A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) ou Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é uma questão cada vez mais importante para as empresas envolvidas no comércio internacional ou com investimentos noutros países.
Fornecedores, clientes, acionistas e outros parceiros valorizam, cada vez mais, a adoção de práticas com um impacto positivo na sociedade e no ambiente.
Num contexto de internacionalização, a responsabilidade social corporativa terá de se materializar em todo o processo e cadeia de valor, incluindo transporte, logística ou apoio ao consumidor.
Responsabilidade social empresarial: o que está em causa?
O conceito de responsabilidade social empresarial abrange um conjunto de normas, definidas a nível internacional, em áreas tão diversas como as questões laborais ou a sustentabilidade.
No entanto, é dentro da própria empresa, em aspetos como a diversidade ou saúde e bem-estar dos trabalhadores, que estes princípios devem começar a ser adotados. A RSE ajuda a cativar e manter recursos humanos, a aumentar a produtividade e a fazer a diferença na comunidade.
As empresas socialmente responsáveis têm, assim, uma vantagem competitiva, que se traduz igualmente na captação de investimento e no estabelecimento de parcerias. A criação de uma boa reputação e uma maior capacidade de gestão de riscos são outras vantagens a ter em conta.
Garantir que as operações das empresas estão alinhadas com políticas governamentais, fortalecer a confiança entre as empresas e a sociedade, contribuir para melhorar o clima de investimento internacional e para o desenvolvimento sustentável são pontos de partida para a RSE.
Quer saber mais? Pode conhecer as diretrizes e normas que regem a Responsabilidade Social Empresarial neste artigo do site Portugal Exporta e perceber como implementar estas boas práticas na sua empresa.