Em meados de 1992, as estradas começaram a ver circular algo meio estranho para a época. O ar era diferente de quase tudo que se via então, os faróis e toda a zona frontal faziam lembrar um sapo, o design da traseira era, no mínimo, incomum. Falamos da aparição do Renault Twingo, carro que marcou uma época. E, como vamos ver, vai continuar a marcar.
Disponível numa variada paleta de cores claras e alegres, o Twingo, na sua versão inicial, possuía apenas como opcional o ar condicionado e o teto panorâmico.
Outra característica marcante eram os bancos traseiros, que rebatiam e deitavam, o que juntamente com os da frente, tornavam-no numa cama. O motor era o confiável 1237 c.c. (1.2 litros-4 cil.) e 55cv.
Foi um sucesso absoluto. Mas o tempo não foi simpático com o Twingo, que sofreu uma série de faceliftings (alguns pouco conseguidos), até chegar à última geração, comercializada sem a identidade própria que sempre fez questão de afirmar. Mas isso vai acabar, porque estão novidades a caminho.
Renault Twingo: renascer do espírito original
Depois de ter revelado o protótipo no Salão de Paris, em outubro do ano passado, a Renault revela agora o interior do Twingo E-Tech elétrico, no Salão de Bruxelas.
Fiel ao espírito da primeira geração, com a sua configuração espaçosa e funcional, o interior revisita os elementos emblemáticos do primeiro Twingo. Este novo modelo estará à venda em meados de 2026.
Moderno e funcional
O painel de bordo do protótipo do Renault Twingo E-Tech elétrico é cilíndrico e suspenso e, simultaneamente, atraente e funcional. Trata-se de um automóvel eminentemente moderno, com um painel de instrumentos digital de 7 polegadas e um ecrã multimédia central de 10,1 polegadas.
Para além de proporcionarem conetividade, estes elementos dão um toque criativo e dinâmico à experiência a bordo, graças ao seu grafismo original. Ao lado dos três botões do ar condicionado, o botão vermelho do pisca-pisca destaca-se visualmente, evocando as memórias do primeiro Twingo.
Todos os aspetos do interior foram concebidos para facilitar a vida a bordo: o layout fluido inclui zonas de arrumação facilmente acessíveis, com espaços sob o painel de instrumentos para malas e objetos do dia a dia, e um espaço plano sob o cilindro que cobre toda a largura do habitáculo.
Uma superfície que permite aos passageiros manter um livro, o telemóvel ou mesmo os óculos de sol facilmente acessíveis.
Estofos “clássicos”
Os estofos originais do protótipo Twingo E-Tech elétrico são inspirados nos padrões coloridos do modelo da primeira geração. Combinam com a cor exterior da carroçaria, com toques subtis nos painéis das portas dianteiras e no painel de instrumentos virado para o passageiro.
Dado que os show car são uma oportunidade para explorar e testar novas ideias, o chão deste automóvel é feito de cortiça tingida, um material que é, simultaneamente, resistente e durável.
O ADN do Twingo está enraizado na sua capacidade de se adaptar facilmente às necessidades quotidianas. Reflexo disso, o banco traseiro do protótipo Twingo E-Tech elétrico desliza e dobra-se em duas secções 50/50, adaptando-se assim a todas as situações.
Quer o objetivo seja maximizar o espaço para as pernas, transportar objetos volumosos ou aumentar o espaço da bagageira, este automóvel foi concebido para oferecer um funcionamento intuitivo e uma ótima flexibilidade, tendo ainda cinco portas para garantir um acesso fácil aos ocupantes.
Com um generoso teto em vidro arredondado, o habitáculo do protótipo Twingo E-Tech elétrico é inundado de luz natural, proporcionando uma maior sensação de espaço.
Atrativo e prático
O interior deste Twingo foi concebido para ser atrativo, prático e inteligente em todos os aspetos, criando uma experiência de que todos os passageiros podem desfrutar.
Exemplos disso são o apoio de cabeça dianteiro com uma área magnética para os passageiros traseiros fixarem os seus telemóveis, ou uma tira elástica que funciona como um bolso para mapas e para manter uma garrafa de água à mão.
O botão de regulação das costas do banco é inspirado nas rodas de um skate, uma alusão ao ambiente urbano do Twingo.
Linhas modernas e… clássicas
No exterior, as linhas modernas do Twingo E-tech elétrico remetem ao modelo original, como os faróis circulares a conferirem um aspeto high-tech e alegre. As luzes traseiras, destacadas em LED, e a emblemática assinatura na traseira, reforçam essa identidade.
As icónicas maçanetas em cada uma das portas laterais provêm diretamente do modelo de 1992 e agora incluem uma borda redonda que se ilumina. Também ainda não é certo que fiquem assim na versão final, mas nada está excluído ainda.
Outra curiosidade são as três pequenas aberturas no capô. Não estão lá para permitir a entrada de ar no motor (estamos a falar de um carro elétrico urbano que não precisa delas). São uma homenagem ao legado do carro e quem teve um Twingo sabe do que falamos.
Como já foi referido, este protótipo antecipa a quarta geração do Twingo, prevista para 2026, que pretende tornar a mobilidade elétrica acessível a mais pessoas, com um preço estimado inicial inferior a 20.000 euros.