Colocando em comparação a Renault vs Peugeot, fomos procurar saber qual delas é a melhor marca. As duas são fabricantes de automóveis com mais de uma centena de anos e conseguiram desde sempre reunir a mesmas receitas na construção de automóveis de categoria generalista até aos dias de hoje.
Ambas as marcas são conhecidas por uma vasta gama de modelos práticos que serviram durante gerações as necessidades básicas, mas também as mais rebuscadas na condução. Desta forma, fomos tentar perceber as diferenças e catalogá-las em função de entender se uma delas é de facto melhor que a outra.
Fique a conhecer a história da Renault e da Peugeot, as suas parecenças, diferenças e quais os seus modelos mais emblemáticos.
Renault vs Peugeot: qual a melhor marca?
Renault
O grupo Renault S.A foi fundado exatamente a 25 de Fevereiro de 1899 pelo francês Louis Renault, em conjunto com os seus irmãos Fernand e Marcel e os amigos Thomas Evert e Julian Wyer.
Pioneiros na indústria automóvel, estes introduziram na sua empresa o taylorismo como a forma de organização do trabalho, tendo sido esta uma empresa francesa que inicialmente já produzia os seus próprios automóveis, carrinhas, autocarros e camiões.
Interessados em atrair a atenção dos condutores para os seus carros, os irmãos pensaram integrar os seus modelos em competições automobilísticas, por fim a ganharem também alguma publicidade para a Renault.
Em França, o reconhecimento acabara por ser rápido e a marca alcançou o sucesso pretendido. Louis e o irmão Marcel competiam também com modelos da sua empresa. Contudo, Marcel teve um acidente fatal durante uma corrida entre Paris e Madrid, no ano de 1903.
Após o fatídico acidente, Louis decidiu não competir mais, mas a empresa manteve-se envolvida nas corridas. Afinal, a Renault acabara por destacar-se das demais marcas automobilísticas tendo sido a marca vencedora do primeiro Grand Prix da história, em 1906.
Com a morte de Fernand, em 1909, Louis acabou por tomar posse total da empresa que os três outrora fundaram. Entre 1914 e 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, a Renault foi responsável pelo fabrico de munições, aviões militares e veículos.
Após a guerra, a Renault tornou-se a marca líder na construção de automóveis em França. Porém, durante a Segunda Guerra Mundial, as tropas vindas da Alemanha invadiram grande parte do território francês e tomaram posse das fábricas da Renault. As mesmas foram utilizadas, com a ajuda da Daimler-Benz, para produzirem veículos militares para a Alemanha Nazi.
Depois da derrota alemã, Louis Renault foi preso, alegando-se que mantinha relações comerciais com inimigos. Louis acabaria por morrer na prisão, antes de preparar a sua defesa. Os seus ativos industriais foram confiscados pelo governo sendo que as suas fábricas tornaram-se parte do estado. Assim sendo, a marca passou a ser chamada Régie Nationale des Usines Renault.
Apenas em 1996, a empresa passou novamente a ser privada, sendo que em 2001 vendeu à Volvo uma subdivisão de veículos industriais, a Renault Véhicules Industriels.
É de realçar que a Renault ganhou muitos prémios internacionais. Conquistou o prémio de Carro do Ano da Europa 6 vezes e viu o título de Carro do Ano espanhol ser conquistado por 9 vezes, entre outros.
Peugeot
Fundada em 1896, a Peugeot vem de uma família composta por um grupo de personalidades autodidatas, sendo que a origem dos seus negócios remontam ao século XVIII.
Desta forma, a Peugeot é considerada como uma das marcas ativas mais antigas no mundo automóvel, contando com mais de 120 anos de existência. Ao mesmo tempo, gaba-se de ser igualmente uma marca detentora de um currículo e percurso por vários tipos de industria que não só a automóvel.
Primeiramente, em 1842, ingressaram no ramo alimentar, com o desenvolvimento de panelas, talheres e os melhores moinhos para especiarias alimentares. Posteriormente, começaram a produzir armações e corpetes para vestidos e guarda-chuvas.
Não ficando por aqui, em 1882, a família começou por fabricar bicicletas e só mais tarde, em 1889, produzir o seu primeiro automóvel. Deste foram produzidas apenas 4 unidades e destacava-se por ter apenas 3 rodas.
Também a Peugeot foi adepta das corridas automóveis, tendo marcado presença na primeira competição automóvel do mundo, entre Paris e Ruão, a 22 de julho de 1894.
No ano seguinte, a Peugeot participou na corrida entre Paris e Bordéus. A data ficou marcada pela utilização de carros com rodas emborrachadas, resultantes de uma parceria com a fabricante Michelin.
Entre as conquistas da marca, vale a pena realçar os seus muitos prémios alcançados num passado recente, com um palmarés rico e digno de ser mencionado. A marca do leão ganhou 5 vezes o Campeonato Mundial de Rali, 2 vezes o Campeonato Mundial de Resistência e 2 vezes o Intercontinental Le Mans Cup.
Conquistou ainda por 5 vezes o título de Carro do Ano da Europa, 9 vezes o prémio de Carro do Ano espanhol, italiano e irlandês.
O modelo Peugeot 206 foi o maior sucesso de vendas da marca, tornando-se um dos carros mais vendidos da história. Mas outro exemplos de destaque fizeram com que a marca fosse pioneira em alguns aspetos na indústria automóvel, como a produção do primeiro carro descapotável com articulação metálica – o Peugeot 402 L Eclipe, lançado em 1937.
A Peugeot segue uma política muito interessante sobre o lançamento de veículos experimentais. De facto, é detentora de um recorde pessoal de já ter lançado um número considerável de protótipos, por forma a perspetivar e esboçar um futuro audaz para a marca.
Em 1974, a Peugeot S.A. acabou por comprar 38,2% da Citroën e, em 1976, aumentou essa percentagem para 89,95%, criando desta forma o Grupo PSA, também conhecido por Grupo PSA Peugeot Citroën.
Em consideração a outros prémios relevantes, a Peugeot conquistou o título de Carro do Ano europeu em 1969, 1988, 2002, 2014 e 2017, respetivamente, com os modelos Peugeot 504, Peugeot 405, Peugeot 307, Peugeot 308 e Peugeot 3008.
Renault vs Peugeot: pontos comuns
O termo de comparação entre Renault vs Peugeot não surge sob forma linear através de uma disputa por forma a obter vencedores e vencidos. Em parte, ambas as marcas disputam um segmento de mercado bastante comparativo e ambas sabem que a luta pelo público alvo é bastante homogéneo em termos de desafio.
Ambas se denominam como construtoras generalistas, por forma a lançar automóveis com um ciclo de vida semelhante, assim como a tipologia e o número de gamas disponíveis para venda.
Em termos de aspeto e design, a situação pode ficar mais complicada. Há muitos condutores que consideram que as marcas apresentam muitas semelhanças neste campo.
Porém, a Peugeot tem dado continuidade a uma receita denominada de “Motion & Emotion”, já aplicada em duas gerações de veículos lançados. Esta tem sido uma boa fase em termos de vendas para a marca do leão, pelo seu design mais audaz, agressivo com base de uma arquitetura e estética que se assemelha a um felino.
Por sua vez, a Renault continua a ser a marca que mais tem vendido automóveis em Portugal, graças ao incontornável Renault Clio – arquirrival número 1 do Peugeot 208 Com algumas semelhanças e com o parecer de estarem em sintonia em alguns rankings e estudos de mercado, estas duas marcas estão entre as preferências de muitos consumidores.