Catarina Gonçalves
Catarina Gonçalves
16 Out, 2024 - 20:00

7 passos para renegociar contratos e créditos e conseguir poupar

Catarina Gonçalves

Conheça algumas estratégias para que possa renegociar contratos e créditos, o que pode dar muito jeito numa altura de maior dificuldade.

Renegociar contratos e créditos

A palavra crise vem do grego krisis e pode ser traduzida como um “momento de decisão”, “de mudança súbita” e de escolhas. E quando as nossas finanças pessoais começam a entrar em crise, renegociar contratos e créditos é um dos caminhos a empreender.

Por isso, deixamos-lhe algumas dicas e estratégias que podem ser úteis para renegociar não só os seus contratos de telecomunicações, eletricidade e gás , como também os seus créditos.

Neste momento, renegociar contratos e créditos e cortar nas gorduras do orçamento familiar pode ser decisivo para o seu ano financeiro. Ou seja, cortar naquelas despesas que podem estar a mais, como serviços que paga e não utiliza.

Como renegociar contratos e créditos?

Saiba como aproveitar bem outras oportunidades que possam surgir à sua volta, quer sejam melhores ofertas, descontos ou promoções.

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Conheça bem os seus contratos e créditos

Para saber como pode renegociar contratos e créditos, o primeiro passo é conhecer bem quais são os seus e quanto pesam no seu orçamento. Para isso, tenha à mão lápis e papel e comece por fazer uma lista dessas despesas.

Aponte todos os créditos que tem ativos como o crédito habitação, crédito automóvel ou cartões de crédito. Faça o mesmo para os contratos que tem para telecomunicações, luz e gás.

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Faça contas a quanto quer ou precisa reduzir

Depois de ter identificado e mapeado estas despesas, está na altura de fazer contas. Como? Some o valor mensal dessas despesas e divida-o pelo seu rendimento mensal.

Esta conta dar-lhe-à uma ideia da percentagem que estas despesas representam no seu orçamento, ou seja, a sua taxa de esforço. A partir deste valor pode estabelecer uma meta para reduzir essa taxa, que, no caso dos créditos, não deve ultrapassar os 30%.

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Tome a iniciativa

Agora que já sabe qual é o seu alvo e onde quer cortar custos, é tempo de tomar a iniciativa e contactar o banco ou operadores com os quais tem contratos de prestação de serviços.

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Avalie as alternativas

Após ou enquanto sonda o seu banco ou prestador de serviços não perde nada em procurar outras alternativas. Pode até utilizá-las como argumento quando abordar as entidades de quem já é cliente.

O objetivo dessas pesquisas é conhecer não só os preços de outros serviços de telecomunicações, eletricidade ou gás, bem como novos pacotes e ofertas mais baratos, ou até mesmo promoções e descontos para novas adesões, por exemplo.

Assim, terá sempre uma referência realista para negociar e sabe exatamente até onde pode ir.

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Leia e compreenda bem todas as propostas

Depois da abordagem que fizer, quer ao seu banco ou operador atual, quer à concorrência, está na altura de analisar todas as propostas em cima da mesa. Nesse momento deve munir-se de toda a informação e lê-la com muita calma e atenção.

No caso dos bancos, sempre que houver a simulação de um crédito, deve ser disponibilizada ao cliente a FIN – Ficha de Informação Normalizada. É neste documento que se encontram todas as condições do empréstimo, desde as taxas de juros, às comissões e outros encargos.

Questione sempre o banco ou operador de serviços em causa, no caso de ter alguma dúvida.

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Renegoceie os contratos de prestação de serviços

Feita a pesquisa de mercado e reunida toda a informação, estará nas melhores condições para negociar.

É então altura de voltar a contactar o seu operador de telecomunicações ou de energia para chegar a um compromisso que lhe seja mais vantajoso. Se encontrou melhores condições num concorrente e o seu operador atual não está disposto a oferecer o mesmo, então pode optar por mudar.

Pode ainda chegar à conclusão de que afinal não precisa de tudo aquilo que contratou inicialmente e que está na hora de rever as condições de modo a pagar só pelos serviços que efetivamente utiliza, isto no caso das telecomunicações.

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Renegoceie os créditos

Já no que diz respeito aos créditos, tomar uma decisão pode ser mais difícil. Neste caso não basta considerar apenas o valor da prestação mensal, mas também das comissões e outros custos que poderá ter que suportar.

Um fator que pode ajudar nesta tarefa é prestar muita atenção ao MTIC – Montante Total Imputado ao Consumidor. Este montante corresponde ao valor global que pagará durante todo o período do empréstimo, incluindo juros, comissões, impostos e outros encargos. Deve assim avaliar bem o MTIC, para perceber se a mudança de facto pode compensar.

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Estratégias para renegociar créditos

Renegociar o spread e outros encargos

Há outros aspetos que podem ser negociados com o seu banco, como a redução do spread do crédito habitação e de outras despesas que lhe estejam associadas, em particular aquelas que envolvem o Seguro de Vida. Pode também ponderar transferir o crédito para outro banco se as condições forem mais favoráveis.

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Equacione consolidar créditos

Outra possibilidade que pode ser interessante equacionar, especialmente se tiver mais do que um crédito de curto prazo, é a consolidação de créditos.

Consolidar significa juntar todos os seus diferentes créditos num só e com uma única prestação.

Se tiver um crédito habitação, ao consolidar vai poder “estender” o período de pagamento dos seus créditos de curto prazo devido a esse crédito de maior duração.

Estratégias para renegociar contratos

No caso dos serviços pode também ser mais fácil renegociar contratos nesta altura em que essas empresas tentam ser mais flexíveis e adaptar-se à nova realidade. Para aproveitar promoções, descontos ou mesmo alterar o seu pacote de serviços, nada melhor que comprar preços.

Por exemplo, no caso da energia, pode obter uma comparação rápida dos preços praticados pelos diferentes operadores através do site da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

E como fazer com o período de fidelização?

Em muitos casos existe um período de fidelização durante o qual o cliente se compromete a pagar uma determinada mensalidade. No entanto, podem existir oportunidades como descontos por determinado período, o que lhe pode render uma boa poupança durante esse tempo.

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