Respirar pelo nariz é importante para ajudar a manter uma vida equilibrada e saudável. Quando o ar é inspirado pelo nariz, torna-se húmido e quente, funcionando, assim, como um filtro, purificando e evitando que as impurezas cheguem ao organismo.
Já na respiração feita através da boca, este sistema de filtragem não ocorre.
Apesar de ser uma ação inconsciente e inerente ao ser humano, muitas pessoas desenvolvem hábitos respiratórios errados, que beneficiam a ocorrência de doenças e diminuem a qualidade de vida.
4 vantagens de respirar pelo nariz: comece a praticar ainda hoje
1. Tem um filtro anti-impurezas
Ao respirar pela boca o ar não é filtrado e o resultado é o ar chegar muito frio ou muito quente aos pulmões, podendo transportar consigo várias partículas de pó ou de micróbios.
Nos primeiros tempos, o facto de respirar pelo nariz pode não parecer muito natural, portanto, deve obrigar-se em vários momentos do seu dia a fazer a respiração através do canal nasal para que o seu organismo se habitue a todo este novo processo e que o passe a fazer de forma inconsciente.
2. Melhora a postura
Durante o processo de respiração pelo nariz, está a trabalhar os músculos abdominais, os músculos do peito, ombros e pescoço com a ajuda do diafragma. Todo este exercício é de extrema importância, não só para uma respiração mais saudável, como também para uma postura mais correta.
3. Reduz a probabilidade de ataques de ansiedade
A respiração rápida aumenta os níveis de ansiedade. Respirar pelo nariz é um processo naturalmente mais lento e, desta forma, pode ajudar no controlo de ansiedade e stress.
4. Faz a absorção do oxigênio necessário
A respiração feita pela boca com o movimento do tórax tem geralmente tendência a ser mais rápida e reduz significativamente o fornecimento de oxigênio ao corpo.
Para estabelecer a capacidade de respirar corretamente, basta que se concentre algumas vezes por dia para verificar se está a respirar pelo nariz ou pela boca e certificar-se que a sua barriga se move durante o processo.
Respirar melhor
O ciclo de uma respiração saudável é formado por uma inspiração profunda com duração de 2 a 3 segundos, seguido-se de uma expiração prolongada de 3 a 4 segundos de duração, com uma pausa final de 2 a 3 segundos. A respiração deve ter um ritmo constante e deve ser feita de um modo silencioso.
Sabe-se também que, do ponto de vista da respiração, o mais saudável é dormir de barriga para cima com duas almofadas apoiando o corpo: uma pequena debaixo da cabeça e outra de altura média colocada debaixo do quadril, para levantar a pélvis.
Veja também: