eventualmente, um teto de vidro fixo que proporciona uma atmosfera luminosa ao interior.
Linhas modernas e… clássicas
As linhas modernas e detalhes que remetem ao modelo original, como os faróis circulares, conferem-lhe um aspeto high-tech e alegre. As luzes traseiras, destacadas em LED, e a emblemática assinatura Twingo na traseira, reforçam essa identidade.
As icónicas maçanetas em cada uma das portas laterais provêm diretamente do modelo de 1992 e agora incluem uma borda redonda que se ilumina. Também ainda não é certo que fiquem assim na versão final, mas nada está excluído ainda.
Outra curiosidade são as três pequenas aberturas no capô. Não estão lá para permitir a entrada de ar no motor (estamos a falar de um carro elétrico urbano que não precisa delas). São uma homenagem ao legado do carro e quem teve um Twingo sabe do que falamos.
Como já foi referido, este protótipo antecipa a quarta geração do Twingo, prevista para 2026, que pretende tornar a mobilidade elétrica acessível a mais pessoas, com um preço estimado inicial inferior a 20.000 euros.